Seja no asfalto, na terra, na lama ou na areia, um bom piloto deve estar preparado para enfrentar qualquer competição e corrida de moto. Esse universo radical está no DNA da Honda e realmente é para aqueles que são movidos pelo desafio. Acompanhe conteúdos especiais sobre os campeonatos nacionais e internacionais de motovelocidade e motocross como MotoGP, SuperBike e muito mais!
As 8 Horas de Suzuka, disputada na lendária pista japonesa, é considerada a mais importante competição do motociclismo para os japoneses; e pela 31ª vez em 46 edições, a Honda se sagrou vitoriosa tendo como pilotos a dupla formada pelo francês Johann Zarco (piloto da equipe LCR Honda na MotoGP) e pelo japonês Takumi Takahashi.
A conquista da dupla, por uma margem de 34s243 depois de 217 voltas, demonstrou a superioridade da Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP, pilotos e da equipe HRC. Trata-se da segunda vitória consecutiva do francês e sétima conquista de Takahashi, que é o maior vencedor das 8 Horas de Suzuka.
Além da óbvia dificuldade representada pela duração desta corrida, o que exige uma atenta estratégia nas paradas para reabastecimento, troca de pneus e manutenção, um difícil obstáculo a ser superado é a temperatura ambiente, uma vez que o mês de agosto representa o ápice do verão japonês: a temperatura na hora da largada, as 11h30 da manhã, superava os 30ºC. Além disso, Zarco e Takahashi tiveram que encarar a maratona em dupla, uma vez que o terceiro piloto da equipe, o espanhol Iker Lecuona, sofreu um acidente uma semana antes da corrida em Suzuka, e não pode ser substituído.
Mesmo com seus pilotos obrigados a encarar o maior desgaste, pilotando por mais turnos que seus adversários em trio, a equipe Honda – HRC liderou praticamente todas as voltas da competição, tendo como trunfo a eficiência da CBR 1000RR-R SP, que desde os treinos se mostrou a moto mais rápida, largando da pole position entre as 55 máquinas inscritas (das quais apenas 48 cruzaram a linha de chegada).
Abaixo, as declarações dos pilotos e dirigentes da Honda após a corrida:
Takumi Takahashi: “Estou feliz que tudo tenha corrido bem. Foi uma decisão de última hora competir com apenas dois pilotos, e eu sabia que seria difícil. Estou muito exausto. Perto do final, a condição do Johann parecia difícil, então me concentrei em fazer o meu melhor para entregar a moto em boas condições para ele. No meu último turno tentei abrir vantagem, mas preferi manter a diferença e entregar a moto em segurança. O Johann realmente se esforçou ao máximo. Sou muito grato a ele. A equipe e todos os outros trabalharam duro, e gostaria de agradecer a todos os fãs que nos apoiaram.”
Johann Zarco: “Estou cansado, assim como o Takumi. O controle da corrida foi bom, mas foi difícil me recuperar entre os turnos. Quando o safety car entrou no último turno do Takumi, ele conseguiu estender as voltas na pista para me dar mais tempo de recuperação. O safety car entrou pela segunda vez durante o meu turno, o que me permitiu recuperar gradualmente o ritmo. Após o anoitecer, consegui controlar a diferença e terminar a corrida apreciando a bela paisagem. O Takumi é um piloto forte, que lida bem com o calor e não demonstrou nenhum sinal de fadiga, o que acho que contribui para a força da equipe. Não quero correr com apenas dois pilotos no ano que vem. A Honda tem uma moto com baixo consumo de combustível, o que nos dá uma grande vantagem, e conseguimos terminar a corrida com sete pit stops. Gostaria de agradecer a todos da equipe.”
Teruaki Matsubara, HRC Team Manager: “Este foi um resultado excepcional e estou muito satisfeito. Primeiramente, gostaria de expressar minha sincera gratidão aos dois pilotos que fizeram um ótimo trabalho em condições tão adversas. Gostaria também de agradecer a todos da equipe que apoiaram os pilotos com tudo o que tinham. Eles realmente mostraram o que é trabalho em equipe. Mais uma vez, nossos pit stops foram os mais rápidos, o que fez uma grande diferença. Todos os nossos preparativos valeram a pena hoje. Não foi uma corrida fácil, mas no final, tudo correu perfeitamente. Foi uma experiência muito divertida e gratificante.”
Koji Watanabe, HRC President: “Gostaria de expressar minha sincera gratidão aos pilotos da Honda HRC, Takumi Takahashi e Johann Zarco, à equipe técnica e a todos os demais envolvidos pelo excelente trabalho em equipe que garantiu a vitória, apesar do calor extremo e da pressão de buscar o quarto título consecutivo. Takahashi estabeleceu um recorde incrível ao conquistar sua sétima vitória nas 8 Horas de Suzuka, quebrando seu recorde anterior de maior número de vitórias no evento. Gostaria também de expressar meu respeito a Johann Zarco por sua contribuição para continuar competindo este ano. Gostaria de expressar mais uma vez minha gratidão a todos os patrocinadores que apoiaram nossa participação e a todos os fãs que nos apoiaram durante a corrida. No futuro, a HRC continuará a encarar o desafio de atender às expectativas dos fãs do motociclismo e da Honda. Aguardamos seu apoio e incentivo contínuos.”
Pit-stop-suzuka
Takumi-takahashi
Johann-zarco-suzuka