Seja no asfalto, na terra, na lama ou na areia, um bom piloto deve estar preparado para enfrentar qualquer competição e corrida de moto. Esse universo radical está no DNA da Honda e realmente é para aqueles que são movidos pelo desafio. Acompanhe conteúdos especiais sobre os campeonatos nacionais e internacionais de motovelocidade e motocross como MotoGP, SuperBike e muito mais!
A temporada 2025 marca o 47º ano consecutivo de apoio da Honda ao motociclismo brasileiro, e essa trajetória foi celebrada em uma apresentação especial, realizada em março. No evento, foram reveladas as equipes oficiais das quatro categorias em que a Honda compete: Motovelocidade, Motocross, Rally e Enduro.
No palco montado na sede da Honda em São Paulo, SP, desfilaram pilotos e suas equipes, que terão como único objetivo a vitória, confirmando assim a hegemonia no esporte nacional, que é espelho do poderio tecnológico da marca.
Soichiro Honda, fundador da empresa, era um fanático pelo esporte da motocicleta. O contínuo apoio da Honda ao motociclismo espelha fielmente sua frase: “Não existe Honda sem competição”.
Com 30 títulos conquistados na temporada passada, a Honda fez a apresentação das equipes para 2025, demonstrando claramente a pretensão de elevar esse número, e, para tal, vários reforços foram contratados para se juntar aos experientes campeões da marca. Vejamos a formação de cada equipe do Honda Racing Brasil:
MOTOVELOCIDADE
A equipe formada pelo pentacampeão da SuperBike Brasil, Eric Granado, João Carneiro e Guilherme Brito pretende repetir o domínio de 2024, temporada na qual conquistou, com a Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP, o 1º, 2º e 3º lugares na categoria principal. Para isso, a formação está mantida, contando com o experiente Reinaldo Campos como chefe de equipe. A categoria monomarca Copa Pro Honda CRF 650R permanece na programação do SuperBike Brasil pelo sexto ano consecutivo.
MOTOCROSS
Um novo piloto, o belga Jeremy Van Horebeek, chega para se juntar ao francês Stephen Rubini e ao gaúcho Guilherme Bresolin para brigar pelo título da MX1 do Brasileiro de Motocross, ao guidão da Honda CRF 450R. Na MX2, o catarinense Vitor Borba mira o bicampeonato, tendo como parceiro o mineiro Bernardo Tibúrcio, campeão da classe AX2 do Arena Cross em 2024, competição que este ano terá o reforço do escocês Dean Wilson. O chefe de equipe será Reinaldo Almeida. A Honda ainda contará com a JP Pro Honda Circuit como equipe satélite disputando o Brasileiro de Motocross e o Arena Cross, com Jetro Salazar e Gustavo Pessoa na MX1, Benjamin Garib na MX2, Marcely Cazadini na classe Feminina e o veterano Jorge Negretti, de volta ao Brasileiro de Motocross, na MX5. O chefe de equipe é João Paulo Camargo.
RALLY
Na categoria Moto 1, o francês Romain Dumontier estará ao lado do argentino Martin Duplessis no comando da Honda CRF 450RX. Na categoria Moto 2, também com a CRF 450RX, uma dupla capixaba: Tiago Wernersbach estreia na categoria ao lado de outro estreante, Bruno Crivilin, multicampeão no Enduro, que, nesta temporada, competirá também no Rally. Na categoria Brasil, na qual a Honda detém nada menos do que seis vitórias no Sertões e no Brasileiro de Enduro com a CRF 250F (todas de Tiago Wernersbach), estreará Alexandre Valadares, o “Brankim”, pentacampeão no Enduro e que, nesta temporada, migra para o Rally. O chefe de equipe será Dário Júlio, há doze anos nessa função.
ENDURO
Bruno Crivilin segue na modalidade, mas agora sobe para a categoria E2, com a Honda CRF 450RX, invertendo posição com o paulista Vinicus Calafati, campeão da E2 e que em 2025 passará à E1 pilotando a CRF 250RX. Novidade no time é o mineiro Luciano Rocha, que pilotará a CRF 450RX na categoria E3. Bárbara Neves, hexacampeã de Enduro, continua no time e passará a pilotar a Honda CRF 250RX. O chefe de equipe é Romulo Botrel, dez vezes campeão de Enduro como piloto e que agora estreia como chefe de equipe oficial Honda.
NOVOS PROJETOS
As motos Honda CRF 110F serão usadas em uma série de eventos focados no off-road nacional para jovens. O projeto visará dar chance aos jovens de terem o primeiro contato com o motociclismo de maneira não competitiva e segura, ao lado de suas famílias. No Enduro, o projeto Red Rider incentivará os pilotos da categoria Brasil com as motocicletas CRF 250F por meio das concessionárias Honda espalhadas pelo Brasil, visando a identificação de talentos locais.
PATROCÍNIOS
A Honda confirmou o patrocínio de competições da temporada 2025, são elas o Campeonato Brasileiro de Motocross (MX1 GP Brasil), Arena Cross, Sertões, Brasileiro de Enduro e SuperBike Brasil.
PARCEIROS
HONDA SEGUROS
PRO HONDA – Fluidos e lubrificantes
AXALTA – Revestimentos
DID – Correntes
NGK – Velas de ignição
OGIO – Malas e acessórios
ASW – Equipamentos (Motocross, Rally e Enduro)
ALPINESTARS – Equipamentos (Motocross)
MACNA – Equipamentos (Motovelocidade)
PIRELLI – Pneus (Motovelocidade e Motocross)
BORILLI – Pneus (Enduro)
Barbara Neves Honda Racing 2025
Bruno Crivilin Honda Racing 2025
Eric Granado Honda Racing 2025 Motovelocidade
Stephen Rubini Honda Racing 2025 motocross