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Honda XLX 350R, a trail que todos queriam ter

Clássicos

As motos clássicas da Honda têm muita história para contar, com direito à curiosidades e momentos nostálgicos que te levarão em uma viagem no tempo. Afinal nossas motos antigas são únicas e dão vida aos novos modelos da Honda.

Honda XLX 350R, a trail que todos queriam ter

Clássicos 16/08/2022

A primeira década da Honda como fabricante de motocicletas no Brasil mal tinha terminado; o sucesso na fabricação de motos em Manaus merecia um lançamento especial para 1987. Deveria ser algo tão grandioso quanto o próprio desafio de erguer uma fábrica na Amazônia, e com este espírito nasceu uma moto que até hoje, 30 anos após o encerramento de sua produção, arranca suspiros: a XLX 350R. 

A receita era simples, usar a base da XL 250R e acrescentar potência e torque. Além disso, caprichar no visual, e para tal a inspiração veio da então recém lançada no exterior XL 600RM, uma herdeira genuína das primeiras Honda a vencerem o Paris-Dakar, mas com a diferença marcante de ter, no lugar do grande tanque de combustível, um pequeno, em formato de vulcão, com aletas plásticas nas laterais que tanto serviam para direcionar o ar frontal para o cabeçote como para proteção em caso de tombo. Completava a estética da XLX 350R um banco que “abraçava” as laterais e a parte traseira do tanque. 

A novidade foi um sucesso estrondoso, pois às reconhecidas qualidades da XL 250R adicionou-se modernidade em termos de visual e um significativo aumento de potência e torque, nada menos do que 30 cv de potência máxima e 3,0 kgf.m de torque, cerca 20% a mais do que a XL 250R, que tornou o que era bom ainda melhor. 

Apesar da maior potência, o motor monocilindro refrigerado a ar com cabeçote RFVC – Radial Four Valve Chamber – manteve a tradicional confiabilidade e resistência típica das XL 250R. O único senão do modelo, um charme para os motociclistas-raiz, era a energia necessária para dar a partida usando o pedal, uma vez que o modelo não era dotado de partida elétrica. Ligar a XLX 350R não era para qualquer um...

As suspensões de longo curso, com assistência pneumática na dianteira e monoamortecedor traseiro regulável ligado à balança pelo sistema Pro-Link, faziam da XLX 350R uma moto ágil no asfalto e um demônio na terra, cúmplice disso o baixo peso a seco de apenas 135 kg.  

Fabricada de 1987 a 1992, a XLX 350R pouco mudou durante o período em que esteve à venda, no qual mais de 40 mil unidades foram produzidas. Não é difícil encontrar modelos em perfeito estado ainda hoje, o que comprova a robustez desta trail muito admirada e cobiçada por colecionadores.