Encontrar uma concessionária

Issao Mizoguchi, de estagiário a presidente da Honda South America

O poder dos sonhos

Para você que é curioso e quer saber tudo sobre a história da moto, curiosidades da Honda e acontecimentos extraordinários do universo das motocicletas, contamos tudo aqui. Surpreenda-se com a jornada da marca que mais entende de sonhos.

Issao Mizoguchi, de estagiário a presidente da Honda South America

O poder dos sonhos 02/05/2022

A história de sucesso da Honda no Brasil é resultado de um conjunto de fatores onde o elemento humano tem grande importância. Entre as pessoas que fizeram a diferença, um nome certamente merece um lugar de destaque: Issao Mizoguchi.

Durante nada menos que 37 anos a vida de Issao, paulista de São Bernardo do Campo, esteve ligada à Honda. Começou como técnico em qualidade e virou CEO – Chief Executive Oficcer – da Honda South America, comandante de uma das seis operações regionais da empresa no planeta. Jamais um executivo não japonês chegou à um cargo tão alto.

Engenheiro Mecânico formado na FEI – Faculdade de Engenharia Industrial, Issao Mizoguchi começou na Honda em 1984 como funcionário temporário, efetivado um ano depois. Para ir de São Bernardo onde morava e estudava para a Honda, Issao usava uma Honda XL 250R.

Filho de imigrantes – seu pai chegou ao Brasil em 1956 tendo como único bem uma câmera fotográfica –, a insistência de seus familiares para que aprendesse a falar e ler corretamente a língua japonesa foi fator fundamental em seus primeiros tempos de Honda.

No escritório da sede de São Paulo, então na Rua Chafic Maluf, Issao contou que literalmente mergulhava na literatura técnica da empresa, toda escrita em japonês, e que isso o ajudou na resolução de muitos problemas. O sucesso deste primeiro desafio o levou ao segundo movimento bem sucedido, que foi aceitar a transferência para a fábrica em Manaus, onde trabalharia por nada menos que 25 anos. 

“Homem de chão de fábrica!”. Esta é uma expressão recorrente nos muitos textos jornalísticos que descrevem a trajetória de Issao, que atuou nas áreas de Qualidade, Engenharia, Planejamento Industrial e Produção. Perguntado sobre o que considerou mais importante em seu período de trabalho na fábrica, apontou para a capacidade de resolução de problemas de forma prática e rápida.

Sem menosprezo à importância de uma sólida formação acadêmica, tal declaração se alinha à filosofia de Soichiro Honda, para o qual a atividade prática na projetação e construção de motocicletas era tão fundamental quanto o aspecto teórico.

Ao deixar Manaus, em 2009, Issao Mizoguchi assumiu a vice-presidência comercial da Honda Automóveis e, em 2012, foi nomeado vice-presidente da Honda South America e presidente da Moto Honda da Amazônia Ltda. Dois anos depois, em 2014, chegou ao topo da carreira, nomeado presidente da Honda South America e Operating Officer na Honda Motor Co Ltd., no Japão.

Em entrevista à imprensa especializada em motocicletas, Issao Mizoguchi revelou que um dos trabalhos que mais lhe deram prazer na longa carreira foi a realização da Honda CBR 450SR, uma motocicleta exclusiva para o mercado brasileiro. Lançada no final dos anos 1990, o modelo aliava beleza com eficiência, e seu sucesso de vendas comprovou que, no Brasil, brasileiros dedicados como Issao, podiam e podem alcançar grande metas.

Uma frase de Soichiro Honda cai bem para a trajetória de Issao Mizoguchi na empresa: “Em vez de ter medo de desafios e fracassos, tenha medo de evitar desafios e não realizar nada.”