Para você que é curioso e quer saber tudo sobre a história da moto, curiosidades da Honda e acontecimentos extraordinários do universo das motocicletas, contamos tudo aqui. Surpreenda-se com a jornada da marca que mais entende de sonhos.
O Salão de Milão, a mais importante mostra da indústria da moto, chegou a sua 79º edição neste ano de 2022, e como é tradição serviu de rampa de lançamento para modelos totalmente inéditos por parte da Honda. das mais impactantes é a Honda XL 750 Transalp, modelo que reedita o nome de uma das motos mais versáteis da Honda, cuja geração anterior foi vendida no Brasil de 2011 a 2014.
A Transalp foi um dos grandes sucessos mundiais da marca no arco de mais de duas décadas, tendo sua primeira versão, a XL 600V, estreado no mercado norte-americano e europeu em meados dos anos 1980. Agora, a novidade XL 750 Transalp além de trazer tecnologia mais atual, “quebra” a tradição técnica das versões anteriores: no lugar do motor bicilíndro em V a 52 graus, a nova Transalp está equipada com o moderníssimo motor desenvolvido para a nova Hornet recentemente apresentada.
Dotado de arquitetura mais compacta, com cilindros paralelos, e uma potência muito superior, de 92 cv ante os 60 cv da antiga versão, o novo motor exala modernidade. Também no torque máximo ele supera largamente a cifra exibida pela moto XL 700V: 7,64 kgf.m contra os 6,1 kgm.f do modelo anterior.
No visual, a nova Honda XL 750 Transalp se vale de versão com cor e grafismo que remetem ao antigo modelo, porém as formas são bem mais modernas assim como a “pegada”: na antiga Transalp a inscrição “Rally Touring” nas laterais de versões pioneiras indicava serem elas direcionadas mais para o turismo, com razoável capacidade de enfrentar terrenos ruins. Já a nova Transalp se vale de um conceito mais próximo ao da Africa Twin, denunciado pela roda dianteira aro 21 polegadas (na antiga Transalp era de 19”) e suspensões de grande curso, 200 mm na frente e 190 mm atrás.
As especificações do motor ciclística da nova moto Transalp entregam bem mais performance que sua antecessora, todavia no que diz respeito ao pacote de tecnologia embarcada é possível afirmar que a Honda XL 750 Transalp dá um banho: painel TFT de 5 polegadas colorido, conectividade com smartphones através do HSVCs – Honda Smartphone Voice Control system, iluminação full-LED, e cinco modos de pilotagem que permitem escolher níveis diferentes de potência, controle de tração e freio-motor.
Será comercializada no Brasil? Boa pergunta, mas com certeza é uma motocicleta com a cara do nosso país, e que certamente faria muito sucesso entre os aficionados da alta tecnologia Honda e do estilo aventureiro.
Moto Honda XL 750 Transalp estacionada na estrada com morro ao fundo
Piloto fazendo manobra em estrada de chão com sua Moto XL 750
Moto Honda XL 750 Transalp
Lateral esquerda Moto Honda XL 750 Transalp
Lateral direita Moto Honda XL 750 Transalp
Detalhes do painel da Moto Honda XL 750 Transalp