Encontrar uma concessionária

Lançamento mundial: Moto Honda XL 750 Transalp, a volta da lenda

O poder dos sonhos

Para você que é curioso e quer saber tudo sobre a história da moto, curiosidades da Honda e acontecimentos extraordinários do universo das motocicletas, contamos tudo aqui. Surpreenda-se com a jornada da marca que mais entende de sonhos.

Lançamento mundial: Moto Honda XL 750 Transalp, a volta da lenda

O poder dos sonhos 07/12/2022
Piloto em área remota com sua Honda XL 750 Transalp

O Salão de Milão, a mais importante mostra da indústria da moto, chegou a sua 79º edição neste ano de 2022, e como é tradição serviu de rampa de lançamento para modelos totalmente inéditos por parte da Honda. das mais impactantes é a Honda XL 750 Transalp, modelo que reedita o nome de uma das motos mais versáteis da Honda, cuja geração anterior foi vendida no Brasil de 2011 a 2014.

A Transalp foi um dos grandes sucessos mundiais da marca no arco de mais de duas décadas, tendo sua primeira versão, a XL 600V, estreado no mercado norte-americano e europeu em meados dos anos 1980. Agora, a novidade XL 750 Transalp além de trazer tecnologia mais atual, “quebra” a tradição técnica das versões anteriores: no lugar do motor bicilíndro em V a 52 graus, a nova Transalp está equipada com o moderníssimo motor desenvolvido para a nova Hornet recentemente apresentada.

Dotado de arquitetura mais compacta, com cilindros paralelos, e uma potência muito superior, de 92 cv ante os 60 cv da antiga versão, o novo motor exala modernidade. Também no torque máximo ele supera largamente a cifra exibida pela moto XL 700V: 7,64 kgf.m contra os 6,1 kgm.f do modelo anterior.

No visual, a nova Honda XL 750 Transalp se vale de versão com cor e grafismo que remetem ao antigo modelo, porém as formas são bem mais modernas assim como a “pegada”: na antiga Transalp a inscrição “Rally Touring” nas laterais de versões pioneiras indicava serem elas direcionadas mais para o turismo, com razoável capacidade de enfrentar terrenos ruins. Já a nova Transalp se vale de um conceito mais próximo ao da Africa Twin, denunciado pela roda dianteira aro 21 polegadas (na antiga Transalp era de 19”) e suspensões de grande curso, 200 mm na frente e 190 mm atrás.

As especificações do motor ciclística da nova moto Transalp entregam bem mais performance que sua antecessora, todavia no que diz respeito ao pacote de tecnologia embarcada é possível afirmar que a Honda XL 750 Transalp dá um banho: painel TFT de 5 polegadas colorido, conectividade com smartphones através do HSVCs – Honda Smartphone Voice Control system, iluminação full-LED, e cinco modos de pilotagem que permitem escolher níveis diferentes de potência, controle de tração e freio-motor.

Será comercializada no Brasil? Boa pergunta, mas com certeza é uma motocicleta com a cara do nosso país, e que certamente faria muito sucesso entre os aficionados da alta tecnologia Honda e do estilo aventureiro.