Para você que é curioso e quer saber tudo sobre a história da moto, curiosidades da Honda e acontecimentos extraordinários do universo das motocicletas, contamos tudo aqui. Surpreenda-se com a jornada da marca que mais entende de sonhos.
A Honda anunciou que a Hornet está voltando, notícia que você leu aqui no blog um tempinho atrás. Na ocasião, foram revelados alguns “sketches”, esboços feitos pelo italiano Giovanni Dovis, responsável pela novidade no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Honda em Roma, Itália. O objetivo? Alimentar a expectativa dos fãs de todo o planeta, que durante quase uma década imploravam pela volta da Hornet.
O estilo da novidade - moderno e agressivo –, como de costume a uma Honda Hornet, teve como principal inspiração para seu design uma espécie de vespa/zangão, e exigia um motor à altura da fama do modelo. Tal motor foi revelado agora: trata-se de um moderníssimo bicilindro, cujo desenvolvimento foi entregue a ninguém menos que Fuyuki Hosokawa, homem que tem em seu currículo recente o desenvolvimento da superesportiva Honda CBR 1000R-RR.
Sobre o novo desafio, Hosokawa declarou: “A Hornet sempre foi uma moto muito especial para a Honda. Sua performance emocionante e envolvente sempre esteve combinada com uma maneabilidade muito fácil e intuitiva. Antes do início deste projeto, pensamos muito sobre que tipo de performance queríamos dar ao condutor. Sabíamos que era fundamental manter a agressividade da antiga Hornet e, ao mesmo tempo, o motor não poderia deixar de oferecer muito torque e um ronco forte nas baixas e médias rotações. O nosso objetivo sempre foi combinar agressividade e torque com excelente maneabilidade, tornando cada momento de pilotagem, mesmo em cidade, o mais envolvente e gratificante possível. Para conseguirmos isto já sabíamos que teríamos de desenvolver um motor bicilíndrico de curso curto, com virabrequim a 270°. Isso não só nos daria um potência estonteante em alta rotação, um torque ideal para a pilotagem em cidade como garantir diversão em estradas."
Os dados técnicos do motor da nova Hornet confirmam o que disse Hosokawa. O bicilíndro arrefecido a líquido tem 755 cc, cabeçote Unicam de oito válvulas, potência máxima de 92 cv a 9.500 rpm e torque máximo de 7,65 kgm.f a 7.250 rpm. Compacto e plenamente alinhado com a mais atual tecnologia, é o propulsor ideal para inaugurar mais um capítulo da rica história por trás do nome Hornet.
Agora só nos falta conhecer a nova Hornet em detalhes, um momento que possivelmente já tem data exata para acontecer: segunda semana de novembro, quando o EICMA 2022, o salão de Milão, na Itália, abrirá suas portas.
Nova moto Honda Hornet
Fuyuki Hosokawa - Test Project Leader
Motor da nova moto Honda Hornet