Encontrar uma concessionária

Quando fazer a revisão de sua Honda?

Na Garagem

Quer entender um pouco mais sobre o funcionamento e manutenção de motos? Aqui você encontra dicas e cuidados que precisa ter com a sua motocicleta, passando por acessórios, peças, revisões equipamentos e muito mais.

Quando fazer a revisão de sua Honda?

Na Garagem 26/08/2020
Mecânico mexendo em corrente de moto com motociclista ao lado na revisão Honda

A saúde de sua Honda depende muito da correta manutenção. Fazer a revisão da moto em uma oficina autorizada, respeitando os prazos do manual do proprietário, te dará a certeza de ter uma Honda sempre novinha, funcionando tão bem quanto no dia em que saiu da concessionária.

A rede de oficinas autorizadas Honda dispõe de mais de 1.100 endereços espalhados em todo o Brasil, lugares que são quase que uma “volta ao berço” para a revisão das motos Honda. É como se sua moto retornasse para a linha de montagem para ser cuidada pelos técnicos e mecânicos que a projetaram e construíram.

Trabalhar na manutenção de motocicletas Honda exige dos mecânicos altíssima especialização; eles são treinados dentro de um rígido padrão pela maior fabricante de motos do Brasil e do mundo. É gente que em vez de achar, sabe, donos de profundo conhecimento do processo de manutenção ideal para cada modelo.

Outro fator importante é que nas oficinas autorizadas há ferramental específico e peças 100% originais Honda, que são garantidas por um rígido controle de qualidade. Isso representa confiabilidade, segurança e a economia que apenas a durabilidade estendida garante.

Quando fazer a revisão de sua Honda? Fácil! Olho no manual do proprietário: é lá que os intervalos ideais, definidos por quilometragem ou tempo de uso, estão especificados. Tomando por base a Honda CG 160, a motocicleta mais vendida do Brasil, após a revisão de entrega na concessionária – onde o modelo recém-chegado da linha de montagem é “ativado”, ou seja, é retirado da caixa e preparado para a entrega ao proprietário –, a primeira revisão deve acontecer aos 1.000 km rodados ou no máximo seis meses após a data de compra, e a segunda revisão será aos 6.000 km rodados ou 12 meses, sempre respeitando o que ocorrer primeiro.

A importância dessas revisões, que tem mão de obra gratuita, é gigante pois são elas que validam a garantia de três anos sem limite de quilometragem. Além disso, a atenção de técnicos especialistas durante essa que pode ser chamada a saúde na infância de sua moto determinará como ela será quando adulta, se uma máquina sem problemas ou com sequelas devido a má manutenção. 

O que é feito em sua moto nas revisões periódicas é determinado pela Tabela de Manutenção. São procedimentos de verificação, substituição, lubrificação ou limpeza de componentes, roteiro cujas linhas gerais constam do manual do proprietário, que especifica também os intervalos necessários entre cada uma dessas operações.

Quanto custa uma revisão? Depende: nas duas primeiras serão cobrados apenas os componentes trocados enquanto nas revisões periódicas seguintes, determinadas pelo Manual do Proprietário, o valor da mão de obra é tabelado, e a tal custo devem ser somados os itens substituídos de acordo com a manutenção programada.

Nas oficinas autorizadas Honda você sempre saberá com antecedência quanto vai gastar e, tão importante quanto isso, é saber que você vai gastar o certo. Sem empurração de serviços inúteis, troca indevida de componentes e truques que fazem o que parece ser barato sair muito caro.

Fora isso tudo, na hora da revenda de sua moto, um manual do proprietário todo carimbado comprovará que sua motocicleta é confiável, qualidade que a valorizará muito, te devolvendo com juros o investimento na manutenção qualificada.