Encontrar uma concessionária

Saiba mais sobre os modos de pilotagem

Mobilidade

A tecnologia e a inovação são fundamentais para a evolução das motocicletas e para a mobilidade urbana, impactando diretamente o dia a dia das pessoas. Por isso, estar sempre atualizado do que acontece no mundo das motos te deixa um passo à frente em todos os sentidos.

Saiba mais sobre os modos de pilotagem

Mobilidade 27/06/2022
Piloto com capacete e roupa de proteção, empinando sua moto Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP em pista de corrida

Motocicletas e scooters vêm evoluindo em todos os aspectos, e uma das áreas de maior progresso é a eletrônica embarcada, que trouxe melhorias significativas em desempenho, economia, segurança e prazer na condução.

Os mais manjados sistemas eletrônicos de uma moto são a frenagem ABS e, claro, a injeção eletrônica de combustível, que aposentou definitivamente o carburador. Porém, os Modos de Pilotagem – ou Riding Modes, em inglês –, são um tema cada vez mais frequente nas rodinhas dos motociclistas interessados em tecnologia.

O uso da injeção eletrônica em todas as motocicletas resultou em maior economia, menor impacto ambiental, manutenção esporádica e uma regularidade de funcionamento irrepreensível. Já a frenagem ABS trouxe maior tranquilidade à pilotagem e, especialmente em condições de piso escorregadio, elevou a segurança de maneira significativa.

Quanto aos Modos de Pilotagem é possível dizer que o dispositivo é “a bola da vez” na tecnologia motociclística, uma tendência irreversível. A médio prazo, todos os modelos de motos e scooters oferecerão ao condutor a possibilidade de alterar em algum nível o comportamento de seus veículos através de um simples apertar de botões, seja no comportamento do motor, da transmissão ou suspensões.

Atualmente as Honda GL 1800 Gold Wing TourCRF 1100L Africa TwinCBR 1000RR-R Fireblade SP, a CB 1000R, a renovada NC 750X e a scooter X-ADV são os modelos que contam com Modos de Pilotagem, que não só acrescentou prazer à tocada como uma infinidade de outras vantagens, permitindo ao condutor ajustar o comportamento de sua moto às mais diferentes condições de utilização e/ou suas preferências pessoais.

Através de um comando ao alcance dos dedos é possível alterar a resposta do motor ao acelerador, o nível de atuação do controle de tração, do freio-motor e, em alguns modelos, a atuação do freio ABS, do antiwhellie (controle de empinada) e ação do câmbio DCT. Para a execução tais ajustes, o painel é de suma importância, pois oferece uma clara visão das opções selecionadas. 

A grande quantidade de alternativas em termos de ajustes poderia, em vez de facilitar a vida de quem pilota, complicá-la, mas através de nomes intuitivos os muitos parâmetros de regulagem possível foram agrupados, resultando nos Modos de Pilotagem, que oferecem “pacotes” de ajustes pré-determinados como Rain, Standard e Sport na recém-lançada NC 750X; Rain, Standard, Gravel e Sport na scooter X-ADV; Urban, Tour, Gravel e Off-Road na CRF 1100L Africa Twin, e assim por diante nos outros modelos Honda citados. Além desses Modos de Pilotagem pré-estabelecidos há o User, voltado para a personalização pelo condutor, que pode assim determinar um padrão exclusivo de Modo de Pilotagem adequado à suas preferências.

Ao selecionar um Modo de Pilotagem, a magia da eletrônica acontece: tomando como exemplo o modo Rain (chuva, em inglês), a potência do motor é reduzida assim como a ação do freio-motor, enquanto a atuação do freio ABS e do controle de tração é elevada. Já no modo Sport, acontece o oposto, com potência e freio-motor ficando mais agressivos e a ação do controle de tração e ABS em nível mais reduzido.

O funcionamento dos Modos de Pilotagem é gerenciado pela ECU – Electronic Control Unit, (modulo de comando eletrônico, em inglês), que recebe informações de diversos sensores situados no motor, rodas, freios e em outros componentes. Em modelos mais sofisticados como na CBR 1000RR-R Fireblade e Africa Twin há também a IMU – Inertial Measurement Unit, ou unidade de medição inercial, que “entende” a atitude da moto em tempo real, se está em curva, subida, descida, freando, acelerando e etc., e através destes dados age ajustando a moto à condição de uso instantaneamente.

Tudo muito complicado? Sem dúvida, mas os Modos de Pilotagem são uma tecnologia absolutamente confiável quanto ao funcionamento e, principalmente, um verdadeiro divisor de águas, que melhora a pilotagem de motos e scooters, tornando-os veículos mais seguros, eficientes e prazerosos. Modos de Pilotagem, escreva aí: um dia – muito antes do que você imagina – todas as motos e scooters estarão equipadas com ele!