Para você que é curioso e quer saber tudo sobre a história da moto, curiosidades da Honda e acontecimentos extraordinários do universo das motocicletas, contamos tudo aqui. Surpreenda-se com a jornada da marca que mais entende de sonhos.
A obsessão da Honda por testes: conheça Tochigi e outras pistas lendárias
O sucesso da Honda como fabricante de motocicletas foi fortemente influenciado por uma clara convicção do fundador, Soichiro Honda. Ele acreditava que apenas a constante melhoria de seus produtos poderia conquistar definitivamente os clientes e, consequentemente, alavancar as vendas.
Onde tudo começou: Arakawa High-Speed Test Course
Para tal, desde os primeiros anos de existência da empresa, na virada dos anos 1940 para 1950, as motos honda passavam por exaustivos testes. Primeiro em estradas abertas ao tráfego e, em seguida, naquele que pode ser considerado o primeiro campo de provas da Honda, a Arakawa High-Speed Test Course, um retão asfaltado de 1.450 m de extensão por 3 metros de largura.
Inaugurado em maio de 1958, a estrutura se demonstrou um verdadeiro divisor de águas para a tecnologia aplicada aos modelos Honda, inclusive pelo fato que, naquela época, pouquíssimas vias do Japão eram pavimentadas. A rápida evolução tecnológica oferecida pela chance de testar as motocicletas ali fez com que menos de um ano depois fosse necessário ampliar a reta, que passou a ter 2.200 metros de comprimento e 5 metros de largura.
Tochigi: o maior campo de provas da Honda
A cultura de contínuas avaliações e testes culminou com a inauguração, duas décadas depois, em 1979, daquele que é o principal centro de testes da Honda no planeta: o Tochigi Proving Ground, situado 150 km ao norte de Tóquio, Japão.
Tochigi possui uma grande variedade de tipos de pistas, permitindo testes repetidos em condições meticulosamente controladas e altamente realistas. Isso aumenta a eficiência da pesquisa e desenvolvimento, permitindo a implantação mais rápida de melhores tecnologias.
Tochigi ocupa uma área total de 2,13 km2, em parte ocupados pelo centro de desenvolvimento e pesquisa, o Honda R&D, e 1,45 km2 pelo campo de provas. A pista oval com curvas inclinadas a até 45º destina-se a testes de velocidade. Outros traçados apresentam grande variedade de pisos e conformações. No total são 40 tipos de pistas que somadas resultam em uma extensão der 74 quilômetros.
Além das pistas de corrida há equipamentos que simulam condições extremas, como o soprador de vento lateral que pode reproduzir a força de um tufão. Muitas das pistas podem ser alagadas para criar lâminas de água variáveis sobre diferentes tipos de pavimentação, como asfalto, concreto, calçamento, cascalho e etc.
Pistas para testes de motos off-road simulam trilhas e obstáculos presentes nas pistas de motocross e supercross, e em uma reta de 1.200 metros de comprimento por 52 metros de largura são avaliados sistemas de freio, realizados testes dinâmicos de dispositivos para redução de ruído e emissões.Tochigi, Suzuka e Motegi: Honda dominando as pistas de teste
Tochigi é o maior, mas não o único, campo de provas da Honda, que além de vários outros locais dedicados a testes – inclusive no Brasil –, que em breve mostraremos aqui no Blog Asas da Liberdade. Além destes locais específicos para testes a Honda também dispõe de pistas famosas dedicadas a competições, como a pioneira Suzuka, inaugurada em 1962 (www.honda.com.br/motos/blog/pistas-da-honda-parte-1-suzuka) e Motegi, de 1997 (www.honda.com.br/motos/blog/pistas-da-honda-parte-2-motegi
Comparação do campo de testes da Honda em Tochigi
Pista oval inclinada em centro de testes, com prédios ao fundo
Campo de testes da Honda com pista reta
Pista de motocross de areia.
Rodovia com sinalização exclusiva.
motociclista fazendo uma curva em uma pista
vista aérea de um complexo industrial