Encontrar uma concessionária

Uma asa de peso: o significado do logo da Honda Motos

O poder dos sonhos

Para você que é curioso e quer saber tudo sobre a história da moto, curiosidades da Honda e acontecimentos extraordinários do universo das motocicletas, contamos tudo aqui. Surpreenda-se com a jornada da marca que mais entende de sonhos.

Uma asa de peso: o significado do logo da Honda Motos

O poder dos sonhos 13/11/2018
Logo da Honda motos branco e ao fundo moto Honda 160

Também é conhecida como “a marca da asa”, e a razão é o característico logotipo Honda, que desde a fundação da empresa, em 1948, é uma sugestiva e impactante asa estilizada.

O que poucos sabem é a razão de Soichiro Honda, o fundador da empresa, ter escolhido a imagem da asa para representar sua marca, inspiração que veio da deusa da vitória da mitologia grega, a deusa Nike.

Poderosa, a deusa Nike voava e corria em grande velocidade, sempre carregando uma coroa de louros para premiar os vencedores. A ela estavam associados sucesso, glória e boa sorte, elementos que através das asas da Honda marcaram efetivamente a trajetória da empresa até os dias de hoje.

Ao longo dos mais de 70 anos de história da Honda, o logotipo sofreu poucas alterações. A imagem feminina da deusa Nike do início desapareceu do logotipo ainda nos anos 1940, cedendo espaço à apenas uma asa até que, no início dos anos 1970, o logo Honda motos ganhou a forma que conhecemos hoje: a asa com o nome Honda embaixo.

Há cerca de uma década, um logotipo especial surgiu, e apenas alguns modelos Honda, os de maior relevância tecnológica, mereceram receber a novidade: nele o nome Honda com a asa em sua parte superior está encerrado em um elegante círculo.

Modelos como a Honda Gold Wing, a CB 1100R, a CBR 1000RR Fireblade e a campeã da MotoGP RC 213V ganharam o direito de ostentar tal logotipo, clara distinção à excelência da engenharia aplicada ao projeto e consequente produção.

As Africa Twin vendidas no Brasil, as CRF 1000L e CRF 1100L, também exibem este logotipo. Trata-se da única Honda com este “pedigree” a ser montada fora do Japão, confirmação da excelência da fábrica da Honda em Manaus, unidade que nada deve seja em equipamentos ou mão de obra às mais modernas plantas da Honda espalhadas mundo afora.