Monster Energy HRC Honda domina sexta etapa do Dakar 2026, com vitória de Brabec

Rally

Monster Energy HRC Honda domina sexta etapa do Dakar 2026, com vitória de Brabec

Riad (Arábia Saudita) – Ricky Brabec, piloto da equipe Monster Energy HRC Honda, conquistou nesta sexta-feira (9/1) sua primeira vitória de etapa no Dakar 2026, liderando uma dobradinha, com o companheiro de time Tosha Schareina em segundo lugar. O maior rally do mundo tem como palco os caminhos da Arábia Saudita.

A sexta etapa da prova levou os competidores à vastidão de dunas da região de Qassim, no mais longo dia do rally até agora, iniciado cedo em Hail, com destino a Riad. O desafio começou com um deslocamento de 322 quilômetros até que os pilotos encontrassem as areias, palco de uma exigente e aguardada especial de 326 km por entre dunas espetaculares. Em seguida, um novo deslocamento, dessa vez de 267 km, conduziu a caravana até a capital saudita.

Com a primeira semana de prova chegando ao fim, Brabec precisava pressionar o líder na classificação acumulada. Apesar de encarar mais de 12 horas sobre a moto e um estágio fisicamente exigente, o norte-americano assegurou sua 12ª vitória de etapas no Dakar na chegada a Riad. A mesma cidade em que ele venceu a sexta etapa da edição 2020, que conquistaria dias depois. O resultado do dia o deixou a apenas 45 segundos do atual líder, o australiano Daniel Sanders.

Após receber uma penalização de 10 minutos na véspera, Schareina estava determinado a recuperar o máximo de tempo possível antes do dia de descanso. Ao terminar 1min14 depois de Brabec, o espanhol confirmou a quarta posição na geral e segue diretamente na luta pelos primeiros lugares. O objetivo para a segunda semana do rally é se colocar no pódio.

Depois de uma desafiadora segunda parte da maratona, rumo a Hail, na qual foi obrigado a cuidar dos pneus e não estava na melhor condição física, Skyler Howes teve um dia mais tranquilo a bordo de sua Honda CRF450 RALLY. Apesar de uma pequena queda, o norte-americano terminou em quarto lugar, a quatro minutos de Brabec, e continua a recuperar terreno, ocupando a sexta posição na classificação geral.

Adrian Van Beveren enfrentou um início difícil de participação no Dakar 2026, mas as dunas da sexta etapa eram o terreno predileto para o tricampeão da corrida de praia de Le Touquet. Apesar de um erro de navegação no começo, que custou algum tempo, o francês garantiu a quinta posição. Um positivo sinal de evolução após encontrar seu melhor ritmo na areia antes da segunda semana da prova.

Depois de um estágio de exaustivos 900 km sobre a moto, os pilotos terão neste sábado (10/1) o merecido dia de descanso em Riad, antes de voltarem as atenções para a segunda e decisiva semana do Dakar 2026. No domingo (11/1), a prova recomeça com mais uma exigente etapa rumo a Wadi Ad Dawasir, com percurso de 876 km.

Válida como abertura do Campeonato Mundial de Rally Raid, a 48ª edição do Rally Dakar inclui quase oito mil quilômetros de desafios – cerca de cinco mil deles de trechos cronometrados. A prova começou no dia 3, com o prólogo, e a chegada será no dia 17 de janeiro, em Yanbu.

Ruben Faria (Gerente geral da equipe Monster Energy Honda HRC) – “A etapa que antecedeu o dia de descanso foi repleta de dunas. Tosha naturalmente se ressentiu da penalidade do dia anterior, mas como deve ser tudo na vida, temos que olhar adiante. Ele não se sentiu tão confortável sobre a moto e, na minha opinião, pode fazer melhor, embora tenha conseguido recuperar algum tempo. Acredito que ele pode se aproximar de Daniel Sanders e Ricky na segunda semana. Uma penalidade aplicada a Sanders mudou o resultado da sexta etapa e isso valeu a vitória a Ricky. A luta pela liderança está acirrada, menos de um minuto os separa. A prova está completamente aberta ao chegar à metade e acreditamos estar em boa posição para vencê-la. Skyler andou forte para terminar em quarto, o que é um bom resultado para ele e para a equipe. Também acredito que ele pode aumentar seu ritmo para lutar com os ponteiros. Já Adrien teve um dia melhor após os contratempos das etapas anteriores, fez uma boa etapa e assim nossos quatro pilotos terminaram o dia entre os cinco primeiros. É um bom resultado. Agora temos que nos concentrar na segunda semana, já que ainda temos um longo caminho pela frente e precisamos de resultados consistentes para lutar pela vitória”.

Ricky Brabec #9 – “É bom vencer a etapa. Normalmente o dia depois do descanso é extenso e espero conquistar bastante tempo de bônus por abrir a especial. Tivemos um longo dia na moto, deixamos o acampamento às 4 da manhã e estou um pouco cansado, meus olhos agora estão pesados, embora o corpo esteja bem. Definitivamente não vejo a hora de descansar e dormir. A equipe está em boa condição, todos estamos andando bem e os mecânicos têm feito um trabalho bom. Vamos aproveitar o descanso e atacar forte na segunda semana”.

Skyler Howes #10 – “A etapa foi boa. Tive alguns pequenos contratempos, caí uma vez e cometi um ligeiro erro de navegação, mas andei forte, tive um estágio positivo e consegui chegar bem ao dia de descanso, o que é bom. Estamos a 30 minutos da liderança na geral, mas temos toda a segunda semana pela frente e estou ansioso por ela”.

Adrien Van Beveren #42 – “O dia foi interessante, gostei de andar na areia. Ataquei forte no início, mas cometi um erro de navegação. É bom largar mais atrás, mas segui um piloto que vinha à frente e fomos para o rumo errado por cerca de um minuto, o que nos obrigou a voltar. Perdi tempo ali e, na segunda parte da especial, voltei a acelerar, mas os rastros se afastavam das coordenadas do CAP e por isso decidi andar por conta própria. Perdi tempo, fiz minha escolha e não me arrependo, mas acredito que outros pilotos foram melhores nos caminhos velozes”.

Tosha Schareina #68 – “Foi duro mais uma vez, andamos por 12 horas. Não foi fácil encarar mais de 300 km nas dunas. Tentei atacar, mas os pilotos à minha frente também estavam rápidos. Procurei recuperar tempo e consegui a segunda posição da etapa, descontando parte da diferença para Luciano Benavides na geral. Mesmo com a penalidade da véspera, chegamos à segunda semana ainda na luta”.

Resultados – Rally Dakar 2026 / Arábia Saudita

Classificação após a etapa 6 / Motos Geral (extraoficial – cinco primeiros)
1 – Daniel Sanders (AUS) – #1 – 24h41min00
2 – Ricky Brabec (EUA) -#9 – +45seg – Monster Energy Honda HRC
3 – Luciano Benavides (ARG) – #77 – +10min15
4 – Tosha Schareina (ESP) – #68 – +11min56 – Monster Energy Honda HRC
5 – Ignacio Cornejo (CHI) – #11 – +29min50
6 – Skyler Howes (EUA) – #10 – +32min03 – Monster Energy Honda HRC
7 – Adrien Van Beveren (FRA)- #42 – +56min35 – Monster Energy Honda HRC

Classificação após a etapa 6 / Categoria Rally GP(extraoficial – cinco primeiros)
1 – Daniel Sanders (AUS) – #1 – 24h41min00
2 – Ricky Brabec (EUA) -#9 – +45seg – Monster Energy Honda HRC
3 – Luciano Benavides (ARG) – #77 – +10min15
4 – Tosha Schareina (ESP) – #68 – +11min56 – Monster Energy Honda HRC
5 – Ignacio Cornejo (CHI) – #11 – +29min50
6 – Skyler Howes (EUA) – #10 – +32min03 – Monster Energy Honda HRC
7 – Adrien Van Beveren (FRA)- #42 – +56min35 – Monster Energy Honda HRC

Etapa 6 Motos / Geral (extraoficial)
1 – Ricky Brabec (EUA) – #9 – 3h41min33 – Monster Energy Honda HRC
2 – Tosha Schareina (ESP) – #68 – +1min14 – Monster Energy Honda HRC
3 – Daniel Sanders (AUS) – #1 – +1min17
4 – Skyler Howes (EUA) – #10 – +4min03 – Monster Energy Honda HRC
5 – Adrien Van Beveren (FRA)- #42 – +5min21 – Monster Energy Honda HRC

Etapa 6 Motos / Categoria Rally GP (extraoficial)
1 – Ricky Brabec (EUA) – #9 – 3h41min33 – Monster Energy Honda HRC
2 – Tosha Schareina (ESP) – #68 – +1min14 – Monster Energy Honda HRC
3 – Daniel Sanders (AUS) – #1 – +1min17
4 – Skyler Howes (EUA) – #10 – +4min03 – Monster Energy Honda HRC
5 – Adrien Van Beveren (FRA)- #42 – +5min21 – Monster Energy Honda HRC

Confira também