Bernardo Tibúrcio, da Honda Racing, defende o Brasil no Motocross das Nações 2025
15/08/2025
Brumadinho (MG) – O mineiro Bernardo Tibúrcio, da equipe Honda Racing, irá defender o Brasil no Motocross das Nações pelo segundo ano consecutivo. O anúncio foi feito pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) nesta sexta-feira (15/8), em Brumadinho (MG), que recebe a sétima etapa do MX1 Brasil GP, o antigo Campeonato Brasileiro de Motocross.
Em sua 71ª edição, o Motocross das Nações é considerado a “Copa do Mundo” da modalidade e será realizado de 3 a 5 de outubro na pista de Ironman Raceway, em Indiana, Estados Unidos. São esperados times representantes de todo o planeta para a mais prestigiada competição por equipes do motocross.
“Para mim, representar o Brasil é algo mágico”, afirmou Tibúrcio. “O Nações é muito mais que uma corrida, é um megaevento, com todos os países reunidos. Eu sou um dos três brasileiros representando nosso time e isso é sensacional. É uma competição que eu gosto muito.”
O piloto de 17 anos acelera novamente a motocicleta Honda CRF 250R na categoria MX2. Logo em sua estreia, no ano passado, na Inglaterra, ele marcou época pela participação na melhor campanha brasileira da história, o 13º lugar. O time nacional terá a mesma formação em 2025, com Fábio Santos na classe Open e Enzo Lopes na MX1.
Tibúrcio quer usar a bagagem adquirida na última edição para ajudar o Brasil. “Vou levar tudo o que aprendi no ano passado e no decorrer desse ano, o objetivo é representar o nosso time da melhor maneira possível. A estreia sempre é um pouco difícil, eu não conhecia muito bem a dinâmica do Nações, e com certeza agora estou bem mais preparado. Junto com os meus companheiros, vamos tentar melhorar ainda mais esse resultado do Brasil.”
Formato de disputa – Na fase classificatória, o Motocross das Nações traz três baterias – uma para cada categoria (MX2, MX1 e Open). Os primeiros 20 países avançam à fase final, composta por mais três corridas, só que desta vez haverá a combinação das categorias em cada prova (MX2/MX1, MX2/Open e MX1/Open).
A nação com menor número de pontos somados é a vencedora – a posição de cada piloto na bateria equivale à sua pontuação, com o descarte dos piores resultados. A atual campeã é a Seleção da Austrália, em título conquistado pelos irmãos Hunter e Jett Lawrence, ao lado de Kyle Webster, todos pilotando motocicletas Honda. Os Estados Unidos representam o país que mais ganhou (23 taças).