Bernardo Tibúrcio e o Brasil estão nas finais do Motocross das Nações 2025

Motocross

Bernardo Tibúrcio e o Brasil estão nas finais do Motocross das Nações 2025

Crawfordsville (Estados Unidos) – Primeiro desafio superado pela Seleção Brasileira que participa do Motocross das Nações 2025. Neste sábado (4/10), Bernardo Tibúrcio, piloto Honda Racing, ao lado de Fábio Santos e Enzo Lopes, ajudou o Brasil a garantir vaga nas baterias finais da competição, considerada a Copa do Mundo da modalidade. Entre 37 países que aceleram na pista de Ironman Raceway, em Crawfordsville (Estados Unidos), o trio conseguiu a 17ª melhor campanha nas corridas classificatórias. O objetivo nas baterias de domingo (5/10) é bater a melhor marca verde e amarela, estabelecida ano passado pelo mesmo trio, na Inglaterra: a 13ª posição.

Com a motocicleta Honda CRF 250R, Tibúrcio foi o 21° da MX2 nos treinos livres. Na classificatória da categoria, logo na primeira volta, sofreu uma queda que o jogou para as últimas posições. Mesmo assim, impôs ritmo constante e alcançou o 18° lugar, sendo o melhor representante latino-americano na bateria. “Fiz uma boa largada, a gente pegou o 37° lugar no gate, então comecei a corrida bem mais por fora. Mas foi bom porque teve um enrosco entre quem largou no meio, e eu consegui dar uma acelerada por fora. Eu estava no Top 15 mais ou menos, me sentia bem na primeira volta, mas na entrada da costela levei um tombo. Entreguei tudo que tinha na pista, consegui fazer boas ultrapassagens e terminei em 18º oitavo. Estou bem feliz com isso”, analisou o mineiro. Enzo Lopes ficou com o 12° lugar na classificatória da MXGP (MX1), enquanto Fábio Santos foi o 18° na corrida da Open.

Tibúrcio está motivado para as corridas decisivas. “Conseguimos classificar em 17º, por agora o dever está cumprido. Nas finais, vamos acelerar com tudo para levar o Brasil para o topo. Obrigado a todo mundo que torceu, domingo tem mais,” concluiu. Na fase final, todos os países começam o dia sem pontos. As três categorias se cruzam nas baterias decisivas – MX2/MXGP; MX2/Open e MXGP/Open. A posição dos pilotos em cada uma equivale aos pontos somados por seus países. Vence o trio nacional que somar a menor pontuação.

Motocross das Nações 2025
Ironman Raceway – Crawfordsville (Estados Unidos)

Baterias classificatórias
Resultados (três primeiros)

MXGP
1 – Jett Lawrence #1 (Austrália)
2 – Ken Roczen #16 (Alemanha)
3 – Romain Febvre #13 (França)
12 – Enzo Lopes #37 (Brasil)

MX2
1 – Sacha Coenen #47 (Bélgica)
2 – Kay De Wolf #8 (Holanda)
3 – Justin Cooper #5 (EUA)
18 – Bernardo Tibúrcio #38 (Brasil) – Honda CRF 250R – Honda Racing

Open
1 – Hunter Lawrence #3 (Austrália)
2 – Jo Shimoda #81 (Japão)
3 – Calvin Vlaanderen #9 (Holanda)
18 – Fábio Santos #39 (Brasil)

Programação *
(horários de Brasília)

Domingo (5/10)
11h50 – Final B
14h – Corrida 1 – MXGP / MX2 (30 min + 2 voltas)
15h30 – Corrida 2 – MX2 / Open (30 min + 2 voltas)
16h55 – Corrida 3 – MXGP / Open (30 min + 2 voltas)

* A programação é fornecida pela organização do evento e está sujeita a alterações.

Reportagem: Mundo Press

Confira também