Equipe Monster Energy Honda HRC supera especial mais longa do Dakar 2026

Rally

Equipe Monster Energy Honda HRC supera especial mais longa do Dakar 2026

Wadi ad-Dawasir (Arábia Saudita) - Os quatro pilotos da equipe Monster Energy HRC Honda superaram nesta segunda-feira (12/1) a oitava etapa do Rally Dakar 2026. O dia apresentou o trecho cronometrado mais longo da prova, com 483 quilômetros da região de Wadi ad-Dawasir, na Arábia Saudita.
 
Os competidores chegaram na cidade na véspera e encararam no oitavo estágio um exigente percurso em forma de laço, com largada e chegada no acampamento. Caminhos velozes por entre vales montanhosos, combinados com uma vasta extensão de dunas no espetacular Vale Dawasir, foram o cardápio da longa especial, que ainda teve um pequeno trecho de terreno rochoso antecedendo uma veloz sequência arenosa na parte final.
 
Vice-lider da classificação geral no começo do dia, o norte-americano Ricky Brabec encarou a etapa com uma estratégia clara planejada para os primeiros dias da semana decisiva. Após ser o décimo a largar, ele se beneficiou das referências deixadas pelos pilotos à frente, um aspecto que trouxe vantagem - como mostram seus melhores tempos em vários controles de passagem. A um certo ponto, ele chegou a abrir mais de dois minutos para o australiano Daniel Sanders em meio ao forte vento que trazia uma dificuldade extra. Contudo, o argentino Luciano Benavides se beneficiou dos bônus de tempo por abrir a especial para vencer a etapa, e Brabec ficou com a terceira posição, a cinco minutos do rival. A mudança nas posições deixou o norte-americano agora em terceiro, a 4min47 do novo líder Benavides.
 
Tosha Schareina continua a busca para se reaproximar dos primeiros depois da penalização da semana anterior. O espanhol terminou em quarto, a quase 10 minutos do vencedor, e estava visivelmente desanimado ao fim de um dia massacrante. A diferença para o líder no acumulado agora está em 20 minutos e ele buscará se aproximar da zona de pódio.
 
A mudança recente no acerto de sua Honda CRF 450 Rally continua a trazer resultados para Adrien Van Beveren. Depois de ser o terceiro na véspera, o francês terminou a poucos minutos de Schareina, mesmo após um pequeno desvio de rota. Se ele está a mais de uma hora do líder no acumulado, se mostrou satisfeito por ganhar novamente confiança e sensações positivas sobre a moto, com a motivação renovada para acelerar.
 
Skyler Howes manteve seu progresso constante apesar de ser surpreendido por tempestades de vento ao longo da especial. Sem perder a calma, ele conseguiu mais um desempenho consistente com uma posição entre os seis primeiros, logo em seguida a Schareina e Van Beveren. Em quinto na geral, o norte-americano vai em busca de um resultado ainda melhor na próxima etapa, que marca a abertura da segunda maratona do rally, formato que não permite auxílio mecânico externo no final do dia. Ao mesmo tempo, ele tentará evitar os problemas de pneus que o prejudicaram na primeira maratona.
 
A terça-feira (13/1) marca a abertura de mais uma maratona. Depois de enfrentarem a primeira delas, na semana passada, os pilotos sabem que administrar o estado dos pneus e dos equipamentos se mostrará crucial e pode ser a chave para evitar surpresas desagradáveis. Com um total de 541 km a percorrer, a distância pode ser mais curta que as das etapas recentes, mas chegar sem problemas ao acampamento montado ao norte de Bisha será vital. Mais uma vez os competidores não contarão com assistência externa e terão de dormir em barracas sob as estrelas.
 
Válida como abertura do Campeonato Mundial de Rally Raid, a 48ª edição do Rally Dakar inclui quase oito mil quilômetros de desafios – cerca de cinco mil deles de trechos cronometrados. A prova começou no dia 3, com o prólogo, e a chegada será no dia 17 de janeiro, em Yanbu.
 
Ruben Faria (Gerente geral da equipe Monster Energy Honda HRC) – "Foi mais uma etapa bastante rápida. Acreditamos que largar mais atrás iria nos favorecer, mas, na realidade, por ser um estágio veloz e sem muita navegação, os pilotos que partiram mais à frente fizeram um bom trabalho para manter suas posições. Skyler terminou em sexto após um ligeiro erro de navegação – foi um bom dia para ele. Adrian também fez uma boa etapa e estava entre os líderes, mas cometeu um erro por volta da metade da especial e perdeu algo como quatro minutos para terminar em quinto. Fora do seu habitual, Tosha não se sentiu confortável sobre a moto e ficou com a quarta posição. Terceiro, Ricky fez mais uma etapa sólida e contará com uma boa posição de largada na próxima etapa, que abre a segunda maratona do rally. Ainda temos cinco dias pela frente e certamente queremos mais, queremos vencer. Temos Ricky em boa situação, ele pode vencer o Dakar e faremos de tudo para que isso aconteça".
 
Ricky Brabec #9 – "Eu me senti muito bem nesta etapa, não cometi erros, andei o melhor e mais rápido que pude ao longo de todo o dia. Foi mais uma especial rápida, por volta da metade começamos a enfrentar um vento bem forte. O chão estava coberto de terra, com cerca de um metro de altura, e a areia voava por toda parte, o que dificultava um pouco a visibilidade. No geral, foi uma etapa divertida, pois tínhamos de tudo um pouco: algumas pedras (não tantas quanto eu gostaria) e algumas dunas bem legais. Foi uma etapa divertida para pilotar. Andei sozinho o dia todo, então talvez na nona etapa eu consiga alcançar o grupo da frente e seguir com eles".
 
Skyler Howes #10 – "Pegamos muito vento e havia um trecho que havia algo como uma tempestade. A areia estava sendo levantada pelo vento, então não dava para vê-la, e como estávamos indo na mesma direção, parecia que não estávamos nos movendo, mas estávamos a cerca de 150 km/h. Foi algo assustador, já que não conseguíamos identificar valetas ou outros obstáculos. Por isso, foi um dia meio louco, mas consegui manter um ritmo consistente e gostei do meu desempenho em mais uma etapa de aceleração máxima. Estou relativamente feliz por alcançar mais uma linha de chegada, já que agora teremos outra etapa maratona pela frente e precisarei cuidar dos pneus bem melhor do que na primeira".
 
Adrien Van Beveren #42 – "No todo, foi um bom dia. Tentei atacar, vinha mantendo um bom ritmo. Na parte final da especial vinha alcançando Edgar Canet, notei que estávamos seguindo fora do rumo do próximo CAP, mas mantive a direção, pois queria superá-lo. Tivemos que retornar e, assim, perdi algum tempo. Isso é parte do rally. Estou feliz com minhas sensações e a confiança na moto, a diversão voltou e isso é o mais importante para mim agora".
 
Tosha Schareina #68 –  "Esperávamos algo mais difícil, a navegação complicada esperada não apareceu e não havia o que fazer. Fiz o meu melhor, agora é seguir em frente buscando atacar ao máximo".
 
Resultados – Rally Dakar 2026 / Arábia Saudita
 
Classificação após a etapa 8 / Motos Geral (extraoficial – cinco primeiros)
1 – Luciano Benavides (ARG) – #77 – 33h18min50
2 – Daniel Sanders (AUS) – #1 – + 10seg
3 – Ricky Brabec (EUA) -#9 – +4min47– Monster Energy Honda HRC
4 – Tosha Schareina (ESP) – #68 – +20min13 – Monster Energy Honda HRC
5 – Skyler Howes (EUA) – #10 – +41min06 – Monster Energy Honda HRC
7 – Adrien Van Beveren (FRA)- #42 – +1h03min13 – Monster Energy Honda HRC
 
Classificação após a etapa 8 / Categoria Rally GP (extraoficial – cinco primeiros)
1 – Luciano Benavides (ARG) – #77 – 33h18min50
2 – Daniel Sanders (AUS) – #1 – + 10seg
3 – Ricky Brabec (EUA) -#9 – +4min47– Monster Energy Honda HRC
4 – Tosha Schareina (ESP) – #68 – +20min13 – Monster Energy Honda HRC
5 – Skyler Howes (EUA) – #10 – +41min06 – Monster Energy Honda HRC
7 – Adrien Van Beveren (FRA)- #42 – +1h03min13 – Monster Energy Honda HRC
 
Etapa 8 Motos / Geral (extraoficial)
1 –  Luciano Benavides (ARG) – #77 – 4h26min39
2 – Daniel Sanders (AUS) – #1 – +4min50
3– Ricky Brabec (EUA) – #9 – +5min02 – Monster Energy Honda HRC
4 – Tosha Schareina (ESP) – #68 – +9min47 – Monster Energy Honda HRC
5 – Adrien Van Beveren (FRA)- #42 – +11min56 – Monster Energy Honda HRC
6 – Skyler Howes (EUA) – #10 – +12min32 – Monster Energy Honda HRC
 
Etapa 8 Motos / Categoria Rally GP (extraoficial)
1 –  Luciano Benavides (ARG) – #77 – 4h26min39
2 – Daniel Sanders (AUS) – #1 – +4min50
3– Ricky Brabec (EUA) – #9 – +5min02 – Monster Energy Honda HRC
4 – Tosha Schareina (ESP) – #68 – +9min47 – Monster Energy Honda HRC
5 – Adrien Van Beveren (FRA)- #42 – +11min56 – Monster Energy Honda HRC
6 – Skyler Howes (EUA) – #10 – +12min32 – Monster Energy Honda HRC

Confira também