Honda HRC comemora 31ª vitória nas 8 Horas de Suzuka

Motovelocidade

Honda HRC comemora 31ª vitória nas 8 Horas de Suzuka

Suzuka (Japão) – A Honda HRC comemora a quarta vitória consecutiva nas 8 Horas de Suzuka, a 31ª na história da marca japonesa. A equipe alcançou o feito histórico ao unir desempenho, estratégia e versatilidade para encarar muitas surpresas durante o desafio, realizado neste domingo (3/8), nos 5.821 metros do circuito de Suzuka, no Japão. Válida como a terceira etapa do Campeonato Mundial de Endurance 2025, a 46ª edição da icônica prova de resistência teve grid formado por 55 equipes.

A corrida começou às 11h30 (horário local) sob condições extremamente quentes, próximas dos 37 graus. Acelerando a motocicleta CBR 1000RR-R SP, a Honda HRC largou da pole position com Takumi Takahashi e o piloto japonês começou forte, assumindo a liderança, mas foi ultrapassado na primeira volta por Yuki Kunii (SDG Team HARC-PRO Honda). Takahashi seguiu próximo, mantendo diferença entre dois e seis décimos de segundo para o ponteiro. Na volta 14, ele ultrapassou Kunii e retomou a liderança da prova.

Na volta 27, Takahashi foi aos boxes para entregar a CBR 1000RR-R SP ao companheiro de time Johann Zarco. O francês retornou à pista em primeiro lugar com uma vantagem de cerca de 13 segundos sobre o segundo colocado, Andrea Locatelli, e de 18 segundos sobre Keito Abe, em terceiro. Zarco administrou a vantagem antes de devolver a moto a Takahashi na volta 55, uma hora e 59 minutos após o início da corrida.

Takahashi seguiu com ritmo forte, mantendo aproximadamente 12 segundos de diferença sobre o segundo colocado. O terceiro pit stop da equipe Honda HRC, executado com perfeição na volta 83, teve o japonês entrando no box como o último dos ponteiros — uma estratégia que se provaria decisiva. Zarco então assumiu a liderança logo no início da quarta hora, com vantagem de 29 segundos sobre Katsuyuki Nakasuga.

Zarco ampliou gradativamente a vantagem na liderança, de modo que, quando trocou de posição com seu companheiro de equipe, na volta 111, a Honda HRC somava mais de 40 segundos sobre o time segundo colocado. Outro ponto que a equipe teve de lidar foi com a resistência física dos pilotos, já que foi preciso administrar o longo tempo na pista com as curtas pausas. Takahashi e Zarco completaram seu quinto e sexto turnos, respectivamente, com vantagem que oscilava entre 20 e 30 segundos sobre os vice-líderes.

Após a maior parte da corrida transcorrer sem safety cars, o sétimo turno trouxe duas interrupções. A primeira ocorreu logo após Takahashi retornar à pista na volta 139, ainda liderando à frente de Nakasuga – o que não teve impacto na ordem de relargada. Pouco antes de Takumi entrar no pit lane para a sétima e última parada da equipe, outro safety car foi acionado. Após uma troca de pneus e reabastecimento extremamente rápidos, com a Honda HRC se destacando mais uma vez entre todas as equipes desta edição, Zarco teve que esperar o safety car completar a volta antes de retornar à pista, posicionando-se atrás de Locatelli. Com cerca de meia hora para o final da corrida, no entanto, Zarco retomou a liderança após Locatelli parar nos boxes para a última troca de sua equipe.

Ao completar a volta 217, Zarco garantiu o que foi sua segunda vitória nas 8 Horas de Suzuka, a sétima de Takumi Takahashi — o piloto de maior sucesso na história do evento — e a 31ª da Honda HRC. O chefe de equipe Teruaki Matsubara ressaltou a importância da conquista. “É realmente fantástico, estamos muito felizes. Quero agradecer aos nossos dois pilotos, pois trabalharam muito duro e fizeram um trabalho verdadeiramente notável em condições extremas. Também sou muito grato a todos na equipe, que cuidaram tão bem dos pilotos — foi uma verdadeira demonstração de trabalho coletivo. Mais uma vez, nossos pit stops foram os mais rápidos e isso também fez uma grande diferença. Toda a nossa preparação valeu a pena. Não foi fácil, mas, no final, tudo deu certo. Foi uma experiência verdadeiramente agradável e gratificante.”

Para Takahashi, o esforço físico e a estratégia aplicada valeram a pena. “A corrida foi em condições climáticas extremas, algo que nunca tinha experimentado antes, e eu sabia que seria extremamente difícil. No último turno, a condição física estava claramente desgastada, mas nós dois nos esforçamos para entregar o máximo até o final. No meu último turno, consegui fazer algumas voltas fortes e me concentrar em manter o ritmo para levar a moto de volta em segurança. O Johann realmente deu tudo de si na parte final, sou verdadeiramente grato por seu incrível esforço”, afirmou.

Ele está satisfeito por ampliar o recorde de piloto com mais vitórias. “No ano passado eu bati esse recorde e agora, claro, estou feliz por ter conseguido mais uma vitória. Honestamente, mais do que tudo, estou feliz pela forma como conquistamos esta vitória. É claro que tanto eu quanto o Johann estamos extremamente cansados, mas chegamos à bandeira quadriculada sem problemas, e isso é o mais importante. Quero agradecer a toda a equipe pelo incrível esforço e a todos os fãs pelo apoio constante.”

Para Zarco, a segunda vitória na tradicional prova teve um sabor especial. “As 8 Horas de Suzuka são uma corrida que eu gosto muito e estar na melhor moto, que traz bastante prazer em pilotar, é absolutamente fantástico. Foi muito, muito difícil, em condições extremamente difíceis. Consegui manter o controle na pista, como eu esperava, mas a recuperação física entre os turnos foi bem mais exigente do que imaginava. Na última hora, um safety car entrou e adicionou algumas voltas extras ao último turno do Takumi, o que me deu um pouco mais de tempo para me recuperar. Quando chegou a hora de sair, outro safety car entrou, o que me ajudou a recuperar o ritmo aos poucos, então, finalmente, tudo deu certo. Quero fazer um grande agradecimento ao Takumi, que foi incrivelmente forte — em todos os turnos, independentemente do calor, ele não demonstrou fraqueza. Isso foi uma grande vantagem para a equipe. Nosso plano também era muito bom, e fazer apenas sete paradas fez a diferença.”

O francês foi o responsável por fechar a corrida e teve o privilégio de ver as arquibancadas lotadas, com as luzes características do circuito de Suzuka. “Foi realmente lindo. No ano passado, o Takumi fez o último turno, mas desta vez seguimos o plano original, que era eu fazer. Foi ótimo, e quando a temperatura caiu um pouco ficou mais fácil de pilotar. Claro, havia uma vantagem para administrar — eu tinha cerca de trinta segundos na última meia hora — e isso traz um pouco de segurança. Eu até pude observar todas as cores da arquibancada na reta, estava realmente deslumbrante. Em outros trechos, a pista estava mais escura, mas eu simplesmente aproveitei a pilotagem até a linha de chegada.”

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