Honda Racing inicia disputa do Brasileiro de Rally Cross Country 2023

Rally

Honda Racing inicia disputa do Brasileiro de Rally Cross Country 2023

Araxá (MG) – A temporada 2023 do Brasileiro de Rally Cross Country para motocicletas terá início nesta semana, entre os dias 8 e 11 de março, com a realização das três primeiras etapas do campeonato. O Rally Minas Brasil será palco da abertura da competição e irá percorrer aproximadamente 700 quilômetros pela região de Araxá (MG). Destaque na prova, a equipe Honda Racing está completa para o desafio. Os pilotos Bissinho Zavatti e Martin Duplessis aceleram na categoria Moto 1 com a CRF 450RX – mesmo modelo que Gabriel Soares “Tomate” utiliza na Moto 2. Tiago Wernersbach, na classe Brasil, conta com a CRF 250F.

O roteiro inclui trechos de montanha e sinuosos, zonas de plantação, pedras e pontos de trial. Além de Araxá, os competidores passarão pelas cidades de Ibiá, Tapira, Pratinha e Sacramento. “As expectativas são ótimas, os resultados do ano passado foram muito bons e o nosso time chega forte para a temporada 2023. Os pilotos estão confiantes e nós também, trabalhamos bastante na pré-temporada para começar bem o ano”, conta o chefe de equipe Dário Júlio Lopes. 

Atual campeão geral do Sertões e bicampeão brasileiro pela classe Moto 2, o piloto Bissinho Zavatti irá estrear na categoria Moto 1. “Fiz uma temporada muito boa em 2022 e venho no mesmo ritmo de treino. Tem tudo para ser uma grande prova. Araxá é uma região que eu gosto muito de andar, passa por lugares bonitos e montanhosos, com trechos sinuosos, pedras e pontos bem técnicos. Será abertura do Campeonato Brasileiro e tenho certeza de que todo mundo quer fazer um bom resultado. Estou pronto, muito preparado para começar o ano da melhor forma”, afirma o paulista de Monte Alto. 

Já o argentino Martin Duplessis chega embalado pela vitória na SARR (South American Rally Race), realizada em fevereiro. Na prova, válida como abertura do Campeonato Latino-Americano da modalidade, na Argentina, ele venceu a geral das motos e a classe Moto 1. “Já estou no Brasil para a abertura do campeonato, estou muito motivado. Treinei bastante e ainda consegui ritmo de prova na SARR, então chego com muita vontade de obter um bom resultado. Quero ganhar, treinei muito para isso, e espero fazer uma grande corrida”, declara Duplessis. 

Pelo segundo ano na modalidade, o mineiro Gabriel Soares “Tomate” teve uma estreia de peso em 2022 – selada pelos títulos brasileiros de Rally Baja na geral e na categoria Moto 2. “Estou muito animado para essa segunda temporada no rally, o primeiro ano foi de muito aprendizado e eu ainda fui campeão brasileiro, o que dá um impulso ainda maior para 2023. Sou de Minas Gerais, então posso dizer que vou correr em casa em Araxá. Tenho certeza de que a prova vai ser boa e estou muito bem fisicamente. Juntando a parte física e o fato de eu estar muito mais encaixado na moto de rally, tem tudo para ser um grande evento. Vou em busca da vitória para a Honda Racing”, avisa. 

O capixaba Tiago Wernerbach vem de temporada inesquecível pela classe exclusiva para motocicletas nacionais. Invicto nas provas do Brasileiro de Rally Cross Country 2022, ele celebrou o bicampeonato nacional pela classe Brasil, além da segunda vitória consecutiva pela categoria no Sertões. “As expectativas são as melhores, vamos começar mais um ano e estou muito focado para buscar os objetivos da temporada. O Rally Minas Brasil é uma prova bem organizada, tenho certeza de que vai ser uma grande abertura para 2023”, conclui. 

A equipe Honda Racing de Rally é patrocinada por Pro Honda, DID, Fly e Honda Seguros. 

Programação* – Rally Minas Brasil 2023
Parque de apoio – Grande Hotel Termas de Araxá – Araxá (MG)

8/3 (Quarta-feira)
14h – Prólogo
Deslocamento inicial – 14,25 km
Trecho cronometrado – 11,94 km
Deslocamento final – 11,69 km
Total – 37,88 km

18h – Briefing para equipes de apoio
19h – Briefing para competidores

9/3 (Quinta-feira) – Etapa 1
8h – Largada Especial – Etapa 1 
Deslocamento inicial – 11,81 km
Trecho cronometrado – 201,88 km
Deslocamento final – 11,73 km
Total – 225,42 km

19h – Briefing

10/3 (Sexta-feira) – Etapa 2
8h – Largada Especial – Etapa 2 
Deslocamento inicial – 25,30 km
Trecho cronometrado – 182,42 km
Deslocamento final – 24,98 km
Total – 232,70 km

19h – Briefing

11/3 (Sábado) – Etapa 3
8h – Largada Especial – Etapa 3
Deslocamento inicial – 11,73 km
Trecho cronometrado – 186,74 km
Deslocamento final – 11,70 km
Total – 210,17 km

19h – Cerimônia de premiação

TOTAL PERCURSO: 706,17 km
TOTAL TRECHOS CRONOMETRADOS: 582,98 km. 

* A programação é fornecida pela organização do evento e está sujeita a alterações. 

Reportagem: Mundo Press
 

Confira também