Honda Racing vai ao Tocantins para a decisão do Brasileiro de Rally Raid 2025

Rally

Honda Racing vai ao Tocantins para a decisão do Brasileiro de Rally Raid 2025

Palmas (TO) – A Honda Racing está em Palmas, Tocantins, para a decisão do Campeonato Brasileiro de Rally Raid para motocicletas. Na briga pelos títulos da temporada 2025, a equipe competirá com sua formação completa: Martin Duplessis e Romain Dumontier na categoria Moto 1, Bruno Crivilin na Moto 2, Tiago Wernersbach na Moto 3 e Alexandre Valadares “Brankim” na Brasil. A prova final da competição será o Sertões Series Tocantins, que tem início nesta quarta-feira (24/9) e vai até sábado (27/9).   

O desafio promete testar os pilotos por meio de especiais técnicas e grande variedade de terrenos. Em quatro etapas, a prova soma o percurso de 1.088 quilômetros, 956 deles contra o relógio. A chegada será na cidade de Dianópolis (TO), depois de enfrentarem as areias do Jalapão, caminhos estreitos e sinuosos, serras, pontos de trial e erosões, incluindo trechos com pedras, piçarra e cascalho. 

Líder da Moto 1, o francês Romain Dumontier espera confirmar o título da classe com a motocicleta Honda CRF 450RX. “Quero encontrar um ritmo bom na prova final, como consegui fazer em alguns dias do Sertões. Estou confiante de que encerrarei o campeonato da melhor forma”, disse o campeão mundial e do Dakar pela categoria Rally 2 em 2023. 

Atual bicampeão latino-americano de Rally Raid, Martin Duplessis está em terceiro lugar da classificação geral do Brasileiro (na frente de Dumontier). O argentino ocupa o mesmo posto na tabela da Moto 1 e pilota a CRF 450RX. “A diferença de pontos dos primeiros colocados é pequena, então há muitas possibilidades. O objetivo é conquistar os títulos e levar a Honda Racing para cima. Estou me sentindo forte e animado, treinei bastante, e fizemos um bom acerto na moto. Eu me sinto focado para entregar o máximo nesta última prova.”

Pela Moto 2, com outra CRF 450RX, o vice-líder Bruno Crivilin faz um memorável ano de estreia na modalidade – o capixaba vem do enduro, modalidade que possui 12 títulos nacionais na carreira. “É a última prova do Brasileiro de Rally Raid e todo o time Honda Racing está na briga por títulos. Espero fazer bem o meu trabalho e chegar no final com o objetivo cumprido, que é ser campeão da categoria. Não vai ser fácil, mas toda a equipe está bem e as motos estão muito boas.”  

Tiago Wernersbach está próximo do título da Moto 3. Atual tetracampeão brasileiro na categoria Brasil, o também capixaba acelera para confirmar a taça inédita com a motocicleta CRF 450RX. “Estou muito feliz com a final do Brasileiro. Esse ano fiz a minha estreia em uma categoria diferente e consegui manter o ritmo de vitórias. É muito provável que eu seja campeão da Moto 3, vou fazer de tudo para confirmar esse resultado”, afirmou. 

Outro que encara um novo desafio em 2025 é o mineiro Alexandre Valadares, o Brankim. Ele veio do enduro, do qual é tetracampeão nacional, e comanda a motocicleta CRF 250F. Mesmo sem disputar as primeiras provas Brasileiro de Rally Raid, por conta de uma lesão, Brankim foi o campeão da categoria para motos nacionais no Sertões, feito que o conduziu à liderança da classe Brasil. “Foi um ano difícil, por conta da lesão, mas consegui ganhar o Sertões e salvar bons pontos para o campeonato. Espero fazer uma boa prova e conquistar o título da Brasil”, concluiu.  

A equipe Honda Racing Brasil de Rally tem patrocínio de Pro Honda, Honda Seguros, Axalta, DID, NGK, Ogio e ASW. 

Programação* Sertões Series Tocantins (final Brasileiro de Rally Raid 2025)

Quarta-feira (24/9) – Etapa 1
Palmas / Ponte Alta do Tocantins 
Deslocamento Inicial: 31 km
Especial: 312 km
Deslocamento Final: 18 km
Total: 361 km

Quinta-feira (25/9) – Etapa 2 
Ponte Alta do Tocantins / Ponte Alta do Tocantins 
Deslocamento Inicial: 7 km
Especial: 257 km
Deslocamento Final: 7 km
Total: 271 km

Sexta-feira (26/9) – Etapa 3 
Ponte Alta do Tocantins / Dianópolis
Deslocamento Inicial: 28 km
Especial: 182 km
Deslocamento Final: 34 km
Total: 244 km

Sábado (27/9) – Etapa 4
Dianópolis / Dianópolis
Deslocamento Inicial: 2 km
Especial: 205 km
Deslocamento Final: 5 km
Total: 212 km

Percurso Total: 1.088 km
Especiais (trechos cronometrados): 956 km

* A programação é fornecida pela organização do evento e está sujeita a alterações. 

Reportagem: Mundo Press
 

Confira também