Monster Energy Honda tem quatro pilotos entre os cinco mais rápidos do Rally Dakar 2024

Rally

Monster Energy Honda tem quatro pilotos entre os cinco mais rápidos do Rally Dakar 2024

Al Salamiya (Arábia Saudita) – A Monster Energy Honda teve desempenho sólido na terceira etapa do Rally Dakar 2024, nesta segunda-feira (8/1), na Arábia Saudita. A equipe ganhou posições na tabela das motos e agora ocupa quatro lugares entre os cinco pilotos mais rápidos, com a Honda CRF 450 RALLY. 

O chileno José Ignacio "Nacho" Cornejo manteve a vice-liderança da prova, seguido pelo norte-americano Ricky Brabec e pelo compatriota Pablo Quintanilla. Do nono lugar, o francês Adrien Van Beveren pulou para a quinta colocação. Skyler Howes, dos Estados Unidos, também subiu na tabela de classificação – do 18º para o 13º lugar. 

Entre Al Duwadimi a Al Salamiya, os pilotos cumpriram 733 km de percurso, sendo 438 de especiais (trechos cronometrados), na terceira etapa do Rally Dakar. No coração da Arábia Saudita, a terceira etapa teve grande variedade de terrenos, incluindo dunas e trilhas repletas de pedras, além de bastante exigência na navegação. 

Vencedor do Dakar 2020, Ricky Brabec foi o segundo mais rápido do dia, atrás do argentino Kevin Benavides, e ainda conseguiu descontar tempo do atual líder geral das motos, Ross Branch, da Botsuana. Van Beveren foi outro destaque da etapa, em terceiro lugar, bem como o quarto colocado Skyler Howes.  

Depois da vitória na etapa anterior, Nacho Cornejo encarou a difícil tarefa de abrir a trilha. Ele logo passou a pilotar junto com Pablo Quintanilla e fechou o dia em sexto lugar – uma posição à frente do compatriota. 

A etapa também foi marcada pela primeira parte de uma etapa maratona: no final do dia, os mecânicos tiveram duas horas para trabalhar nas motos, que foram levadas ao Parque Fechado. 

A maratona continua e os pilotos só poderão contar com auxílio mecânico externo no final da quarta etapa, entre Al Salamiya e Al-Hofuf, situada no oásis de Al-Ahsa, Patrimônio Mundial da UNESCO. Serão 631 quilômetros de roteiro nesta terça-feira (9/1), incluindo 299 de especiais.  

O 46º Rally Dakar é válido como abertura do Campeonato Mundial da modalidade e tem percurso de mais de 7.900 km – cerca de 4.770 deles de especiais. O desafio total soma 12 etapas, além de um dia de descanso, e a chegada está programada para 19 de janeiro, em Yanbu. Esta é a quinta vez que o Rally Dakar é sediado na Arábia Saudita. 

Ruben Faria (Gerente geral da equipe Monster Energy Honda Team) – “Foi um bom dia para a equipe Monster Energy Honda. Os nossos pilotos recuperaram algum tempo, o que é positivo, e estamos na briga. A quarta etapa não deve ser muito difícil, mas tudo pode acontecer no Rally Dakar. Quando achamos que uma etapa é fácil, às vezes temos problemas, então vou ficar de dedos cruzados para termos outro bom dia”.

Pablo Quintanilla #7 – “Estou feliz por ter passado por essa etapa, especialmente por ter sido tão difícil e complicada. Consegui alcançar o Nacho no reabastecimento e, a partir daí, andamos juntos até o final. Isso foi ótimo porque havia referências no road book que estavam muito próximas umas das outras e nós nos ajudamos”.

Ricky Brabec #9 – “Recuperei algum tempo e pilotei o melhor que pude. Foi um dia longo e tive alguns contratempos no início, mas aqui estou no final da terceira etapa, então fico feliz por poder seguir em frente. Ainda há um longo caminho a percorrer e continuaremos lutando”. 

Skyler Howes #10 – “Foi outro dia muito rápido e complicado, inclusive para a navegação. Entramos em algumas dunas legais, o que foi uma boa mudança de ritmo, mas havia muito mais pedras - e estou me divertindo muito nelas. No início da especial, encontrei Toby (Price) e andei com ele praticamente o dia todo, então ele assumiu a liderança nas dunas e eu nas rochas. Foi um dia muito divertido, não sem erros novamente, então sei que posso melhorar um pouco mais”.

José Ignacio "Nacho" Cornejo #11 – “Tive de abrir caminho em uma etapa muito complicada, com uma mistura de terreno e navegação difícil, então o Pablo me alcançou e andamos juntos. Acho que fizemos um bom trabalho, pois não foi fácil e foi necessário muito tempo para nos concentrarmos, por isso foi um pouco exaustivo mentalmente. O objetivo era fazermos uma pilotagem de segurança, porque os mecânicos só tiveram duas horas para trabalhar nas motocicletas, então não queríamos dar nenhum trabalho extra”.

Adrien Van Beveren #42 – “Essa etapa foi melhor para mim, mesmo complicada e com muita navegação. Havia trechos rápidos, outros mais lentos, e estou feliz com o meu dia. Essa etapa deve ter sido difícil para muitos pilotos, mas precisamos nos concentrar, pois estamos apenas no início”.

Resultados – Rally Dakar 2024 / Arábia Saudita

Classificação após a etapa 3 / Motos (extraoficial – cinco primeiros)
1 - Ross Branch (BWA) - #46 - 14h32m51s 
2 - José Ignacio "Nacho" Cornejo (CHI) - #11 - 14h36m02s - Equipe Monster Energy Honda
3 - Ricky Brabec (EUA) -#9 - 14h37m59s - Equipe Monster Energy Honda
4 - Pablo Quintanilla (CHI) - #7 - 14h49m07s - Equipe Monster Energy Honda 
5 - Adrien Van Beveren (FRA)- #42 - 14h53m07s - Equipe Monster Energy Honda
13 - Skyler Howes (EUA) - #10 - 15h14m36s - Equipe Monster Energy Honda

Etapa 3 / Motos (extraoficial – cinco primeiros)
1 - Kevin Benavides (ARG) - #47 - 4h39m28s
2 - Ricky Brabec (EUA) -#9 - 4h40m39s - Equipe Monster Energy Honda
3 - Adrien Van Beveren (FRA)- #42 - 4h42m19s - Equipe Monster Energy Honda
4 - Skyler Howes (EUA) - #10 - 4h42m25s - Equipe Monster Energy Honda

5 - Ross Branch (BWA) - #46 - 4h42m46s
6 - José Ignacio "Nacho" Cornejo (CHI) - #11 - 4h43m02s - Equipe Monster Energy Honda
7 - Pablo Quintanilla (CHI) - #7 - 4h43m42s - Equipe Monster Energy Honda

Confira também