Ricky Brabec lidera equipe Monster Energy Honda HRC no prólogo do Dakar 2026

Rally

Ricky Brabec lidera equipe Monster Energy Honda HRC no prólogo do Dakar 2026

Yanbu (Arábia Saudita) – O cronômetro do Rally Dakar 2026 começou a rodar na Arábia Saudita. Neste sábado (3/1), os pilotos da equipe Monster Energy Honda HRC iniciaram a disputa do mais difícil rally do mundo no prólogo que abriu a competição. Em um percurso curto, mas desafiador, o norte-americano Ricky Brabec foi o melhor representante do time com a terceira posição geral entre as motos - a apenas cinco segundos do menor tempo do dia, registrado pelo espanhol Edgar Canet.
 
A partir do acampamento de Yanbu, os competidores percorreram um deslocamento de 41 quilômetros para chegar ao ponto de largada do trecho cronometrado de 22 km. Um desafio curto, considerando o que vem pela frente, mas que exigiu concentração absoluta entre caminhos velozes, trechos repletos de pedras e um terreno que mudava constantemente, mantendo os pilotos no limite, com um ritmo forte do início ao fim.
 
Para Brabec, bicampeão do Dakar, a importância de um bom resultado era clara. O desempenho positivo lhe traria a chance de escolher uma posição de largada favorável para a primeira etapa - e foi exatamente o que ele conseguiu, mostrando confiança para completar o prólogo em pouco mais de 11 minutos e meio com sua motocicleta Honda CRF450 RALLY.
 
Segundo colocado no Dakar 2025 e vencedor do prólogo em 2024, Tosha Schareina ficou com a sétima posição na geral (6ª na categoria Rally GP), a 23 segundos da liderança. O espanhol, que venceu o último Sertões, buscou manter ritmo constante em meio à vasta paisagem. Logo atrás, a um segundo, veio o francês Adrien van Beveren, que larga para seu 11° Dakar e perdeu algum tempo nos quilômetros finais. Skyler Howes, dos Estados Unidos, completou a participação da equipe com a nona posição da geral, sentindo-se à vontade no prólogo para concluí-lo a 32 segundos da melhor marca.
 
O foco se volta agora para a primeira etapa, neste domingo (4/1), quando os competidores farão um laço em torno de Yanbu para retornar à cidade. Serão no total 518 quilômetros de percurso, dos quais 305 cronometrados em um terreno rochoso traiçoeiro. Os furos de pneu serão um perigo constante, enquanto todos precisarão ter paciência e precisão para chegar ao fim do dia. As primeiras dunas e trechos arenosos darão um gosto do que vem pela frente na imensidão dos desertos sauditas. 

Válida como abertura do Campeonato Mundial de Rally Raid, a 48ª edição do Rally Dakar inclui quase oito mil quilômetros de desafios - cerca de cinco mil deles de trechos cronometrados. A chegada da prova será no dia 17 de janeiro, em Yanbu.
 
Ruben Faria (Gerente geral da equipe Monster Energy Honda HRC) – "Procuramos atacar ao máximo no prólogo em busca de boas posições de largada para a primeira etapa. Os resultados não foram exatamente o que esperávamos, mas é apenas o começo de mais um longo Rally Dakar. Ricky foi nosso destaque, com um desempenho forte que o levou ao terceiro lugar e o deixa em condição favorável para iniciar a disputa propriamente dita. Tosha terminou em sexto na categoria Rally GP (7º na geral). Na metade da especial, estava a apenas dois segundos da liderança, mas enfrentou dificuldades na parte final e perdeu algum tempo. A primeira etapa tende a ser desafiadora para ele, já que muitos dos ponteiros devem optar por largar mais atrás, mas tenho certeza de que andará o mais forte que puder. Adrien chegou a sair do caminho correto e perdeu tempo, enquanto Skyler não teve um prólogo dos mais tranquilos. Agora as atenções se voltam para a primeira etapa. Nossos pilotos vão buscar o máximo desempenho para conquistar boas posições".
 
Ricky Brabec #9 – "Foi um grande prólogo, terminei em uma boa posição e estamos em condição favorável para a primeira etapa. Muito bom voltar a acelerar e deixar para trás a ansiedade pela largada. Foi um começo animador, mas agora é que o verdadeiro Rally Dakar começa para valer". 
 
Skyler Howes #10 –
"Eu me senti à vontade no prólogo, realmente gosto de desafios assim. É o maior rally do mundo e isso combina com um prólogo em meio ao deserto, mais extenso e muito veloz. Eu estou bem, a moto está rendendo bem, trabalhamos duro como equipe e tenho um resultado consistente, que me colocará em boa posição para iniciar de verdade o rally, na primeira etapa. Estou muito feliz por começar meu oitavo Dakar, é algo até insano de dizer, e realizando um sonho ao ser parte da equipe Monster Energy Honda HRC. Feliz e ansioso para essas próximas duas semanas que prometem ser caóticas".
 
Adrien van Beveren #42 – "Foi bom para aliviar o nervosismo. O prólogo estava bem rápido, praticamente velocidade máxima o tempo todo. Talvez em algum momento eu tenha aliviado o acelerador um pouco demais, mas, no geral, me senti muito bem. Estou confortável, me sinto seguro e mal posso esperar para começar as longas etapas".
 
Tosha Schareina #68 – "Não foi fácil. O prólogo era bastante diferente dos que encontramos normalmente nas etapas do Mundial de Rally Raid. O percurso foi muito veloz e eu tentei atacar. Acredito que temos uma boa posição de largada para a primeira etapa. Preferia partir mais atrás, mas ainda temos 13 dias pela frente e vamos em busca do nosso melhor".
 
Resultado – Rally Dakar 2026 / Arábia Saudita
 
Prólogo Motos / Geral (extraoficial)

1 - Edgar Canet (ESP) - #73 - 11min31seg
2 - Daniel Sanders (AUS) - #1 - +3seg
3 - Ricky Brabec (EUA) -#9 - +5seg - Monster Energy Honda HRC
7 - Tosha Schareina (ESP) - #68 - +23seg - Monster Energy Honda HRC
8 - Adrien Van Beveren (FRA)- #42 - +24seg - Monster Energy Honda HRC
9 - Skyler Howes (EUA) - #10 - +32seg - Monster Energy Honda HRC

Prólogo Motos / Categoria Rally GP (extraoficial)
1 - Edgar Canet (ESP) - #73 - 11min31seg
2 - Daniel Sanders (AUS) - #1 - +3seg
3 - Ricky Brabec (EUA) -#9 - +5seg - Monster Energy Honda HRC
6 - Tosha Schareina (ESP) - #68 - +23seg - Monster Energy Honda HRC
7 - Adrien Van Beveren (FRA)- #42 - +24seg - Monster Energy Honda HRC
8 - Skyler Howes (EUA) - #10 - +32seg - Monster Energy Honda HRC

Confira também