Para você que é curioso e quer saber tudo sobre a história da moto, curiosidades da Honda e acontecimentos extraordinários do universo das motocicletas, contamos tudo aqui. Surpreenda-se com a jornada da marca que mais entende de sonhos.
Nada mais apropriado do que criar uma data – 27 de julho – para homenagear os motociclistas brasileiros. Afinal, os detentores da CNH categoria A são cerca de 40 milhões em todo o país. É uma multidão de gente feliz, que escolheu o guidão da motocicleta ou da scooter para trabalhar, passear, usar como meio de transporte ou tudo isso junto e misturado.
As primeiras motocicletas começaram a chegar ao Brasil no comecinho do século 20, modelos que, basicamente, eram bicicletas motorizadas, de baixa potência e destinadas a uma elite que via o veículo como uma excêntrica novidade, sem saber exatamente para o que serviam a não ser para diversão em curtos passeios.
Foi com a chegada da Honda ao Brasil, no começo dos anos 1970, que efetivamente a motocicleta se democratizou, enraizando-se em nossa sociedade. Hoje, quase meio século depois da primeira Honda CG 125 sair da linha de montagem de Manaus, AM, não há localidade no país em que não haja uma motocicleta, na esmagadora maioria das vezes uma Honda, claro, já que a marca é líder disparada do mercado nacional – e mundial – desde sempre.
O Dia do Motociclista é, portanto, uma data para se comemorar muito, pois o papel da motocicleta no Brasil foi – e vai – bem além do mero veículo de locomoção. A moto é, de fato, um instrumento de democratização, de cidadania e de integração social. Nesse contexto, o motociclista se tornou personagem indispensável de nossa sociedade, não apenas para a entrega de encomendas, documentos, refeições e tudo o mais que for possível transportar em uma motocicleta.
A ferramenta de trabalho com guidão, motor e duas rodas é hoje insubstituível, o ganha pão de milhares de brasileiros. Uma realidade positiva tanto para quem usa moto para trabalhar como para os que são beneficiados pelos motociclistas. Tal panorama é mais do que evidente nos centros urbanos, mas, para além disso, a motocicleta oferece oportunidade e qualidade de vida também para aqueles que vivem onde o transporte público é precário ou praticamente inexiste.
Vilarejos perdidos no meio de florestas, propriedades rurais encravadas em regiões distantes de tudo e de todos e, por incrível que possa parecer, até mesmo em lugares do grande Brasil onde nem sequer existem estradas: em todas as partes do gigantesco território nacional há uma motocicleta – a CG! – presente. E, sobre ela, um feliz motociclista, que se aproveita da liberdade de ir e vir, praticidade e economia que só uma moto oferece.
A moto também é um grande objeto de desejo para a diversão. Viagem de moto, motos customizadas, motos para fazer trilha, motos para competir ou mesmo para colecionar. Há sempre um jeito de ser motociclista...
Se você ainda não é um e está lendo estas linhas, não perca mais tempo, entre logo para esta tribo, e nos futuros dias 27 de julho você terá orgulho em ouvir os votos de “Feliz Dia do Motociclista!”
Mulher sorridente com capacete em mãos indo ao encontro de sua motocicleta Honda Pop
Homem e mulher com seus capacetes em mãos ao lado de suas Honda PCX em meio a outras pessoas
Homem sentado vestindo jaqueta de proteção Honda, com capacete no colo ao lado de sua CRF 1100L a Africa Twin admirando a paisagem
Casal sentado em meio a natureza admirando a paisagem com suas motocicletas Honda Sahara ao fundo
Detalhe Retrovisor de motocicleta Honda
CRF 1100L a Africa Twin estacionada a beira da estrada e piloto ao fundo com capacete em mãos admirando a paisagem da natureza