Encontrar uma concessionária

As asas da Honda e as primeiras motos

O poder dos sonhos

Para você que é curioso e quer saber tudo sobre a história da moto, curiosidades da Honda e acontecimentos extraordinários do universo das motocicletas, contamos tudo aqui. Surpreenda-se com a jornada da marca que mais entende de sonhos.

As asas da Honda e as primeiras motos

O poder dos sonhos 21/09/2020
Moto Honda C110 Super Sports Cub de 1961

Soichiro Honda fundou sua empresa em 1948, mas mesmo antes disso as asas que caracterizam o logotipo da Honda já faziam a cabeça do dinâmico empreendedor japonês voar.

Como todos de seu tempo, Soichiro foi muito influenciado pela mitologia grega e seus significados, especialmente pela deusa Nike, cuja imagem é representada por uma mulher alada portando uma coroa de louros. Foi dali que veio a inspiração para o primeiro logotipo da Honda.

Obcecado por vencer, seja nas pistas ou comercialmente, para Soichiro Honda a deusa grega da vitória pareceu perfeita para ser associada à imagem de sua empresa. Já em 1947, antes mesmo da fundação formal da Honda Motor Co. as bicicletas motorizadas de Soichiro – sua primeira incursão no mundo da mobilidade – traziam a deusa alada no logotipo.

Uma deusa alada em amarelo, nome Honda em letras vermelhas em um fundo azul é o logotipo que aparece naquela que é considerada a primeira motocicleta Honda de fato – por não ter pedais de bicicleta como as anteriores –, a Dream Type D. Tal emblema durou até a chegada da Benly J-Type, que estampava no tanque duas asas estilizadas.

Sim, a imagem da deusa Nike sumiu deixando apenas suas asas no emblema da Honda, como que dizendo “vocês já estão voando sozinhos, não precisam mais de mim!”. Uma grande verdade, pois o sucesso da tecnologia Honda estava prestes a tornar a marca uma potência mundial.

Foi através da Benly que, já em 1955, a Honda assumiu a asa única como logo. A palavra “Dream” vinha grafada sob a asa em alguns modelos, em outros apenas as letras “HM”, de Honda Motors. Tais variações vinham acompanhadas de ligeiras alterações no formato da asa.

O começo dos anos 1970 traz uma evolução no design do emblema que, de um modo geral, é o que perdura até hoje: asa estilizada surgiu acima do nome Honda. E não demorou nada para que letras e símbolo da Honda se fundissem em uma coisa só, formando um logo forte, como a própria história da empresa. Das adversidades do Japão arrasado na 2ª Grande Guerra à liderança mundial o tempo literalmente voou, e nas pistas e revendas de todo o planeta a Honda literalmente fez jus à suas asas da vitória.