Quer entender um pouco mais sobre o funcionamento e manutenção de motos? Aqui você encontra dicas e cuidados que precisa ter com a sua motocicleta, passando por acessórios, peças, revisões equipamentos e muito mais.
Aaahhh, a terra...Que delícia é poder encarar uma trilha ou uma pista de motocross, explorando a capacidade de sua motocicleta de oferecerdesempenho à altura do teu talento ao guidão, não é mesmo? E, tão prazeroso como pilotar na trilha ou na pista deve ser o "day after", o momento da sempre necessária revisão da moto de trilha após uma sessão de diversão na terra.
A manutenção da moto é fundamental, e especialmente as que rodas na terra exigem uma atenção maior para o sistema de transmissão. O conjunto coroa, corrente e pinhão –naturalmente muito exposto à água, areia, terra e lama –exige cuidados frequentes, e a limpeza e lubrificação deste conjunto é o 1º passo.
Como limpar a corrente da moto? Eliminar a sujeira aderida exige habilidade mínima e, em geral, basta lavar com água à temperatura ambiente, sem pressão excessiva. Um pano seco finaliza o serviço, e é muito importante jamais usar produtos como querosene ou gasolina na limpeza da corrente, que podem atacar a borracha dos anéis de vedação (conhecidos por o-rings), fazendo-os perder durabilidade, eficiência, e diminuindo a vida útil da corrente de transmissão.
Uma vez limpa e seca é obrigatório aplicar um produto específico para lubrificação de correntes com retentores. No passado era comum aplicar óleo de motor usado, no entanto tal prática não é ideal. Além de emporcalhar o meio ambiente, não proporciona um efeito de lubrificação duradouro, pois a própria força centrífuga ocasionada pela roda girando se encarrega de expulsar o lubrificante. Sprays lubrificantes específicos para correntes com retentores contêm não apenas óleo, mas também um componente que o faz aderir à superfície, prolongando a proteção.
Outra tarefa obrigatória para praticantes de off road é cuidar da "respiração" de suas motocicletas, ou seja,limpar o filtro de ar de sua moto. Tudo consiste em eliminar sujeira do elemento filtrante. As CRF usam filtro de espuma, que devem ser lavados com solvente limpo (não inflamável) e limpe também o interior da caixa que o abriga de sujeira. Esta é uma açãocrucial para prolongar a vida útil do motor. Antes de colocar o filtro de espuma limpo de volta é preciso saturá-lo de óleo para transmissão (SAE 80-90) e, em seguida, espremê-lo para retirada do excesso.
Modelos como as NXR usam filtros de ar do tipo úmido viscoso, que não admitem limpeza, portanto a indicação e a troca quando o pó/terra e sujeira impregná-lo. Modelos mais antigos, como a XR 250 Tornado, são equipados com filtro de ar seco, que pode ser limpos usando jato de ar. O importante é você identificar o tipo de filtro. Tanto para isso quanto para o procedimento adequado para a lavagem de sua moto a melhor das dicas é a consulta ao manual do proprietário ou sua concessionária Honda preferida.
Por último –mas nem por isso menos importante –está a substituição regular do óleo do motor, cuja especificação e frequência deve ser a que consta no manual.Última dica: a inspeção visual de itens como raios e aros de roda, freios eseus dutos ou varões, pneus e suspensões é prática que deve se tornar corriqueira para evitar contratempos. Manter sua moto em perfeito estado, seja no aspecto da performance como da segurança, significa problemas no modo off e segurança e satisfação no ON!