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Como pilotar bem uma moto

Na prática

Dicas de pilotagem, segurança e muito mais. Para você melhorar o desempenho e a performance e ainda ter mais prazer a bordo da sua motocicleta.

Como pilotar bem uma moto

Na prática 13/07/2018

Como pilotar uma moto corretamente? Há muitos aspectos que envolvem uma resposta adequada à esta pergunta, mas com certeza tratar mal o acelerador, câmbio, embreagem e freios é sinônimo de pilotagem ruim.

Os cuidados ao pilotar uma moto de forma certa passam pela suavidade aos comandos. Quanto mais suave, melhor será sua pilotagem, porém, toda regra tem sua exceção, e neste caso ela é relativa aos freios: em caso de emergência, nas “frenagens pânicas, é importante aplicar a forçamáxima e atingir o limite do sistema, coisa que você só aprenderá treinando bastante. Porém, para o restante das situações, a suavidade é a regra.

FREIOS –Frear suavemente é o idealquando não há emergências à vista.Em frenagensmais fortes a suspensão dianteira afunda,e isso diminui acapacidade de absorção dasirregularidadesdo solo, ecoisa parecida ocorre quando a ação no freio traseiro é exagerada,oque resulta quase sempre com uma indevida derrapagem. Desta maneira, aprenda a antecipar ao máximo a frenagem,usar menos força nos comandos e assim obter frenagens seguras.

GUIDÃO –O sistema de direção de uma moto é comandado pelo guidão, mas na verdade quem "manda" nas mudanças de direção é seu corpo. Segure o guidão de maneira firme mas, nas mudanças de direção é preciso usar o corpo, deixando o conjunto moto-piloto como se fosse uma coisa só, sem movimentos bruscos. Suavidade é o segredo para contornar as curvas de maneira perfeita.

ACELERADOR –O acelerador deve ser usado de modo gradual e progressivo para uma pilotagem perfeita. Perceba que, na maioria das vezes, acelerar um pouco menos quase não altera a progressão, mas ajuda muito para melhorar o consumo não só de combustível,mas também de pneus e freios. O acelerador é o comando principal de qualquer moto, conexão direta com o coração que é o motor. Use sua sensibilidade para usá-lo melhor, e isso quer dizer mais suavemente.

CÂMBIO –Para evitar que o câmbio, e todo o sistema de transmissão sofra, é preciso caprichar nas trocas de marchas, entender em qual rotação a alavanca parece praticamente não oferecer resistência. Descobrindo esse momento, quando a marcha praticamente entra sozinha, sem quase nada de força na alavanca, significa que a manobra foi perfeita. E suave! Isso vale tanto para passar marchas como para a redução.

EMBREAGEM –De novo, “menos é mais”. Quanto menos sua mão estiver sobre a embreagem, melhor será. Toda vez que sua embreagem estiver acionada, haverá desgaste, assim usar bem a embreagem significa usá-la pouco, e sempre suavemente.