Para você que é curioso e quer saber tudo sobre a história da moto, curiosidades da Honda e acontecimentos extraordinários do universo das motocicletas, contamos tudo aqui. Surpreenda-se com a jornada da marca que mais entende de sonhos.
Todo dia é dia de andar de motocicleta, mas em 27 de julho é o dia Dia Nacional do Motociclista. A data comemorativa entrou em vigor através da Lei 15.006, sancionada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva em 18 de outubro de 2024.
O objetivo da data é o de promover ações voltadas ao uso consciente do veículo, de equipamentos de segurança e promover a pilotagem segura, em total respeito à legislação vigente.
O constante aumento da frota de motocicletas no Brasil – estimada atualmente em cerca de 35 milhões – justifica largamente dedicar um dia aos motociclistas do Brasil, homens e mulheres que ao guidão se divertem e trabalham, conquistando uma mobilidade que é sinônimo de democracia, liberdade e paixão.
A história por trás do Dia do Motociclista
Aliás, a história por trás do Dia Nacional do Motociclista envolve paixão, reconhecimento e um enorme aspecto sentimental. Tudo começou em Sorocaba, no interior do Estado de São Paulo, através da concessionária Honda na cidade, a Rogencial, que atuou de 1972 a 1991 – antes mesmo da abertura da fábrica em Manaus, o que ocorreu em 1976.
O forte da Rogencial era a assistência técnica dedicada aos modelos de então, importados pela Honda: as SS 50V, SS 90V, Honda CB 125S e CB 350, entre outras. Para tal, o proprietário da concessionária, Rogério Gonçalves, tinha como braço direito o mecânico Marcus Bernardi, um expert na manutenção das Honda e um apaixonado motociclista, que veio a falecer em 27 de julho de 1974.
Marcus Bernardi: A perda e o legado eterno.
A perda de Marcus Bernardi causou profunda comoção entre os motociclistas de toda a região, que sucessivamente, a cada 27 de julho, organizavam um encontro em sua memória que cresceu ano após ano, até culminar no Dia do Motociclista, agora oficializado por lei, que será celebrado em todo o Brasil. Uma justa e exemplar homenagem, que nasceu através da paixão pelas Honda.