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Dicas e cuidados com a sua moto

Na Garagem

Quer entender um pouco mais sobre o funcionamento e manutenção de motos? Aqui você encontra dicas e cuidados que precisa ter com a sua motocicleta, passando por acessórios, peças, revisões equipamentos e muito mais.

Dicas e cuidados com a sua moto

Na Garagem 07/11/2019
Painel da Moto Honda com luz laranja, conta giro e setas

Seguidas à risca, estas dicas garantirão o bom funcionamento de sua motocicleta.

1- TROCA DE ÓLEO

Quando trocar o óleo da moto? No prazo recomendado pelo manual do proprietário. Reduzir o prazo não precisa, os técnicos estabeleceram a quilometragem indicada com uma boa margem de segurança. “Esticar” as trocas, rodar mais do que o sugerido, não é indicado. Motivos para trocar o óleo regularmente não faltam, pois não é só o uso, a quilometragem percorrida, o que causa deterioração do lubrificante (seis meses é o prazo máximo entre trocas). O óleo, especialmente nos motores refrigerados a ar, tem dupla função: lubrificar e refrigerar, o que torna primordial a regularidade da troca e a qualidade do óleo, ou seja, sempre use o lubrificante recomendado pelo fabricante, tanto marca como – e principalmente – a especificação. Verifique com frequência a quantidade pela varetinha (ou pelo visor que há em alguns modelos). É comum o nível do óleo baixar durante o período de utilização, mas se a redução se tornar exagerada, é preciso tentar saber a causa. Se não houver sinal de vazamento evidente, a avaliação da oficina autorizada é a solução.

2- CAIXA DE DIREÇÃO

A caixa de direção de sua moto necessita de um ajuste periódico. A folga na caixa de direção é fácil de perceber pelos ruídos na região do guidão, em geral mais evidentes em ruas esburacadas. Como tirar a folga da caixa de direção? Na oficina autorizada Honda, com mecânico treinado e ferramenta apropriada. Se o problema se agravar, o que poderia ser resolvido sem custo, só com ajuste, pode comportar a troca de componentes. O sistema de direção sem manutenção adequada afeta a dirigibilidade e, por consequência, a segurança.

3- ROTAÇÃO

Exagerar na rotação, "esticar as marchas" demais por longos períodos, é prejudicial para a durabilidade do motor. Rodar em rotações baixas demais também: a preguiça de reduzir as marchas assim como levar o ponteiro do conta giros toda hora até a faixa vermelha irá reduzir a vida útil do motor. Por mais robustos que sejam, motores devem ser tratados com inteligência. Regra de ouro? Nunca exagerar na rotação com ele ainda em fase de aquecimento, quando a temperatura do óleo ainda não atingiu o ideal, coisa que ocorre em poucos minutos, mas não imediatamente.

4- EMBREAGEM

A duração da embreagem da moto pode ser aumentada facilmente com estratégias simples. Parou no semáforo? Coloque o câmbio em ponto morto, pois a mão apertando a alavanca significa desgaste. Outra coisa que reduz a vida útil da embreagem é usá-la de maneira intensa por longo período: sendo um sistema que, como freios, trabalha tendo como princípio o atrito entre discos internos, o melhor é sempre usar a embreagem o mínimo, substituindo o uso excessivo pela ação correta no acelerador.

5- PRESSÃO DOS PNEUS

A pressão do pneu incorreta é meio caminho andado para problemas. Rodar com a pressão abaixo da indicada no manual do proprietário pode resultar em danos à carcaça, assim como aumenta a possibilidade de furos. Pneus com pressão abaixo da recomendada também deixa as rodas mais vulneráveis a amassados ou, pior, a quebras. Os pneus sem câmara exigem que o aro de roda esteja perfeito, pois se houver deformação ou amassado haverá perda de ar. Assim, seja com ou sem câmara, é sempre bom ter o hábito de verificar os aros de roda de sua moto regularmente, respeitar a calibragem recomendada pelo fabricante e verificá-las no mínimo uma vez por semana.

6- SUSPENSÕES

Não importa se você anda devagar ou rápido, ou se as ruas que você frequenta são bem pavimentadas ou não: se as suspensões de sua motocicleta não estiverem de acordo com a especificação determinada pela fábrica, a dirigibilidade (e a segurança) será prejudicada. Com o avançar da quilometragem e o tempo de uso os sistemas de suspensão, hidráulicos e mecânicos, exigirão manutenção e/ou substituição. Na suspensão dianteira há necessidade de troca do óleo e verificação das molas internas. Na traseira,o mais comum é a substituição do conjunto (ou dos conjuntos) mola-amortecedor.

7- MOTOR

Por vezes a falta de atenção pode provocar grandes estragos. Um pequeno barulhinho de motor que cresce a cada dia não pode ser jamais desconsiderado, e quanto antes você agendar a visita à oficina autorizada, melhor. Uma pequena alteração no ruído gerado pelo motor tende a ser um pequeno problema. Mas, se tratado com descaso, tende a aumentar e virar problemão. Outros aspectos que merecem atenção é perda de rendimento, oscilação de marcha lenta, dificuldade para “pegar” e excessiva fumaça pelo escapamento, sinais claros que seu motor precisa de um profissional da oficina autorizada.

8- TRANSMISSÃO

A vida útil da transmissão da moto, o conjunto decorrente, coroa e o pinhão, depende dos cuidados que ela recebe. A aplicação frequente de óleo lubrificante adequado para correntes é tudo de bom: ele tem como característica aderir à superfície da corrente e não atacar os delicados anéis vedadores presentes nas articulações, chamados de o-rings. Outra ação que aumenta a vida útil do sistema de transmissão é manter a corrente na tensão correta, nem muito esticada, nem muito frouxa.

9- LAVAGEM

Um dos principais cuidados com a moto é mantê-la limpa, mas é importante evitar jato de água sob pressão. Tanto componentes mecânicos como partes plásticas e metálicas podem ser prejudicados pela pressão excessiva, cruel com retentores e também com as faixas adesivas e mesmo com a pintura. O sistema elétrico é outro item que pode ser muito afetado por jatos de água sob alta pressão, assim como o painel de instrumentos. Deste modo, nada de pressão de água exagerada para lavar sua moto.

10- COMBUSTÍVEL

Como cuidar bem de sua moto passa pela escolha do combustível de qualidade. Nas motos modernas, os sistemas de injeção eletrônica por vezes são capazes de “mascarar” combustível de ruim, coisa que nas motos com carburador era impossível: falhavam na hora! A melhor estratégia para ter tranquilidade é abastecer em postos de confiança comprovada, estabelecer um vínculo cliente-fornecedor que só trará benefícios para você e para a mecânica de sua moto, sempre muito afetada quando o combustível é de má qualidade.