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Dicas e cuidados com a sua moto

Na Garagem

Dicas de funcionamento e manutenção, acessórios e equipamentos de pilotagem e tudo que você precisa saber para cuidar bem da sua motocicleta.

Dicas e cuidados com a sua moto

Na Garagem 07/11/2019

Seguidas à risca,estas dicasgarantirão o bom funcionamentodesua motocicleta.

1-TROCA DE ÓLEO

Quando trocar o óleo da moto? No prazo recomendado pelo manual do proprietário. Reduzir o prazonão precisa,os técnicos estabeleceram a quilometragem indicada com uma boa margem de segurança. “Esticar” as trocas, rodar mais do que o sugerido,não é indicado. Motivos para trocar o óleo regularmente não faltam,pois não é só o uso, a quilometragem percorrida,o que causadeterioração do lubrificante (seis meses é o prazo máximo entre trocas). O óleo, especialmente nos motores refrigerados a ar, tem dupla função: lubrificar e refrigerar, o que torna primordial a regularidade da troca e a qualidade do óleo, ou seja, sempre useo lubrificante recomendado pelo fabricante, tanto marca como –e principalmente –a especificação. Verifique com frequênciaa quantidade pela varetinha (ou pelo visor que há em alguns modelos). É comum o nível do óleo baixar durante o período de utilização, mas se a redução se tornar exagerada, é preciso tentar saber a causa. Se não houver sinal de vazamento evidente, a avaliação da oficina autorizada é a solução.

2-CAIXADE DIREÇÃO

A caixa de direção de suamoto necessita de um ajusteperiódico. A folga na caixa de direção é fácil de perceber pelosruídos na região do guidão, em geral mais evidentes em ruas esburacadas. Como tirar a folga da caixa de direção? Na oficina autorizada Honda, com mecânico treinado e ferramenta apropriada.Se oproblema se agravar, o que poderia ser resolvido sem custo, só com ajuste, pode comportar atroca de componentes. O sistema de direção sem manutenção adequada afeta a dirigibilidade e, por consequência, a segurança.

3-ROTAÇÃO

Exagerar na rotação, "esticar as marchas" demais por longos períodos, é prejudicial para a durabilidade do motor. Rodar em rotações baixas demais também: a preguiça de reduzir as marchas assim como levar o ponteiro do conta giros toda horaaté a faixa vermelha irá reduzir a vida útil do motor. Por mais robustos que sejam, motores devem ser tratados com inteligência. Regra de ouro? Nunca exagerar na rotação com ele ainda em fase de aquecimento, quando a temperatura do óleo ainda não atingiu oideal, coisa que ocorre em poucos minutos, mas não imediatamente.

4-EMBREAGEM

A duração da embreagemda motopode ser aumentada facilmente comestratégias simples. Parou no semáforo? Coloque o câmbio em ponto morto,pois a mão apertando a alavanca significa desgaste. Outra coisa que reduz a vida útil da embreagem é usá-la de maneira intensa por longo período: sendo um sistema que, como freios, trabalha tendo como princípio o atrito entre discos internos, o melhor é sempre usar a embreagem o mínimo, substituindo o uso excessivo pela ação correta no acelerador.

5-PRESSÃO DOS PNEUS

A pressão do pneuincorreta é meio caminho andado para problemas. Rodar com a pressão abaixo da indicada no manual do proprietáriopode resultar emdanos à carcaça, assim como aumenta apossibilidade de furos. Pneus com pressão abaixo da recomendadatambém deixa as rodas mais vulneráveis a amassados ou, pior, aquebras. Os pneus sem câmara exigem que o aro de roda esteja perfeito,pois se houver deformação ou amassado haveráperda dear. Assim, seja com ou sem câmara, é sempre bom ter o hábito de verificar os aros de roda de sua moto regularmente, respeitar a calibragem recomendada pelo fabricante e verificá-las no mínimo uma vez por semana.

6-SUSPENSÕES

Não importa se você anda devagar ou rápido, ou se as ruas que você frequenta são bem pavimentadas ou não: se as suspensões de sua motocicleta não estiverem de acordo com a especificação determinada pela fábrica, a dirigibilidade (e a segurança) será prejudicada. Com o avançar da quilometragem e o tempo de uso os sistemas de suspensão, hidráulicos e mecânicos, exigirãomanutenção e/ou substituição. Na suspensão dianteira há necessidade de troca do óleo e verificação das molas internas. Na traseira,o mais comum é a substituição do conjunto (ou dos conjuntos) mola-amortecedor.

7-MOTOR

Por vezes a falta de atenção pode provocar grandes estragos. Um pequeno barulhinho de motor que cresce a cada dia não pode ser jamais desconsiderado, e quanto antes você agendar a visita à oficina autorizada, melhor. Uma pequena alteração no ruído gerado pelo motor tende a ser um pequeno problema. Mas, se tratado com descaso, tende a aumentar e virarproblemão. Outros aspectos que merecem atenção é perda de rendimento, oscilação de marcha lenta, dificuldade para “pegar” e excessiva fumaça pelo escapamento, sinais claros que seu motor precisa de um profissional da oficina autorizada.

8-TRANSMISSÃO

A vidaútil da transmissão da moto, o conjunto decorrente, coroa e o pinhão,depende dos cuidados que ela recebe. A aplicação frequente de óleo lubrificante adequado para correntes é tudo de bom: ele tem como característica aderir à superfície da corrente e nãoatacar os delicados anéis vedadores presentes nas articulações, chamados de o-rings. Outra ação que aumenta a vida útil do sistema de transmissão é manter a corrente na tensão correta, nem muito esticada, nem muito frouxa.

9-LAVAGEM

Um dos principais cuidados com a moto é mantê-la limpa, masé importanteevitar jato de água sob pressão. Tanto componentes mecânicos como partes plásticas e metálicas podem ser prejudicados pela pressão excessiva, cruel com retentores e também com as faixas adesivas e mesmo com a pintura. O sistema elétrico é outro item que pode ser muito afetado por jatos de água sob alta pressão, assim como o painel de instrumentos. Deste modo, nada de pressão deáguaexageradapara lavar sua moto.

10-COMBUSTÍVEL

Como cuidar bem de sua moto passapela escolha docombustível de qualidade. Nas motos modernas,os sistemas de injeção eletrônica por vezes são capazes de “mascarar” combustível de ruim, coisa que nas motos com carburador era impossível: falhavam na hora! A melhor estratégia para ter tranquilidade é abastecer em postos de confiança comprovada, estabelecer um vínculo cliente-fornecedor que só trará benefícios para você e para amecânica de sua moto, sempre muito afetada quando o combustível é de má qualidade