As motos clássicas da Honda têm muita história para contar, com direito à curiosidades e momentos nostálgicos que te levarão em uma viagem no tempo. Afinal nossas motos antigas são únicas e dão vida aos novos modelos da Honda.
A primeira motocicleta de verdade fabricada pela Honda foi a Dream D-Type, assim considerada por não ter pedais de bicicleta como as Honda A-Type ou C-Type que a antecederam. Apresentada em agosto de 1949, a D-Type era equipada com um motor 2 tempos monocilíndrico de 98 cm3, com cerca de 3 cv de potência máxima e 0,44 kgf.m de torque.
Uma peculiaridade desse motor era o posicionamento do carburador, na frente do cilindro, enquanto a saída do escape ficava na parte posterior. Novidade também era o câmbio semiautomático de duas marchas, semelhante ao que equipa as Honda Biz atuais.
Essa primeira motocicleta Honda também se destacava por inovações técnicas na parte ciclística. O chassi em vez de ser tubular era realizado com chapas de aço prensadas, o que garantia grande robustez por exigir menos pontos de solda. Outras sofisticações técnicas eram a suspensão dianteira telescópica e os freios a tambor em ambas as rodas.
A Honda Dream D-Type foi um sucesso de vendas imediato, em grande parte por causa de seu câmbio semiautomático, que facilitava a pilotagem em uma época na qual as pessoas estavam, quando muito, habituadas a andar de bicicleta.
Outros fatores impulsionaram as vendas, como a possibilidade de poder comprá-la à prestação e também o apelo estético, uma vez que a Honda Dream D-Type era vendida em uma elegante tonalidade vinho escuro com requintados filetes brancos, enquanto todas as outras motocicletas daquele tempo eram pretas.
O sucesso da Dream D-Type fez o fundador, Soichiro Honda, investir em novas instalações industriais e contratar funcionários para atender a crescente demanda. A produção, que começou quase artesanal na fábrica de Hamamatsu, passou para uma nova fábrica em Tóquio, onde foi inaugurada a primeira linha de montagem da Honda, em um esquema de esteira rolante, algo inédito na indústria de motos do Japão.
A Dream D-Type foi fabricada de 1949 até 1951 e teve cerca de 3.500 unidades, todas vendidas no Japão, o que levou a marca à liderança do mercado local. Foi também a primeira Honda a receber o nome “Dream”, usado em muitos outros modelos depois da D-Type.
Sobre a criação desse nome, há versões variadas: há quem sustente que em uma pequena festa realizada para comemorar a produção das primeiras unidades, um funcionário teria dito que ter conseguido realizar aquela moto era um sonho, dream, em inglês. Soichiro Honda ouviu e teria resolvido batizar o modelo de Dream. Outra versão é que o próprio Soichiro insistentemente se referia ao seu sonho de virar um fabricante de motocicletas, o que teria conseguido realizando com modelo.
Motocicleta Honda D-Type
Moto Dream D-Type
Moto Honda D-Dream