Encontrar uma concessionária

Grandes novidades da Honda em 2022: CB 500F e CB 500X

Na prática

Para você que busca o prazer a bordo de uma motocicleta, com o melhor desempenho e performance sobre duas rodas, a Honda oferece os melhores conteúdos com dicas de segurança, economia e pilotagem de motos. Saiba tudo sobre o assunto e aplique seus conhecimentos na prática.

Grandes novidades da Honda em 2022: CB 500F e CB 500X

Na prática 13/07/2022

A família Honda CB 500 surgiu no Brasil no finalzinho de 2013 e logo se transformou em sucesso. Objeto do desejo de muitas pessoas, são motos que instantaneamente foram reconhecidas pelo acerto do seu projeto.

Potentes na medida exata – nem muito, nem pouco – ágeis e esteticamente bem resolvidas, em 2020 as CB 500 receberam modernizações que visaram não somente aspectos visuais, mas também importantes evoluções técnicas.

Na CB 500X estreou a roda dianteira aro 19, exaltando sua vocação de genuína aventureira. Na CB 500F, um novo amortecedor traseiro trouxe ainda mais eficiência, aliando o visual agressivo à um melhor comportamento na tocada esportiva.

Agora as CB 500 dão mais um passo à frente rumo ao aperfeiçoamento, que é tradicional nos modelos Honda, e chegam à 3ª geração ainda mais belas, agressivas e eficientes.

Suspensões, freios, iluminação e diversos aspectos técnicos receberam significativas melhorias enquanto na motorização permanece o admirado bicilindro DOHC de 471 cc e arrefecimento a líquido, cheio de torque desde as mais baixas rotações e com potência surpreendente em altas rotações. 

Grande novidade na família CB 500 2023 é a adoção da suspensão dianteira invertida Showa de 41 mm de diâmetro do tipo SFF-BP USD, o mesmo modelo que equipa as CB 650R e CBR 650R, uma evolução tecnológica que faz toda a diferença na estabilidade.

Este significativo passo à frente veio acompanhado do aperfeiçoamento na frenagem dianteira, agora com discos duplos tipo Wave de 296 mm de diâmetro em substituição ao disco simples de 310 mm, sendo que na CB 500F o par de pinças de freio tem fixação radial, como nas mais apimentadas esportivas.

Na suspensão traseira, a balança foi redesenhada e está mais leve, porém mais resistente à torção, garantindo melhor maneabilidade, que também foi favorecida pela chegada de novas rodas dianteiras, mais leves. Este conjunto de mudanças também provocou alterações benéficas na distribuição do peso, que ficou levemente mais concentrado no eixo dianteiro em ambos modelos.

O farol dianteiro da CB 500F é novo, mais agressivo, e está também mais eficiente pela introdução de LEDs mais potentes, que também foram aplicados aos piscas dianteiros. Novas pedaleiras de alumínio e o guidão cônico dão ao piloto uma posição de pilotagem mais agressiva.

Na aventureira CB 500X, as aletas laterais do tanque redesenhadas protegem ainda mais o novo radiador, formando um conjunto harmonioso com a carenagem frontal e o para-brisa, regulável em duas posições de altura. Farol mais potente e piscas em LED melhoraram a visibilidade, que também é favorecida pela posição de pilotagem ereta.

As novas CB 500 estão nas revendas Honda com três opções de cores disponíveis e são, como já sabem todos os motociclistas, as melhores escolhas do segmento para quem quer entrar no mundo das motocicletas de alta cilindrada, seja no estilo aventureiro ou esportivo.