Para você que é curioso e quer saber tudo sobre a história da moto, curiosidades da Honda e acontecimentos extraordinários do universo das motocicletas, contamos tudo aqui. Surpreenda-se com a jornada da marca que mais entende de sonhos.
Certas motocicletas parecem ter o poder um poder de sedução instantâneo. Esse é o caso da Hornet, nome que entrou no altar dos objetos do desejo sobre duas rodas desde seu lançamento no Brasil, ocorrido no já distante ano de 2004. Durante uma década o modelo ocupou um lugar de destaque em sua categoria. Agora, com a chegada da CB 500 Hornet apresentada no Festival Interlagos 2025, vale muito a pena olhar pelo retrovisor e contar como foi a “revolução” que a Moto Hornet causou há mais de duas décadas atrás.
Qual foi a Hornet pioneira?
Em dezembro de 2004 um verdadeiro presente de Papai Noel apareceu nas concessionárias Honda: a Honda Hornet CB 600F, a primeira da série. O design agressivo e características técnicas excepcionais logo conquistaram uma legião de fãs. Seu motor de quatro cilindros em linha, derivado da superesportiva CBR 600F, tinha 96,5 cv de potência e a levava para além dos 200 km/h. O design essencial trazia elementos de grande atração, como a ponteira do sistema de escapamento 4x1 alta e as mangueiras do sistema de refrigeração revestidas por uma espiral metálica. Em uma só palavra? A Hornet pioneira, que durou até 2007, era radical! (https://www.honda.com.br/motos/blog/hornet-inesquecivel)
Qual a mais famosa das Hornet?
Todas as Hornet podem ser consideradas motos muito cobiçadas, mas entre as três gerações do modelo – 1ª de 2004 a 2007, 2ª de 2008 a 2011 e 3ª de 2012 a 2014 –, talvez a primeira seja a mais rara e, portanto, muito cobiçada. Afinal, foi através dela que a lenda começou a ser escrita.
Como foi a evolução das primeiras Hornet?
Todas as Hornet tiveram como característica imutável o motor de quatro cilindros em linha. Porém, da 1ª para a 2ª geração, o chassi que era feito de aço passou a ser realizado em alumínio. Tal mudança reduziu em cerca de 5 kg o peso da moto. Além disso, o motor da honda mudou levemente nas medidas de diâmetro e curso, assim como a alimentação, que passou a ser por injeção eletrônica PGM-FI em substituição ao carburador. A potência passou a ser de 102 cv. Outra característica marcante das motos Hornet de 2ª e 3ª geração é o posicionamento da ponteira do escape 4x1, que passou do alto da rabeta para a parte inferior do motor. A frenagem também foi aprimorada, com a chegada do sistema C-ABS, assim como a suspensão dianteira que adotou o sistema upside-down. O final da evolução, na 3ª geração da Hornet, foi caracterizado pela iluminação por LED, painel digital e pequenas mudanças estéticas.
Qual foi a Hornet mais potente?
A 2ª e a 3ª geração da CB 600F Hornet tinham a mesma potência, 102 cv declarados. Porém, a 3ª geração, apesar de manter o mesmo motor, teve seu peso elevado em função de mudanças no sistema de escape para atender normas de emissões, o que a fez perder algo em desempenho face à Hornet de 2ª geração (2008-2011).
Qual a diferença das Hornet anteriores para a nova Honda CB 500 Hornet?
As Hornet comercializadas de 2004 a 2014 tinham motores de quatro cilindros em linha e 600cc. A CB 500 Hornet atual tem motor de dois cilindros e menor capacidade cúbica. É menos potente que as Hornet pioneiras, mas mais leve e fácil de pilotar, ideal para ingressar no mundo das motocicletas de alta cilindrada. Além disso, o motor bicilíndrico é mais econômico em consumo e na manutenção. Importante lembrar que a CB 500 Hornet 2025 é a primeira motocicleta de uma família que, em breve, crescerá com versões de 750 cc e 1000 cc. Ou seja, haverá Hornet para todos os gostos, bolsos e nível de pilotagem. Todas elas terão um ponto em comum: a mais recente tecnologia Honda e o design de pura honda naked agressiva, característica inseparável de todas as Hornet em qualquer época.
Moto Honda vermelha lateral
Honda CB 600F Hornet dourada
Honda CB 600F Hornet amarela