Para você que busca o prazer a bordo de uma motocicleta, com o melhor desempenho e performance sobre duas rodas, a Honda oferece os melhores conteúdos com dicas de segurança, economia e pilotagem de motos. Saiba tudo sobre o assunto e aplique seus conhecimentos na prática.
A Honda CB 650 E-Clutch traz um novo e exclusivo sistema que elimina a necessidade do uso da alavanca de embreagem para a troca de marchas, uma tecnologia que faz deste modelo um exemplar único no segmento das naked esportivas, e com o prestigiado estilo Neo Sports Café. Veja cinco bons motivos para fazer dela sua próxima moto...
1 - Pela exclusividade
O sistema E-Clutch estreou recentemente na Honda CB 650 em todo o mundo, recebendo consensos mais do que positivos tanto pela simplicidade de uso como pela elevada tecnologia que, sem complicações, dá ao piloto a possibilidade de escolher entre pilotar simplesmente passando e reduzindo as marchas, sem precisar se preocupar com a embreagem e, caso deseje, poder usá-la normalmente como em uma moto convencional a qualquer momento.
2 - Pela esportividade
O coração da CB 650 E-Clutch é um raivoso quatro cilindros em linha que respeita a longa tradição da Honda neste tipo de motor: suave em baixas rotações e que, quando “provocado”, responde com fúria e aquele inigualável urro do escape 4x1. O desempenho da CB 650R E-Clutch não deriva apenas do motor potente, mas também de um conjunto de chassi-suspensões de alto nível. Uma das qualidades do sistema de Clutch é, justamente, permitir o aperfeiçoamento da pilotagem, pois sem precisar se preocupar com a operação da embreagem, há chance de se concentrar na melhor trajetória e contorno das curvas.
3 - Para facilidade
A CB 650 E-Clutch segue fielmente o espírito das Neo Sports Café, motos que tanto podem ser usadas para diversão em pista, viagens e passeios como no dia a dia da cidade, como vetor de transporte ágil e requintado. O sistema E-Clutch proporciona grande tranquilidade em condição de trânsito pesado, pois libera o piloto do constante e cansativo uso da embreagem. Em paradas, não é preciso acionar a embreagem, pois o E-Clutch “resolve”, e o mesmo ocorre nas saídas, que acontece sem trancos nem estresse pela exata gestão eletrônica da embreagem.
4 - Pela simplicidade
O sistema E-Clutch se baseia no controle da embreagem por meio de atuadores e sensores eletrônicos, um conjunto compacto que não impacta nas dimensões do motor e acrescenta apenas 2 kg de peso. O E-Clutch não implica em manutenção mais complexa uma vez que motor e câmbio permanecem idênticos ao de uma moto sem o sistema. Se o piloto preferir usar a alavanca de embreagem em qualquer momento, ela terá prioridade sobre o sistema E-Clutch, que inclusive pode ser ajustado em níveis diferentes de pressão no pedal de câmbio para passagem ou redução de marchas. O E-Clutch pode também ser totalmente desligado.
5 - Pela modernidade
A tecnologia E-Clutch é ao mesmo tempo descomplicada e altamente eficaz. O conceito que norteou o projeto foi o de oferecer ao motociclista esportividade, conforto e paz de espírito, que mira na evolução da pilotagem e aperfeiçoamento da pilotagem, seja para os mais experientes ou iniciantes. Uma modernidade que visa tornar a pilotagem ainda mais agradável e eficiente, que eleva o nível de controle a um patamar inédito sem subverter o padrão de uso da motocicleta. Enfim, uma tecnologia com muitos prós e nenhum contra, e que deve equipar outros modelos Honda no futuro.
Honda CB650r azul na rua
Foto do sistema Honda e-clutch