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Honda CBR 450SR: a primeira moto brasileira

Clássicos

As motos clássicas da Honda têm muita história para contar, com direito à curiosidades e momentos nostálgicos que te levarão em uma viagem no tempo. Afinal nossas motos antigas são únicas e dão vida aos novos modelos da Honda.

Honda CBR 450SR: a primeira moto brasileira

Clássicos 06/06/2022

Em 1987 alguns clientes da Honda CB 450, sucessora da CB 400, a primeira moto de alta cilindrada produzida no Brasil, foram chamados para responder uma pesquisa e apontar o que gostariam que mudasse no modelo. As respostas mostraram uma direção clara: melhorar a parte ciclística, atualizar o visual e manter a mecânica confiável.

Dois anos depois as sugestões se materializaram em uma nova moto, a Honda CBR 450SR, um imediato sucesso de vendas. A novidade cumpriu fielmente o que os clientes pediram, trazendo uma estética atraente e moderna, chassi inédito e a manutenção do motor, que recebeu alguns cavalos a mais sem nenhum prejuízo à confiabilidade.

O modelo é considerado a primeira Honda 100% brasileira pois sua venda foi feita exclusivamente em nosso mercado, e também por se tratar de modelo plenamente desenvolvido pelos técnicos da fábrica em Manaus. O elo em comum com a bem conhecida CB 450, o motor, foi envolvido por um chassi inédito tipo Diamond, realizado em tubos de aço de perfil retangular e quadrado, atualização técnica bem evidenciada pela inscrição “Twin Tube Frame”, aplicada com destaque na lateral da carenagem.

Falando em carenagem, a equipe de estilo acertou na mosca; as formas causaram impacto e atendiam plenamente o gosto da época, que valorizava fortemente motos com carenagem integral. O desenho da CBR 450SR foi inspirado no conceito Aero inaugurado em 1987 pela Honda CBR 1000F, na qual o motor totalmente encapsulado favorecia a aerodinâmica, além de criar uma ampla superfície para os grafismos.

A beleza da CBR 450SR agradou tanto que durante todo o tempo em que o modelo esteve em produção, de 1989 até 1994, não houve absolutamente nenhuma alteração em suas formas, mas apenas mudanças nas cores e grafismos. Dotada de painel completo, pequeno porta-objetos na porção esquerda da carenagem, semiguidões como suporte de alumínio assim como as pedaleiras, a novidade era uma genuína esportiva de excelente ergonomia.

Na parte técnica, o escape 2 em 1, rodas aro 17 e a suspensão traseira Pro-Link integrada ao novo chassi resultaram em muita agilidade, o que a fez ter muito sucesso também nas pistas, dando vida à Copa Honda CBR 450SR, um dos eventos esportivos de maior sucesso desde sempre, com grid cheio e arquibancadas lotadas nas pistas Brasil afora.

A Honda CBR 450SR é cultuada como um modelo dos mais relevantes de sua época, e é objeto de procura por colecionadores e aficionados. Nos seis anos em que foi fabricada, exatas 14.101 unidades saíram das linhas de montagem, entretanto a robustez de sua mecânica a torna uma motocicleta ainda comum de se ver rodando nos quatro cantos do Brasil apesar de não ser fabricada há quase três décadas.