Para você que busca o prazer a bordo de uma motocicleta, com o melhor desempenho e performance sobre duas rodas, a Honda oferece os melhores conteúdos com dicas de segurança, economia e pilotagem de motos. Saiba tudo sobre o assunto e aplique seus conhecimentos na prática.
A Honda CBR 650R E-Clutch é um modelo que traz uma inovação revolucionária: o sistema E-Clutch, sobre o qual você já leu aqui no Blog Asas da Liberdade (https://www.honda.com.br/motos/blog/e-clutch-saiba-mais-sobre-nova-tecnologia-honda). Vamos conhecer melhor a novidade?
Como é a CBR 650R E-Clutch?
Herdeira atualizada das CBR 650R, que começaram a ser vendidas no Brasil em 2021, a novíssima versão com E-Clutch é uma naked esportiva que traz como principal modernização o inédito sistema de embreagem, que permite escolher entre a operação totalmente automática e o acionamento convencional da alavanca, mantendo inalterada a necessidade de operar o pedal do câmbio, de seis marchas. O design da CBR 650R E-Clutch traz evolução do estilo “Neo Sports Café”.
Como funciona o sistema E-Clutch?
O câmbio da CBR 650R E-Clutch é convencional. No punho da esquerda há a alavanca de embreagem, porém o sistema E-Clutch – que entra em função assim que a moto é ligada – elimina a necessidade do uso da alavanca, que é comandada eletronicamente. Ao piloto cabe apenas acionar o pedal do câmbio para passar como para reduzir marchas. O sistema E-Clutch pode ser desligado, o que permite usar a nova CBR 650R E-Clutch como se fosse uma motocicleta convencional.
Qual a vantagem da CBR 650R E-Clutch?
O objetivo dos projetistas da Honda ao criar o sistema E-Clutch foi o de facilitar a pilotagem urbana e garantir uma experiência melhor em estradas sinuosas, pois permite que o piloto se concentre na pilotagem. Tanto os mais experientes ao guidão quanto os motociclistas novatos poderão desfrutar a possibilidade de aperfeiçoar a tocada, buscando a melhor trajetória em curva, ponto exato de frenagem, de reaceleração e de troca de marchas, deixando ao sistema E-Clutch a operação da embreagem, que também não precisa ser acionada nem nas partidas, nem nas paradas.
Qual a diferença técnica entre a CBR 650R anterior e a CBR 650 E-Clutch?
É mínima, restrita ao sistema E-Clutch que acrescentou meros 2 kg ao peso total do modelo. O motor de 4 cilindros tem 86,7 cv de potência e 5,8 kgf.m de torque, números que garantem desempenho esportivo. A segurança é outro fator importante, pela presença do controle de tração HSTC e freios ABS. O chassi é do tipo Diamond, com suspensão invertida na dianteira e monoshock regulável atrás.
Quais as atualizações da CBR 650R E-Clutch?
Novas proteções laterais do radiador e rabeta modernizaram o visual do modelo, que segue fiel ao estilo Neo Sports Café. O painel é novo, com tela TFT colorida de 5 polegadas, que oferece melhor visibilidade e é personalizável entre os padrões "Barra", "Circular" e "Simples". Novo também é o punho esquerdo do guidão com interruptor multifunção retroiluminado, que facilita o ajuste das informações do painel
CB 650R E-clutch_2026_DETALHE DO SISTEMA E-CLUTCH
CB 650R E-clutch_2026_DETALHE DO PUNHO MULTIFUNCÃO
CB 650R E-clutch_2026_NOVO PAINEL TFT COLORIDO DE 5 POLEGADAS