pin de localização Encontrar uma concessionária Tenho interesse

Honda CRF 300F: a evolução, das antigas gerações até a novidade

Na prática

Para você que busca o prazer a bordo de uma motocicleta, com o melhor desempenho e performance sobre duas rodas, a Honda oferece os melhores conteúdos com dicas de segurança, economia e pilotagem de motos. Saiba tudo sobre o assunto e aplique seus conhecimentos na prática.

Honda CRF 300F: a evolução, das antigas gerações até a novidade

Na prática 22/09/2025
Moto Honda CRF230F vermelha em paisagem desértica ao pôr do sol

Há exatos 20 anos, em agosto de 2006, a Honda iniciou a venda da CRF 230F no mercado brasileiro. O modelo já vinha sendo fabricado em Manaus, AM, desde 2002, destinado à exportação. A iniciativa de comercialização na rede de concessionários nacional empolgou os fãs do fora de estrada, que assim tiveram acesso a um modelo especificamente criado para a prática esportiva do off road, sem nenhuma necessidade de adaptação. Vejamos como foi a evolução das Honda CRF “made in Manaus”...
 

moto honda crf250f vermelha off road
Honda CRF 300F – mais recente evolução da linha off-road nacional, fabricada em Manaus (AM). O modelo sucede a CRF 230F e a CRF 250F, trazendo motor mais potente de 24,6 cv, câmbio de seis marchas, radiador de óleo e novos componentes de alumínio na ciclística.

Qual foi a CRF nacional pioneira?

Em agosto de 2006 foi lançada a CRF 230F, modelo 100% voltado para a prática do off-road. O projeto não derivou de modelos on/off da época, como a XR 250 Tornado, mas sim de um conceito inédito e exclusivo, que partiu da premissa de utilização em terrenos utilizados para a prática do enduro, cross-country e ralis. O resultado foi uma motocicleta extremamente leve – 107 kg –, com suspensões e chassi desenvolvidos para uso radical e um design essencial, sem elementos supérfluos. O motor, um monocilindro OHC refrigerado a ar, oferecia 19,3 cv de potência e 1,92 kgf.m de torque máximo, números mais do que suficientes para a pequena CRF 230F encarar as dificuldades das trilhas.

Qual a mais famosa das CRF nacionais?

A CRF 230F foi a pioneira, fez história por inaugurar a série de motos genuinamente off road fabricadas no Brasil. Porém, a sucessora, CRF 250F lançada em 2018, trouxe muitas melhorias, se notabilizando como uma “arma” notável na disputa de ralis e enduros. Tal modelo protagonizou diversas vitórias em sua categoria nas mais diversas competições do off-road nacional, entre elas a mais difícil de todas, o Rally dos Sertões, onde foi capaz de chegar à frente de motos bem mais potentes. 

Como foi a evolução das primeiras CRF fabricadas em Manaus?

A CRF 230F ficou mais de uma década no mercado sem alterações significativas, e formou várias gerações de praticantes do fora de estrada nesse longo período. A CRF 250F, lançada no final de 2018, trouxe uma forte evolução técnica: o motor OHC de 4 válvulas alimentado pelo sistema de injeção eletrônica PGM-FI, que substituiu o carburador usado na CRF 230F. A potência subiu para 22,2 cv e o torque a 2,28 kgf.m. O novo chassi, ainda mais robusto, o conjunto de suspensões aperfeiçoado e a chegada do freio a disco na roda traseira elevaram o nível de desempenho a um patamar superior.

Qual a CRF made in Brasil mais potente?

A CRF 300F lançada recentemente é a mais potente entre todas as CRF fabricadas em Manaus, com 24,6 cv e 2,59 kgf.m de torque, trazendo um ganho de, respectivamente, 11% em potência e 13,6% no torque em relação à CRF 250F. Uma evolução importante para que estes indicadores de potência e torque superiores sejam bem aproveitados é o câmbio, que passou a ter seis marchas no lugar das cinco dos motores da CRF 230F e CRF 250F. Outro dado favorável ao desempenho da CRF 300F é a relação peso-potência, que é de 4,83 kg/cv (na CRF 250F era de 5,13 kg/cv e na CRF 230F de 5,54 kg/cv).

Qual a diferença das CRF nacionais anteriores para a nova Honda CRF 300F?

A CRF 300F é uma evolução total, com tecnologia muito mais recente, que visa oferecer um desempenho ainda maior. Além do motor mais forte, a CRF 300F incorpora um radiador de óleo que aumenta a durabilidade do motor. Na parte ciclística o destaque vai para as novas mesas de alumínio da suspensão dianteira, mais robustas e leves. Na suspensão traseira as articulações do sistema Pro-Link também passaram a ser de alumínio. Este conjunto de aperfeiçoamentos somados ao novo visual das aletas de tanque e laterais deram à novidade não apenas mais “pegada”, mas também um visual alinhado com o das CRF 450X e CRF 250X importadas, usadas nas pistas de motocross.