Encontrar uma concessionária

Honda Fireblade, a moto 10 vezes campeã do Superbike Brasil

Na Competição

Seja no asfalto, na terra, na lama ou na areia, um bom piloto deve estar preparado para enfrentar qualquer competição e corrida de moto. Esse universo radical está no DNA da Honda e realmente é para aqueles que são movidos pelo desafio. Acompanhe conteúdos especiais sobre os campeonatos nacionais e internacionais de motovelocidade e motocross como MotoGP, SuperBike e muito mais!

Honda Fireblade, a moto 10 vezes campeã do Superbike Brasil

Na Competição 12/12/2022
Piloto Diego Faustino em competição com a moto Fireblade

A temporada 2022 do SuperbikeBrasil, o principal campeonato da motovelocidade brasileira, se encerrou no final de novembro em Interlagos, SP. Para a Honda a temporada teve um sabor para lá de especial, marcando a décima conquista consecutiva do título na categoria principal, a Superbike Pro.

Ponto em comum nestes dez anos de domínio? A moto, sempre ela, a Honda Fireblade, escolha vencedora dos quatro pilotos que, da temporada de 2013 até a de 2022, dominaram os campeonatos ao guidão da poderosa superesportiva de 1000 cc da Honda.

O maior vencedor desta década foi o paulista Eric Granado, campeão das temporadas 2017, 2018, 2019 e 2020, mas quem inaugurou a série de dez títulos consecutivos foi o gaúcho Maico Teixeira, campeão nas temporadas de 2013 e 2014, seguido pelo paranaense Diego Faustino, nº 1 nas temporadas 2015 e 2016.

Mantendo a escrita de seus antecessores, o gaúcho Pedro Sampaio não se contentou com o título de campeão na temporada 2021, e repetiu a dose na temporada ora encerrada.

Como dito no início, a Honda Fireblade foi a “ferramenta” desta década na motovelocidade nacional. O que muitos não sabem é que nas duas últimas temporadas vencidas por Pedro Sampaio, a moto utilizada foi a inédita CBR 1000RR-R SP Fireblade, um modelo 100% novo, mas cujo conceito construtivo completou 30 anos exatamente em 2022.

Nascida sob o slogan “Total Control”, a primeira Honda a receber o sonoro nome de Fireblade foi a CBR 900RR, apresentada no final de 1992.

Desde o surgimento da primeira Fireblade, três décadas se passaram, o modelo teve várias gerações, mas que jamais se distanciaram do conceito original – “Total Control” – criado pelo projetista Tadao Baba, que buscou com sucesso valorizar a maneabilidade em vez de exagerar na potência do motor. Tal modo de interpretar uma superesportiva permitiu aos pilotos que a escolheram para competir de exprimir seu talento, conquistando vitórias beneficiados pela agilidade do modelo.

Pedro Sampaio, Eric Granado, Diego Faustino e Maico Teixeira sabem bem do que falamos, e a prova máxima são os dez campeonatos consecutivos conquistados, que confirmam a Honda Fireblade como a superesportiva de referência na categoria 1000 cc.