Para você que é curioso e quer saber tudo sobre a história da moto, curiosidades da Honda e acontecimentos extraordinários do universo das motocicletas, contamos tudo aqui. Surpreenda-se com a jornada da marca que mais entende de sonhos.
Vermelho é a cor da Honda. Em 2001 “Honda Red” foi oficialmente designada como a cor corporativa da Honda. Porém, bem antes disso, a impactante cor vermelha já coloria as letras do logotipo da marca, sua característica asa, as CR e CRF de competição (e seus pilotos, os “Red Riders”) e era usada em diversas outras aplicações, como nos geradores, motores auxiliares e motobombas, além de ser a cor de fundo do “badge” das motos mais sofisticadas – Africa Twin, Fireblade e Gold Wing –, e também aparecer destacando o “H” da grade e no “R” do mais nervoso dos Civic, o TypeR.
O vermelho caracteriza a bandeira do Japão, o país do Sol Nascente, e foi essa a cor que Soichiro Honda escolheu para as letras “Honda” no tanque de sua primeira motocicleta, a Model C, de 1949. Mas foi em 1951, através da Cub Type F, também apelidada de “Red Cub”, que o vermelho entrou definitivamente na história da Honda.
A Cub Type F não era uma motocicleta, mas, sim, um conjunto formado por tanque (branco) e motor (vermelho!), projetado para montagem junto à roda traseira das muitas bicicletas que circulavam no Japão dos anos 1950. A sacada da Honda, e que definitivamente popularizou o nome da marca em todo o Japão, foi ter deslocado esse motor auxiliar para uma área atrás do ciclista, evitando assim a sujeira e a fumaça decorrentes do funcionamento.
O sucesso comercial da “Red Cub” foi tremendo não só por este detalhe do posicionamento, mas também pela confiabilidade e facilidade de aquisição, pois era vendida em bicicletarias. Tal produto alavancou financeiramente a empresa e também definiu que “os motores Honda são vermelhos”. A partir de então, uma sucessão de modelos “Honda Red” só fez crescer a ligação entre a cor e a marca, entre eles a primeira Honda batizada com a sigla CB, a CB 92 de 1959, que é considerada a 1ª motocicleta realmente esportiva da marca.
A conquista da notoriedade mundial da Honda como fabricante de motocicletas – e como marca das motos vermelhas – tem uma data exata: 23 de abril de 1961, quando o australiano Tom Phillis venceu a etapa de abertura do Campeonato Mundial de Motovelocidade na categoria 125, na pista de Monjuich, em Barcelona, Espanha. Sua máquina, a Honda RC 143, tinha tanque e rabeta vermelhas, cor que caracterizou a fase inicial da Honda na motovelocidade, e que definitivamente consagrou a indústria japonesa como nova força dominante na cena da indústria motociclística global.
Para comemorar os 75 anos de fundação da empresa, a Honda adicionou à sua linha de produtos comemorativos um item insólito: um lápis! Vermelho e branco, como a bandeira do Japão, o lápis traz as inscrições “Honda Corporate Color” em sua porção vermelha e “Honda Red” em sua parte branca. Um lápis? Sim, nada mais essencial, útil e fácil de usar. Aliás, como toda e qualquer Honda.
Motocicletas Honda Model C de 1949 vermelhas
Motocicleta Honda Type F Cub de 1951 preta
Lápis Honda Red
Motocicleta Honda CB 92 de 1959 vermelha
Gerador Honda Vermelho
Lápis Honda Corporate Color
Lápis Honda Corporate Color vermelho com branco