Encontrar uma concessionária

Honda Titan: a evolução técnica

Clássicos

As motos clássicas da Honda têm muita história para contar, com direito à curiosidades e momentos nostálgicos que te levarão em uma viagem no tempo. Afinal nossas motos antigas são únicas e dão vida aos novos modelos da Honda.

Honda Titan: a evolução técnica

Clássicos 11/04/2022

Quando lançada em 1994, a Honda CG Titan não chegou trazendo apenas um novo nome e um estilo bem diferente de sua antecessora, a CG Today. Apesar de manter a capacidade do motor em 125 cc, a primeira das CG Titan pode ser considerada como modelo que, de certa forma, “virou a página” em termos de tecnologia se comparada à CG pioneira, de 1976, e suas sucessoras até a Today. Vejamos como foi esta evolução.

1ª Geração CG Titan 125 - 1994

A receita básica da CG foi mantida – motor monocilindro OHV 4 tempos de 125 cc, chassi tipo Diamond de aço – mas nada menos que 90 atualizações foram aplicadas à CG para receber o nome Titan, entre eles uma embreagem de acionamento mais suave, freios mais eficientes, com cabo mais grosso para evitar a dilatação linear e aumentar a eficiência do tambor dianteiro, assim como um maior braço de alavanca no freio traseiro. Punhos elétricos novos e pedal de partida redesenhado completaram esta importante atualização técnica.

2ª Geração CG Titan 125 – 2000

Chegou o botãozinho mágico no punho direito, a partida elétrica! No total, 235 alterações marcaram esta geração, que ganhou um litro de capacidade no tanque. O farol voltou a ser redondo, assim como o painel foi redesenhado. Partes internas do motor – anéis, rolamentos do virabrequim e engrenagem do comando e gerador – foram aperfeiçoados. O chassi mudou, passou a ser estampado e ficou mais rígido, com o motor fixado somente pela parte inferior. Apareceu o freio a disco na dianteira. Por fim, vieram pneus novos com câmera antifuro Tuff-up na traseira.

3ª Geração CG Titan 150 – 2004

Estreia o motor OHC 150 cc, com comando e balancins roletados, 13,6% mais potente, com torque 35% superior e 18% mais econômico que o motor 125 cc OHV da Titan anterior. Este motor inédito trouxe a reboque um montão de novidades, tal como chassi e suspensões reforçadas, com curso maior. Chave Comb-Lock com Shutter-Key, painel redesenhado com hodômetro parcial e banco com nova conformação e espuma diferente foram outras alterações. Resumindo, a Titan cresceu, ficou mais musculosa e moderna.

4ª Geração CG Titan 150 – 2009

A injeção eletrônica PGM-FI foi a grande modernização técnica no motor da quarta geração da Titan, que recebeu também um comando de válvulas novo. O sistema de injeção e outros aperfeiçoamentos reduziram emissões de poluentes em até 66%, sem prejuízo à performance, assim como deram a chance de surgir a CG Titan Mix, que possibilitava usar tanto etanol como gasolina. No aspecto estético, estreou a carenagem de farol, tanque maior, banco redesenhado assim como o painel.

5ª Geração CG Titan 150 – 2013

O novo quadro estampado 4 kg mais leve, com aço diferenciado para não perder rigidez, foi o destaque desta geração, na qual o motor 150 cc permaneceu inalterado. Importantes ajustes nas suspensões e na geometria vieram acompanhadas da segurança proporcionada pelo CBS – Combined Brake System. Punhos elétricos novos, painel digital com marcador de nível de combustível, nova carenagem de farol e abas laterais de tanque resultaram em um upgrade significativo.

6ª Geração CG Titan 160 – 2015

Mais torque e maior potência. Esta foi a novidade trazida pelo motor de 160 cc, cujo mérito, além de proporcionar melhor desempenho, foi o de oferecer uma drástica redução nas emissões. No aspecto estético, a Titan recebeu um novo tanque e painel digital dotado de contagiros, assim como as aletas laterais e rodas foram atualizadas. A suspensão dianteira SFF tornou o amortecimento mais competente. Esta versão é a que permanece em produção de 2015 até o ano atual, tendo durante este período recebido aperfeiçoamentos e modernizações pontuais. Quanto à 7ª geração, não se sabe quando virá, mas há ao menos uma certeza: será ainda melhor, ainda mais Titan...