Seja no asfalto, na terra, na lama ou na areia, um bom piloto deve estar preparado para enfrentar qualquer competição e corrida de moto. Esse universo radical está no DNA da Honda e realmente é para aqueles que são movidos pelo desafio. Acompanhe conteúdos especiais sobre os campeonatos nacionais e internacionais de motovelocidade e motocross como MotoGP, SuperBike e muito mais!
A lendária pista de Le Mans, na França, foi palco de uma das mais emocionantes corridas da MotoGP dos últimos anos. O vencedor foi o piloto da equipe LCR Honda, o francês Johann Zarco, ao guidão da Honda RC 213V.
Essa conquista marcou a volta da Honda ao degrau mais alto do pódio da categoria máxima, e aconteceu justamente diante do maior público já registrado em uma etapa do Campeonato Mundial de Motovelocidade: 311.797 pessoas nos três dias de evento.
A corrida da MotoGP da França, disputada com clima instável, fez com que a grande experiência do francês Johann Zarco – que na ocasião disputou seu Grande Prêmio de número 150 – fosse determinante para a conquista: na maior parte do tempo a pista esteve molhada e a opção do veterano piloto de largar com pneus de chuva se mostrou a ideal.
Depois de um início complicado largando da 11ª posição e cruzando a primeira volta na 17ª colocação, vítima de uma excursão na área de escape para evitar um acidente, Johann Zarco escalou o pelotão e assumiu a liderança na 8ª das vinte e seis voltas programadas. O ajuste perfeito de sua Honda RC 213 V o fez receber a bandeirada com uma vantagem de praticamente 20 segundos sobre o segundo colocado — uma eternidade para os padrões da MotoGP atual.
Desde 1954 – 71 anos! – que um francês não vencia diante de seu público na categoria principal. Aliás, naquela época, a Honda sequer participava do Campeonato Mundial de Motovelocidade, estreando apenas em 1959. Desde então, a marca se tornou dominante na motovelocidade mundial, com 341 vitórias na categoria principal (MotoGP/500), que somadas às conquistas em outras categorias resultam em 822 vitórias — cifra muito superior à da segunda colocada nesta estatística.
Classificação da MotoGP e Mundial de Construtores após o GP da França
A festa da Honda MotoGP em Le Mans foi complementada pelo 6º lugar do japonês Takaaki Nakagami, piloto de testes da Honda, o que comprova a forte evolução da RC 213V nesta temporada. O desempenho dos pilotos Honda na MotoGP de France, sexta etapa da temporada, fez a marca subir da 4ª para a 2ª colocação no Mundial de Construtores. Zarco ocupa agora a 6ª colocação na classificação MotoGP 2025.
Desde sua estreia no Mundial de Motovelocidade em 1959, a Honda venceu nada menos do que 72 títulos de campeã entre os construtores, nas mais diversas categorias, e por 62 vezes fez campeões no mundial de pilotos. Esses resultados são fruto direto da visão de Soichiro Honda, que via as pistas como laboratório ideal para desenvolver novas tecnologias e demonstrar a qualidade superior das motocicletas Honda.
Piloto Honda Johann Zarco com a Honda RC 213 v na pista do Mundial de motovelocidade
Piloto Honda Johann Zarco erguendo troféu em pódio do MotoGp de France
Piloto Honda Johann Zarco na pista do campeonato mundial de motovelocidade