Encontrar uma concessionária

Marc Márquez, sua Honda RC 213V e o robozinho Asimo

Na Competição

Seja no asfalto, na terra, na lama ou na areia, um bom piloto deve estar preparado para enfrentar qualquer competição e corrida de moto. Esse universo radical está no DNA da Honda e realmente é para aqueles que são movidos pelo desafio. Acompanhe conteúdos especiais sobre os campeonatos nacionais e internacionais de motovelocidade e motocross como MotoGP, SuperBike e muito mais!

Marc Márquez, sua Honda RC 213V e o robozinho Asimo

Na Competição 13/07/2018
Equipe Honda HRC cuidando das motos RC 213V

Marc Márquez e a Honda RC213V, todos sabem, formam uma dupla de sucesso. O que poucos sabem é que o sucesso desta dupla homem-máquina se deve ao robozinho Honda Asimo.

Apresentado no ano 2000, desde então o robô Asimo vem sendo constantemente aperfeiçoado. Ele não apenas é um cartão devisitas da alta tecnologia da empresa, mas principalmente uma plataforma de desenvolvimento de sistemas que, uma vez aprovados, são dirigidos à produtos Honda como a RC213V, a incrível máquina de Márquez.

No passado, a vitória na categoria máxima do motociclismo mundial dependia de um piloto talentoso e inspirado ao comando de uma motocicleta que tivesseo melhor motor, as melhores suspensões e o melhor chassi. No entanto, há cerca de duas décadas a eletrônica vem ocupando progressivamente um papel fundamental neste cenário.

A melhor moto de corrida do planeta é um desafio às leis da física. É capaz de uma aceleração de 0 a 100 km/h em míseros 2 segundos, passa dos 350 km/h de velocidade máxima e esbanja mais de 240 cavalos em seu motor de 1000 cc.

Praticamente fabricada à mão noHRC –Honda Racing Corporation –a mais poderosa (e vitoriosa!) divisão de competições de uma marca de motocicletas, a construção de uma RC213V demanda uso de materiais exóticos e caríssimos e, claro, o trabalho de verdadeiros artistas. O resultado final é uma moto cujo peso mínimo, por regulamento, é de 158kg, cinco quilinhos mais pesada do que uma XRE 300 de 25,4 cavalos de potência.

Imaginem só o talento que o "malabarista" Marc Márquez precisa aplicar para controlar tamanha performance? Exatamente aí é que entra o Asimo, que fez a eletrônica avançar à um nível que permite ao fenomenal piloto usar todo seu potencial, e abrir o acelerador sem medo. O tetracampeão da MotoGP sabe que o controle de tração de sua moto Honda RC213V é um dispositivo fundamental, que complementa sua habilidade.

Mais evidente ainda, outro dispositivo cujo aperfeiçoamento ao estado de arte se deve ao Asimo, o controle de tração é atualmente uma ferramenta indispensável no mundo da motocicleta.Para se equilibrar em duas pernas e conseguir até correr, o pequeno robô se vale de sensores sofisticados que analisam em tempo real todos os seus movimentos. Na RC213V de Márquez o mesmo tipo de sensor usado no Asimo "lê" dados como a inclinação da motocicleta, velocidade, ângulo de abertura do acelerador, rotação do motor e inúmeros outros dados com o objetivo de modular, a cada ínfima fração de segundo, a potência enviada à roda.

Enfim, a mesma tecnologia que impede Asimo de fazer feio, tropeçar quando corre e cair de cara, ou derramar o frágil copo que ele mesmo enche de água, é aquela que fez de Marc Márquez e sua Honda RC213V campeões na MotoGP, tecnologia esta que –acreditem –já chegou às motocicletas do dia-a-dia.