Seja no asfalto, na terra, na lama ou na areia, um bom piloto deve estar preparado para enfrentar qualquer competição e corrida de moto. Esse universo radical está no DNA da Honda e realmente é para aqueles que são movidos pelo desafio. Acompanhe conteúdos especiais sobre os campeonatos nacionais e internacionais de motovelocidade e motocross como MotoGP, SuperBike e muito mais!
Como vimos no capítulo anterior, o Mundial de Superbikes é um sucesso esportivo com mais de três décadas, que consagrou 18 diferentes campeões em sua principal categoria e teve seis diferentes marcas de motocicletas vencedoras do título de construtores – cinco deles conquistados pela Honda! Agora conheça as três categorias do WSBK.
Categorias
São três: a principal, a WorldSBK, a intermediária WorldSSP600 (também conhecida como Supersport) e a menor, a WorldSSP300.
WorldSBK
Na WorldSBK os motores de 1.000 cm3 devem ter três ou quatro cilindros, ou 1.200 cm3 se tiverem apenas dois cilindros. Só podem competir motocicletas de normal venda ao público, devidamente homologadas após comprovação de produção mínima, e que tenham um preço máximo de 40.000 Euro nas concessionárias da Europa, Ásia ou EUA. A retirada de componentes para uso em vias públicas como farol, piscas, cavalete assim como a substituição da carenagem por outra, de material mais leve/resistente, desde que respeite a forma original é permitida. O peso mínimo deve ser de 168 kg, qualquer que seja a cilindrada. A preparação de motor é restrita, exige uso de componentes originais previamente homologados. Partes como escapamento, suspensões, rodas e freios podem ser alteradas. A ECU (Electronic Control Unit) e todo seu sistema (painel, sensores, cabeamento...) deve estar à venda ao público, em no mínimo 50 unidades.
WorldSSP600
Na categoria WorldSSP600 os motores de 600 cm3 podem ter quatro cilindros, os de até 675 cm3 três cilindros, e os de 750 cm3 apenas dois cilindros. O peso mínimo vai de 161 a 169 kg, dependendo da marca da motocicleta. De modo geral, as motos desta categoria recebem preparação mínima, semelhante à da categoria principal quanto ao motor, com componentes originais previamente homologados. Quanto às suspensões, a regra na WSSP600 é mais restritiva, pois a balança de suspensão deve ser a original, diferentemente da categoria principal que permite desenho/dimensões diferentes. A ECU na WSSP600 é de tipo único para todas as motocicletas.
WSSP300
A menor das categorias, a WSSP300, os motores podem ter um ou dois cilindros e a capacidade pode ser de até 399 cm3. O peso mínimo pode variar entre 133 e 137 kg dependendo do modelo. Nesta categoria, está prevista a soma do peso do piloto (equipado) ao da moto, que deve ficar entre 202 e 210 kg. Como nas classes maiores do Mundial de Superbike, as alterações autorizadas visam apenas as estritamente necessárias ao uso em competição e melhoria de performance, sem alteração de componentes originais, à exceção da carenagem (mantendo formato) e sistema de escapamento.
No próximo capítulo, conheça tudo sobre como são articuladas as corridas e mais detalhes sobre o WSBK, o Mundial de Superbike.
Motos enfileiradas na largada do Mundial de Superbike categoria WSSP300
Moto Honda CBR 600RR R 2023 da Equipe MIE
Motos na largada do Mundial de Superbike categoria WorldSBK
Moto Honda CBR 1000RRR Fireblade SP de 2023
Motos enfileiradas na largada do Mundial de Superbike categoria WSSP600
Traseira da Moto Honda CBR 1000RRR Fireblade Granado