Para você que é curioso e quer saber tudo sobre a história da moto, curiosidades da Honda e acontecimentos extraordinários do universo das motocicletas, contamos tudo aqui. Surpreenda-se com a jornada da marca que mais entende de sonhos.
A rica história da Honda merece não apenas ser contada, mas também ser vista. Isto explica a existência de inúmeras coleções – privadas ou não – que reúnem modelos Honda do passado. Admirar lendas sobre rodas agrupadas sob um mesmo teto é testemunhar a evolução da tecnologia e entender o porquê a Honda é a líder mundial em fabricação de motocicletas.
Entre os muitos lugares do planeta onde as Honda do passado podem ser vistas há um local muitíssimo especial: o Honda Collection Hall, situado 150 km ao norte de Tóquio, no Japão. A coleção de modelos – cerca de 300 – é uma das principais atrações do “Mobility Resort Motegi”, área de 640 hectares dotada de pistas de competição variadas, hotel, parques de diversões e, justamente, o principal museu da Honda no planeta.
Um belíssimo edifício de dois blocos, com mais de 6 mil m2 de área construída, abriga uma coleção de motos (e carros!) de tirar o fôlego. No saguão no andar térreo, área de ligação entre os dois prédios, modelos de grande importância histórica dão as boas vindas aos visitantes em um estratégico posicionamento, aproveitando a luz natural do amplo hall envidraçado.
No mesmo plano da imponente entrada há uma biblioteca dedicada a pesquisas sobre a Honda, painéis com fotos históricas, vídeos, além de uma lojinha de lembranças e uma área Kids, onde crianças podem montar um pequeno kart elétrico e pilotá-lo.
No 1º andar, o bloco da direita é totalmente dedicado aos automóveis Honda enquanto no da esquerda estão as motocicletas. Detalhe: a exibição não tem apenas modelos históricos da marca, mas também os de concorrentes, uma demonstração de respeito e consciência de que a competitividade entre fabricantes é necessária e saudável.
No terceiro e último andar o Honda Collection Hall é focado exclusivamente no mundo das competições, paixão do fundador Soichiro Honda. Logo na entrada da área dedicada às motos de competição, a R 125, primeira moto Honda a participar de uma corrida internacional dá as boas vindas aos visitantes. A R 125 deu início à aventura da Honda nas pistas mundo afora em 13 de fevereiro de 1954, e o local de sua estreia foi justamente em Interlagos (São Paulo), história esta que você pode ler clicando aqui.
Junto às Hondas vitoriosas na motovelocidade, seja em corridas de longa duração, no motocross ou em competições lendárias como o Paris-Dakar estão as mais significativas máquinas que rivalizaram com as Hondas. Todos os modelos estão impecavelmente conservados, e são regularmente ativados em uma oficina especialmente dedicada à manutenção.
Na parte dos automóveis de corrida, a mesma coisa: ao lado do primeiro monoposto da Honda a competir em um Grande Prêmio da Fórmula 1, o Honda RA271 de 1964, está o Cooper Climax, um carro de Fórmula 1 inglês do comecinho dos anos 1960. Mais adiante estão os F1 pilotados por Ayrton Senna e Nelson Piquet, empurrados por motores Honda, e muito mais.
Visitar o Honda Collection Hall é certamente um privilégio. Oportunidade de ver não só a evidente evolução técnica de motos e carros nos mais de setenta anos da empresa como verificar que, desde seus primórdios, Honda é – e sempre foi – sinônimo de alta tecnologia e qualidade construtiva.
Motos antigas expostas no Honda Collection Hall
Moto Honda R125, primeira moto Honda a participar de uma corrida internacional
Painel com a foto da Honda Dram CB 750 Four do ano de 1969
Moto CB 750 Four produzida em 1969
Motos Honda RC 143 de 1960 e NR 500 do ano de 1979
Moto Honda CB 750 produzida em 1970
Moto Honda XL 250 Motorsport do ano de 1976
Moto Honda XL 250S produzida em 1982
Scooter Juno Honda, primeira scooter da montadora
Carro de F1 equipado com motor Honda e pilotado por Ayrton Senna e Nelson Piquet
Moto Honda NR 750 1992
Motos e motonetas antigas da Honda
Salão de exposição de carros e motos antigas da Honda