Para você que é curioso e quer saber tudo sobre a história da moto, curiosidades da Honda e acontecimentos extraordinários do universo das motocicletas, contamos tudo aqui. Surpreenda-se com a jornada da marca que mais entende de sonhos.
Na maior cidade do Brasil, cuja frota circulante é de mais de seis milhões de motos, colecionadores de motocicletas também não faltam. E foi justamente em São Paulo que a paixão pela moto começou no Brasil, na conhecida “esquina do veneno”, no centro da cidade. Hoje em dia, há cerca de 10 quilômetros dali, onde tudo começou, uma das mais importantes coleções de motocicletas do país está aberta à visitação ao Museu da Honda Remaza Collection.
Iniciativa do apaixonado empresário Alexandre Zaninotto, a coleção começou meio que por acaso, quando ele procurava uma das primeiras Honda CG 125 para decorar o saguão de sua concessionária Honda, a Moto Remaza: “Eu queria mostrar ao cliente a evolução da Honda desde seu lançamento no Brasil – diz Alexandre. Estávamos em 1994, a CG Titan tinha acabado de ser lançada, e um amigo me alertou sobre uma senhora que estava vendendo uma antiga Honda 125. Pensei que fosse uma CG das primeiras, mas na verdade era uma CB 125S importada do Japão, de 1974. A frustração inicial por não encontrar o que buscava logo deu lugar a um sentimento de satisfação por ouvir a história daquela moto, que havia sido tão bem conservada e querida. Acabei comprando-a, sem ter ideia de que aquela seria a primeira de muitas...”.
A bela história motivou Zaninotto a iniciar uma coleção, de histórias contada através de motos, que hoje conta com 125 modelos, boa parte deles exposta em um belo saguão especificamente decorado para tal fim, com imagens extraídas do Honda Collection Hall de Motegi, Japão. No espaço há motos nacionais e importadas, de produção normal e de competição, de alta ou pequena cilindrada. Há modelos muito conhecidos dos brasileiros e algumas que jamais foram vendidas em nosso mercado.
Exemplos? À pioneira bicicleta motorizada equipada com motor Honda, o modelo “número zero” da marca dos anos 1940, se juntam raridades como as CX 500 Turbo e sua sucessora, CX 650 Turbo, dos anos 1980, exemplos de tecnologia inovadora à época: foram as primeiras Honda a serem equipadas com sistema de injeção eletrônica PGM-FI, além de turbocompressor.
Ao lado destes ícones históricos e tecnológicos há outros modelos importantes, como as minimotos Monkey, Gorilla e ST70, que dividem espaço com a CB 750 Four do começo dos anos 1970 e a marcante CBX 750F de 1986, que importada em pouquíssimos exemplares foi e é um dos grandes objetos do desejo dos motociclistas brasileiros.
Xiseles, a Sahara, as CB 400 e 450, Turuna, Dream, Spacy, Africa Twin e elas, as inesquecíveis Honda de competição. Vale muito a pena visitar a Remaza Collection e ver um estupendo desfile de histórias contada através de motos.
Remaza Collection
Aberto de segunda a sexta das 08h às 19h, sábados das 09h às 18h.
Endereço: Av. Ibirapuera 2.948 - Indianópolis, São Paulo - SP
Informações: (11) 5531-4133
Entrada gratuita
Motos Coloridas Honda no Museu Remeza Collection
Fileira de Motos expostas no Museu da Honda Remaza Collection
Motos XL 250R no Museu Honda Remeza Collection
Motos antigas da Honda expostas em círculo no Museu Remaza Collection
Motos em fileira no Museu Honda Remeza Collection
Mini motos Honda Expostas no Museu Remaza Collection
Motos Honda CX 650 Turbo no Museu da Honda Remaza Collection
Motos pequenas da Honda no Museu Remaza Collection
Réplica Miniatura de Moto em prateleira no Museu da Honda Remaza Collection
Duas motos Africa Twin no Museu Remaza Collection
Moto Honda CBX 1000 exposta no Museu Remaza Collection
Salão com Exposição de Motos Honda no Museu Remaza Collection
Três motos Honda enfileiradas Expostas no Museu Remaza Collection
Motos Honda enfileiradas no Museu Remaza Collection
Vista do salão do Museu Remeza Collection