Encontrar uma concessionária

O que é painel TFT?

Mobilidade

A tecnologia e a inovação são fundamentais para a evolução das motocicletas e para a mobilidade urbana, impactando diretamente o dia a dia das pessoas. Por isso, estar sempre atualizado do que acontece no mundo das motos te deixa um passo à frente em todos os sentidos.

O que é painel TFT?

Mobilidade 06/10/2021
Painel com TFT da Moto Honda CBR 1000RR R Fireblade

Siglas são comuns no mundo da motocicleta. CBS? Combined Brake System! DCT? Dual Clutch Technology! TBW? Throttle by Wire!

Todas elas servem para definir novas tecnologias, destinadas a melhorar a experiência de uso da motocicleta, e a estas se juntou mais recentemente a sigla TFT, que está para Thin-Film Transistor, em resumo uma nova geração de displays usados para realizar o painel de algumas das melhores Honda.

TFT é uma versão muito refinada dos bem conhecidos displays de LCD – Liquid Crystal Display –, só que com grandes vantagens, entre as quais a extrema definição de imagem e grande visibilidade mesmo durante o dia, sob incidência de luz forte.

Outra característica dos painéis realizados com a tecnologia TFT é a possibilidade de utilizar diversas cores e aplicar a tecnologia touch screen, que permite atuar em diversos parâmetros de ajuste mesmo usando luvas.

Os painéis TFT são especialmente necessários em modelos onde a extensiva eletrônica embarcada requeira uma gestão simples e intuitiva dos recursos, caso de motos como a Honda CRF 1100L Africa TwinHonda CRF 1100L Africa Twin Adventure SportsGL 1800 Gold WingGold Wing Tour e CBR 1000RR-R Fireblade SP.

O gerenciamento dos níveis dos Riding Modes e de diversos outros ajustes como o controle de tração, nível de intervenção do freio motor e do ABS tem no painel TFT um aliado, pois permite que a intervenção e modificação de cada item possa ser feita sem risco e de maneira rápida, com auxílio de comandos situados no punho esquerdo.

Além dos ajustes relativos ao motor e parte ciclística, o painel TFT permite a escolha de diferentes tipos de lay-out, ou seja, é possível selecionar qual informação você quer ter em destaque no painel, assim como o padrão de apresentação, se fundo claro ou escuro, o brilho e etc., e até mesmo dispor de um botão-memória, que faz o painel voltar imediatamente a seu ajuste preferencial.

A conectividade com smartphones e a possibilidade de utilização do Apple Car Play ou Android Auto é outro benefício desta novíssima geração de painéis, que ainda incorporam computadores de bordo capazes de oferecer informações completas sobre viagens e o gerenciamento de manutenção.

Verdadeira maravilha tecnológica, esta nova geração de painéis não só torna possível a gestão de motocicletas cada vez mais dotadas de recursos como representam um fator de comodidade, que permitem desfrutar com a ponta dos dedos (literalmente!) tudo aquilo que a nova tecnologia Honda pode oferecer.