Encontrar uma concessionária

Para que servem os contrapesos no guidão da moto?

Na Garagem

Quer entender um pouco mais sobre o funcionamento e manutenção de motos? Aqui você encontra dicas e cuidados que precisa ter com a sua motocicleta, passando por acessórios, peças, revisões equipamentos e muito mais.

Para que servem os contrapesos no guidão da moto?

Na Garagem 17/03/2023
Motociclista pilotando sua Moto Honda PCX branca

A resposta a tal pergunta exige uma explicação que não é simples, mas de cara, dá para afirmar que aqueles os tais contrapesos, pequenos ou grandes, cromados ou pretos, que ficam nas extremidades dos guidões de boa parcela das motocicletas e scooters, NÃO SÃO meros enfeites.

Dito isso, o primeiro conselho vem naturalmente: não é conveniente retirá-los ou mesmo trocá-los por outros, pois a função destes componentes é importante e vai bem além do que a maioria dos motociclistas imagina.

De fato, os contrapesos tem como função prioritária reduzir as vibrações nas extremidades do guidão, sejam aquelas transmitidas quando o veículo roda em vias com pavimentação imperfeita – ou sem pavimentação – assim como as resultantes do funcionamento do motor.

De um modo geral, donos de motos ou scooters que resolvem retirar os contrapesos dos guidões de suas Honda, seja por razões estéticas ou outras, não percebem muita diferença em um primeiro instante. No entanto, no decorrer do uso – especialmente em trajetos mais longos – as pequenas vibrações vão causando um desconforto progressivo, sentido especialmente nas mãos, punhos e antebraços. Com o tempo, tal inconveniente pode gerar a perda momentânea da sensibilidade na palma das mãos e até mesmo o formigamento que irradia para os dedos.

Não é preciso dizer que pilotar com as mãos formigando é inconveniente e até mesmo perigoso, o que comprova que as horas de testes empenhadas pelos técnicos no desenvolvimento de qualquer produto Honda visa não só conforto, mas também, e principalmente, segurança. Ou seja, contrapeso no guidão – repetimos – não é enfeite.

Nesta altura, alguns podem acertadamente observar que em algumas Honda, como na scooter PCX, por exemplo, os contrapesos são grandes e proeminentes, enquanto em outros modelos, como na nova CB 300F Twister, eles são menores. E há motos como as XRE 190 e 300, ou mesmo na linha CG, que eles não existem. Qual a razão de tais diferenças?

A resposta é, exatamente, a diferença entre estes veículos: a geometria da ciclística, tipo de motor e outros fatores determinam a dimensão, posicionamento e peso destes componentes. Além disso, o simples fato de o contrapeso de guidão não estar exposto não quer dizer que ele não faça parte do guidão, pois em alguns modelos ele simplesmente está embutido nas extremidades, cumprindo seu papel sem ser notado.

Enfim, é importante ressaltar que toda e qualquer modificação em sua moto ou scooter deve ser atentamente considerada. Alterar a originalidade é, na grande maioria das vezes, algo que tem consequências ruins. Este é o caso da retirada dos contrapesos, que são peças de função efetiva e fundamentais para sua segurança e conforto.