Encontrar uma concessionária

Uma asa de peso

O poder dos sonhos

As tradições, histórias e curiosidades da marca que mais entende de moto.

Uma asa de peso

O poder dos sonhos 13/11/2018

A Honda também é conhecida como “a marca da asa” e a razão é seu característico logotipo, que desde a fundação da empresa, em 1948, se vale de uma sugestiva e impactante asa estilizada.

O que poucos sabem é a razão de Soichiro Honda, o fundador da empresa, ter escolhido a imagem da asa para representar sua marca, inspiração que veio da mitologia grega, mais exatamente de Nike, a deusa da vitória.

Logos

Poderosa, a deusa Nike voava e corria em grande velocidade, sempre carregando uma coroa de louros para premiar os vencedores. A ela estavam associados sucesso, glória e boa sorte, elementos que efetivamente marcaram a trajetória da Honda até os dias de hoje.

Durante quase sete décadas de existência, o logotipo da Honda sofreu poucas alterações. A imagem feminina da deusa Nike desapareceu do logotipo ainda nos anos 1940, cedendo espaço à apenas uma asa até que, no início dos anos 1970, o logotipo ganhou a forma que conhecemos hoje: a simples asa com o nome Honda embaixo.

Há cerca de uma década, um logotipo especial surgiu, e apenas alguns modelos Honda, os de maior relevância tecnológica, mereceram receber a novidade: nele o nome Honda com a asa em sua parte superior está encerrado em um elegante círculo.

Modelos como a Honda Gold Wing, a CB 1100R, a CBR 1000RR Fireblade e a campeoníssima RC 213V ganharam o direito de ostentar tal logotipo, clara distinção à excelência da engenharia aplicada ao projeto e consequente produção.

Asa

A CRF 1000L vendida no Brasil também exibe este tal logotipo. Trata-se da única Honda com este “pedigree” a ser montada fora do Japão, confirmação da excelência da fábrica da Honda em Manaus, unidade que nada seja em equipamentos ou mão de obra às mais modernas plantas da Honda espalhadas mundo afora.