Para você que busca o prazer a bordo de uma motocicleta, com o melhor desempenho e performance sobre duas rodas, a Honda oferece os melhores conteúdos com dicas de segurança, economia e pilotagem de motos. Saiba tudo sobre o assunto e aplique seus conhecimentos na prática.
Uma motocicleta que se aproxima velozmente da marca de 15 milhões de unidades produzidas deve ter algo de especial, e é este percurso de sucesso da Honda CG made in Manaus que vamos contar para você aqui, desde o comecinho. Aliás, antes mesmo do comecinho.
Quando a Honda se estabeleceu no Brasil como importadora, em 1971, trouxe do Japão a Honda CB 125S, moto que imediatamente fez sucesso. Nos dois anos em que esteve no mercado, de 1974 até 1976, a CB 125S conquistou fama de robusta e muito bem acabada.
Escolher algo parecido para, em 1976, inaugurar sua linha de produção em Manaus, em plena Amazônia, foi uma decisão sensata. Desse modo, nasce a CG 125, modelo inspirado na CB 125S, mas especificamente desenvolvido para o Brasil.
Quais as diferenças? A CG 125 chegou mais parruda, preparada para encarar estradas ruins e donos não muito acostumados com manutenções periódicas. Seu motor era ligeiramente menos potente que o da japonesa CB 125S, 11 cv contra 12 cv, mas mais resistente. Outra diferença era que a CG 125 tinha quatro marchas e a CB 125S cinco.
Construída com capricho, a CG 125 amazônica impressionou de cara por seu ótimo acabamento, que nada ficava devendo ao das motos japonesas da Honda. Trazia itens como painel completo, com velocímetro e conta-giros, tanque maior que o da CB 125S e um grafismo inspirado na lendária Honda CB 750 Four.
Resistente, bonita, econômica – a Honda anunciava até 57 km/l de gasolina –, a brasileiríssima CG 125 contou com um supergaroto-propaganda para seu lançamento, ninguém menos que Pelé, o rei do futebol. O eterno camisa 10, em uma moto nota dez!
E, falando em dez, esta CG 160 2025 é exatamente a 10ª geração do modelo, cujos detalhes você conferiu na primeira parte desta série especial CG. Abaixo, saiba como a Honda CG evoluiu a cada geração:
1ª geração – 1976 a 1982
A primeira atualização foi em 1978, na suspensão dianteira, que passou a ter molas internas. Nesse mesmo ano, surge a ML 125, uma CG com freio a disco mecânico na dianteira e acabamento mais luxuoso. Em 1979, nasce a Turuna, esportiva mais potente derivada da CG, mas equipada com motor OHC em vez do motor OHV. Em 1981, surge a CG 125 a álcool, pioneira mundial no uso do combustível vegetal, que, de quebra, trazia um exclusivo câmbio de cinco marchas.
2ª geração – 1983 a 1988
O sistema elétrico passa a ser de 12 V, e mudanças no carburador, com sistema Ecco, marcam a CG 125 1983, assim como o tanque que perdeu as formas arredondadas da CG pioneira. Dois anos depois, em 1985, chega o câmbio de cinco marchas na CG. Em 1988, nasce a CG Cargo, para uso profissional.
3ª geração – 1989 a 1993
Surge a CG Today, em 1989, com novo visual, painel inédito e chassi reforçado. A safra 1991 é marcada pela chegada do CDI, acompanhado de muitas melhorias no motor e no chassi, que trouxeram maior potência e robustez.
4ª geração – 1994 a 1999
Chega a CG 125 Titan, que estreou um novo design e melhorias técnicas nos freios e embreagem.
5ª geração – 2000 a 2002
A partida elétrica e o freio a disco dianteiro em algumas versões da CG marcaram esta geração.
6ª geração – 2004 a 2009
Estreia o motor OHC 150 cc, mais potente e econômico. Na ciclística, chassi mais reforçado e suspensões de maior curso. Em 2005, surge a CG 125 Fan, com motor OHV, de preço mais acessível.
7ª geração – 2009 a 2013
O sistema de injeção PGM-FI estreia nas CG, com uma versão que pode usar tanto etanol como gasolina, a CG 150 Mix.
8ª geração – 2013 a 2015
As Honda CG se multiplicam, com versões CG 125 Fan KS, CG 125 Fan ES e CG 125 Fan ESD, 150 Fan (ESDi) e 150 Titan (ESD/EX). Surge um novo chassi, mais resistente e leve, de aço estampado. A garantia passa a ser de três anos. A Cargo traz duas versões: 125 e 150 Flex.
9ª geração – 2015 a 2024
Novo motor de 160 cc e sistema de freios CBS são adotados nas quatro versões da CG: Start, Fan, Titan e Cargo.
E mais: a Honda CG, desde sua primeira versão, acompanhou as tendências estéticas da época, assim como foram muitas as séries especiais em homenagem a momentos especiais, como a versão dourada “5 milhões” de 2003, a versão verde e amarela homenageando a Copa do Mundo em 2014 e outras que se tornaram verdadeiros objetos de coleção. Enfim, uma moto que anda de mãos dadas com a história dos brasileiros!
Motocicleta Honda CG 125 1981 a Alcool Preta e Vermelha
Motocicleta Honda CG 125 Vermelha Rei Pelé
Honda CG 150 Titan Laranja e Preto
Motocicleta Honda CG 150 Vermelha e Preta
8ª geração da moto Honda CG 150 2013
1ª geração da motocicleta Honda CG 125 1976 Laranja
Propaganda Antiga da Honda sobre Nova Cg 125
4ª geração da motocicleta Honda CG 125 Titan 1994 Azul
5ª geração da motocicleta Honda CG 125 Titan 2001
2ª geração da motocicleta Honda CG 125 1983 Vermelha
6ª geração da motocicleta Honda CG 125 Fan 2006 Preta
3ª geração da motocicleta Honda CG 125 Today 1989