As motos clássicas da Honda têm muita história para contar, com direito à curiosidades e momentos nostálgicos que te levarão em uma viagem no tempo. Afinal nossas motos antigas são únicas e dão vida aos novos modelos da Honda.
Pouca gente sabe que a 1ª moto aventureira da Honda nasceu quase por acaso, no começo dos anos 1960, quando um revendedor da marca localizado na cidade de Boise, capital do estado norte-americano de Idaho, resolveu modificar uma Honda Super Cub 50 para poder sair para caçar e pescar nos finais de semana. Substituiu os pneus por outros com cravos, arrancou o paralama dianteiro e trocou a coroa por outra maior, para ter mais força em vez de velocidade.
A pequena moto logo chamou a atenção dos amigos de pescaria e caçadas, que naquela região dos EUA não faltam. A Honda Super Cub modificada virou o objeto do desejo de muitos já que, ao contrário das motos maiores pensadas para rodar na terra, na época chamadas de “scramblers”, era leve e fácil de ser pilotada. Logo a notícia alcançou os ouvidos de executivos da American Honda e, claro, dos projetistas japoneses, e em menos de um ano chegaria às revendas dos Estados Unidos a Honda Trail 50, a primeira de uma série que, em seguida, ficaria conhecida pela sigla CT.
O sucesso do modelo o fez evoluir, ganhar inúmeros aperfeiçoamentos e motor mais potente. Enquanto a primeira versão contava com um rústico sistema com duas coroas na roda traseira - que exigia passar a corrente para uma ou outra dependendo da utilização -, o modelo sucessivo – batizado de Honda CT 200 ou simplesmente Honda Trail 90 – trazia o sistema Posi-Torque, no qual bastava girar um pequeno parafuso para alterar a transmissão final. Suspensão telescópica, guidão mais largo (que podia ser dobrado para facilitar o transporte) e até mesmo um tanque suplementar na lateral traseira, no melhor estilo jipe, completavam a evolução da maquininha.
No Brasil a Honda CT 90 chegou no comecinho dos anos 1970, praticamente junto com a instalação da Honda no Brasil como importadora. Logo se tornou objeto do desejo, não entre caçadores e pescadores como nos EUA, mas entre um público mais amplo, que ia desde a garotada com vontade de novidade aos donos de propriedades rurais, sítios e chácaras, que viram no modelo algo fácil, prático e robusto para uso longe do asfalto.
Na história do modelo no Brasil houve até um episódio “trágico”: a FAB (Força Aérea Brasileira) solicitou à Honda do Brasil o empréstimo de uma unidade da CT 90 para testes, a ideia era lançar o modelo de aviões para ser veículo de apoio de tropas de paraquedistas em localidades remotas. Certamente a moto Honda CT 90 teria sido um veículo perfeito para a função, mas no teste o paraquedas não abriu, resultando em perda total da pequena moto, que ao que consta ficou fincada no terreno tamanho foi o impacto.
Observação: nas fotos o exemplar cor de laranja é uma CT 90 pertencente ao Honda Collection Hall da Concessionária Remaza de São Paulo/SP, que teve seu motor original substituído pelo motor de uma Honda Biz 110, praticamente idêntico ao original. A versão amarela é a pioneira Honda Trail 50, pertencente ao acervo do Honda Collection Hall de Motegi, no Japão.
Honda CT 90 exposta no Honda Collection Hall da Concessionária Remaza de São Paulo (SP)
Detalhe do motor da CT 90
Painel da Honda CT 90 na cor laranja
Honda CT 90
Moto Honda CT 90 Trail
Moto Honda Trail 50
Folheto com informações da moto Honda Trail 50