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Honda Titan: décadas de constante evolução

Clássicos

As motos clássicas da Honda têm muita história para contar, com direito à curiosidades e momentos nostálgicos que te levarão em uma viagem no tempo. Afinal nossas motos antigas são únicas e dão vida aos novos modelos da Honda.

Honda Titan: décadas de constante evolução

Clássicos 30/03/2022
Piloto em Moto Honda CG 160 Titan na Cidade

Moto Titan, esse é o nome! A mais popular, a mais desejada, a mais... mais! Desde 1994 nas paradas de (grande!) sucesso em todo o Brasil, ela é mais “top” entre todas as Honda CG, uma queridinha dos brasileiros.

Em setembro de 1994 a CG Titan começou a ser produzida com motor 125 cc. Agora, em sua sexta geração, a CG Titan conta, desde 2015, com o potente e econômico motor 160 cc, que substituiu o motor de 150 cc incorporado ao modelo em 2004. Aliás, durante quatro anos – 2004, 2005, 2006 e 2007 – a CG Titan esteve disponível com duas motorizações, de 125 e 150cc.

No arco das quase três décadas de sua história não houve outra moto que tenha feito tanto sucesso. Nada menos do que 6.320.396 CG Titan saíram da linha de produção da fábrica de Manaus entre setembro de 1994 até o final de dezembro de 2021, e destes mais de seis milhões de Titan produzidas, 42,5% levaram o motor 125, 49,7% o 150 e 7,8% o atual 160.

Ainda no começo dos anos 2000 as Titan ganharam versões: a KS (partida a pedal e freio dianteiro por tambor), ES (partida elétrica, freio por tambor) e a KSE (partida a pedal e elétrica com freio a disco na dianteira).

A escalada da Titan em termos de opções ganhou ainda mais diversificação com os modelos comemorativos, as cobiçadíssimas SE – Special Edition. A dourada, em homenagem aos 5 milhões de unidades de CG produzidas, ou a laranja, alusiva aos 35 anos da Honda no Brasil, lançada em 2006, são bons exemplos.

Também em termos de progresso técnico a Honda CG Titan não deixou a desejar no decorrer de sua trajetória. Além de evolução da capacidade cúbica do motor houve também a introdução do sistema de alimentação por injeção eletrônica PGM-FI, que aposentou o carburador, no finalzinho de 2008, dando a possibilidade de abastecê-la tanto com gasolina como com álcool, resultando nos modelos Mix e Flex.

Itens como o chassi, que passou de tubular a estampado, suspensões mais eficazes e robustas e a frenagem CBS – Combined Brake System, introduzida na metade de 2014, denunciam o constante cuidado da Honda com o modelo, com destaque para a significativa evolução trazida pela chegada do motor de 160 cc, que entrou em produção em agosto de 2015.

Em sua mais recente versão, apresentada em meados de 2021, a CG 160 Titan foi alvo de uma bem sucedida modernização estética que mirou na carenagem de farol, rabeta e aletas laterais do tanque. Na técnica, a novidade veio no pneu traseiro, mais largo.

Como se vê, a Titan no decorrer de sua história evoluiu muito, porém nunca se distanciou das qualidades típicas de todas as CG – robustez, economia e alto valor de revenda. A Titan não é apenas a versão mais sofisticada da CG, mas sim o símbolo máximo da evolução do modelo, o “cartão de visitas” do modelo, que soube como poucos interpretar as necessidades dos clientes e atender seus anseios. Vida longa à CG Titan!