Para você que busca o prazer a bordo de uma motocicleta, com o melhor desempenho e performance sobre duas rodas, a Honda oferece os melhores conteúdos com dicas de segurança, economia e pilotagem de motos. Saiba tudo sobre o assunto e aplique seus conhecimentos na prática.
Boas ideias nunca envelhecem, e foi exatamente por isso que a Honda decidiu batizar sua nova bigtrail, a XL750, com um nome de sucesso do passado: Transalp! A sede de aventura está em alta, e uma moto para encarar terrenos de todo tipo com alta tecnologia é um conceito que faz sucesso atualmente, e que pode, sim, se espelhar em uma moto de décadas passadas. A Honda Transalp pioneira levou – e ainda leva! – motociclistas aos quatro cantos do planeta. A atual XL750 Transalp segue este mesmo espírito. Vamos ver?
Uma Transalp de verdade? A Moto Transalp pioneira pegou carona em um protótipo chamado NXR750V, que venceu o Rally Dakar quatro vezes consecutivas no final dos anos 1980. A característica principal daquele míssil do deserto era o motor em V, e foi esta opção tecnológica inspirou as Transalp pioneiras. A nova XL750 Transalp herda da antecessora a versatilidade que caracterizou esta família de motos, mas com uma atitude ainda mais off-road (roda 21” na dianteira...), sem deixar de lado características touring e de praticidade em uso urbano.
E o motor da Transalp atual Vs. o motor da antiga?O motor da primeira Transalp lançada no Brasil, a Honda XL 700V, era um motor V2 com 680 cc, 60 cv de potência e 6,12 kgf.m de torque. Ficou famoso por sua robustez, mas a comparação com o novo bicilíndro paralelo de 755 cc revela que a tecnologia atual é superior, – 69,3 cv e 7,04 kgf.m –, que se beneficia do sistema de acelerador eletrônico Throttle By Wire (TBW) e dos diferentes Modos de Pilotagem, que variam o caráter do motor, item inexistente na época das Moto Transalp pioneiras, assim como o controle de tração. Ou seja, a modernidade do atual motor oferece mais economia, melhor padrão de uso e desempenho, com a mesma confiabilidade.
Ciclística da Transalp atual Vs. a ciclística da antiga?Ambas contam com chassi tipo Diamond construído com tubos de aço, no entanto a arquitetura do motor atual, um bicilindro paralelo, longitudinalmente menor, permitiu realizar um chassi da moto mais compacto, mais ágil. Outro item que evoluiu foram as suspensões, com destaque para suspensão dianteira Showa SFF-CA™ USD Ø 43 mm de 200 mm de curso, enquanto a XL 700V tinha uma suspensão dianteira convencional de Ø 41mm. Na frenagem, em vez de discos de Ø 256 mm, a XL750 traz um par de discos tipo Wave de Ø 310 mm.
Pilotagem: o que diferencia a XL750 Transalp das versões pioneiras?Décadas em termos de tecnologia separam as Transalp. Na prática, isso se traduz em uma pilotagem mais precisa sob qualquer condição de uso. O funcionamento global da Honda Transalp é mais homogêneo, dando ao seu piloto melhores sensações em todos os aspectos – estabilidade, maneabilidade, frenagem, aceleração –, o que oferece mais segurança e prazer. Embreagem assistida e deslizante, câmbio Honda e o capricho na ergonomia são outros itens que tornam o convívio com a nova Transalp um sonho.
A tecnologia a serviço da aventura?Sim! Ir do Oiapque ao Chui, ou de casa para o escritório tanto faz. Com a XL750 Transalp ambos roteiros terão como protagonista a alta tecnologia Honda. Escolha o Modo de Pilotagem mais adequado e sinta o poder do bicilíndro, que esbanja torque do motor e ao mesmo tempo poupa combustível e não maltrata o meio ambiente. E na hora da manutenção, a certeza de que o revestimento dos cilindros com Ni-SiC (Carboneto de Níquel-Silício) fez sua função, prolongando a vida útil do motor.
O que mais?A herança de sucesso da pioneira Transalp foi plenamente respeitada por sua sucessora. A nova XL750 mais do que merece o nome de prestígio e repetir o sucesso da antepassada. E o que dizer do estilo? Seja na versão em branco perolizado como na opção preto metálico, a maior novidade do ano do segmento das bigtrail atrairá olhares por todos os cantos do planeta, que por conta de suas capacidades de encarar qualquer distância, em qualquer tipo de caminho, ficou bem pequenininho...
Assento moto Honda Transalp
Guidão e Led Honda Transalp destacado
Moto Honda Transalp vista do lado direito
Motor Honda Transalp destacado
Painel moto Honda
Pilotos em duas motos Honda na estrada
Roda da frente moto Honda Transalp