Encontrar uma concessionária

Os 4 em linha Honda nos últimos 50 anos

Clássicos

As motos clássicas da Honda têm muita história para contar, com direito à curiosidades e momentos nostálgicos que te levarão em uma viagem no tempo. Afinal nossas motos antigas são únicas e dão vida aos novos modelos da Honda.

Os 4 em linha Honda nos últimos 50 anos

Clássicos 09/09/2019
Moto Honda CB 750F e moto Honda CB 1000R Neo Sports Café

Em 1968 a Honda CB 750 Four foi apresentada no Salão de Tóquio. Era a primeira motocicleta de produção em massa equipada com um motor de quatro cilindros em linha, uma inusitada joia tecnológica que serviu como verdadeiro divisor de águas da indústria motociclística mundial.
Não foi apenas pelo motor que a “Four” impressionou: ela também foi a primeira motocicleta a ser equipada de série com freio a disco e partida elétrica, e trazer ao mundo da alta cilindrada um perfeito equilíbrio entre design, performance e confiabilidade.
Pensada para o mercado norte-americano, a CB 750F acabou fazendo sucesso no mundo todo ajudada, inclusive, por um precinho camarada – cerca de 1.500 dólares (equivalentes a 10.500 dólares de hoje). Ela é considerada a primeira Superbike da era moderna e, através dela, a Honda deu início a uma nobre estirpe de motos Honda equipadas com motores quatro cilindros em linha. Vejamos a “linha do tempo” dos inesquecíveis modelos Honda equipados com motores quatro cilindros em linha...


1971 – Honda CB 500 Four
Menor e mais leve do que a CB 750F, a 500 Four chegou a ser, inclusive, a preferida de muitos motociclistas em função de ter maior agilidade do que a “Four” pioneira de 750cc.

1971_Honda_CB500_Four_1.jpg
1973 – Honda CB 350 Four
Ainda mais compacta e leve, a CB 350 Four marcou sua época pela brilhante performance e também por ser a motocicleta favorita do fundador da empresa, Soichiro Honda.

1973_Honda_CB350F_0.jpg

1975 – Honda CB 400 Four
A pequena CB 400 Four foi a primeira da estirpe dotada de motores 4 cilindros em linha a trazer o sistema de escape 4 em 1, além de ser também a pioneira do câmbio de seis marchas.

1975_Honda_CB400F.jpg
1979 – Honda CB 900F
Para marcar os dez anos de lançamento da CB 750F surgiu a versão de 900cc, primeira entre as quatro em linha Honda a contar com cabeçote de duplo comando de válvulas – DOHC.

1979_Honda-CB900F_1.jpeg
1981 – Honda CB 1100R
Vitoriosa nas pistas     em corridas de longa duração, a CB 1100R era o que viria a ser chamado posteriormente de uma “Racing Replica”. Radical, com esta monoposto de ampla carenagem nomes como Wayne Gardner e Ron Haslam venceram corridas.

1981_Honda_CB1100R_1.jpg
1992 – Honda CB 1000R “Big One”
Foi a pioneira da refrigeração líquida entre os quatro cilindros em linha Honda e pode ser considerada a 1ª naked da marca na era moderna.

1992_Honda_CB1000R_1.jpg
1996 – Honda CB 250F Hornet
A mãe de todas as Hornet. Com o pequeno motor 250 de quatro cilindros em linha, exclusivo para o mercado japonês, esta motocicleta lançou a base das Hornet de 600 e 900cc que viriam nos anos seguintes.

1996_Honda_CB250_Hornet_1.jpg
1998 – Honda CB 1300 Super Four
O maior quatro em linha jamais produzido até então equipou a imponente Super Four, onde “Super” não era apenas força de expressão...

1998_Honda_CB1300_1.jpg
2001 – Honda CB 900F Hornet
A primeira da família Hornet a ser dotada de alimentação por injeção eletrônica, com motor 918cc herdado da Fireblade.

2001_Honda_CB900_Hornet_0.jpg
2006 – Honda CB 1300 Super Bol D’Or
Linhas levemente retrô e nome que remetia a conquistas esportivas dos anos 1980 marcaram o modelo, que trazia frenagem ABS.

2006_Honda_CB1300S_1.jpg
2013 – Honda CB 1100 EX
A volta da refrigeração a ar em um modelo de visual retrô, mas com tudo de melhor da atual tecnologia. 

2013_Honda_CB1100EX_1.jpg
2019 – Honda CB 1000R Neo Sports Café
O mais recente “porta bandeira” da família quatro cilindros em linha. Inovadora na tecnologia e no design, a mais moderna naked da atualidade que reúne incomparáveis dotes de versatilidade, desempenho e maneabilidade. 

2019_Honda_CB1000R_1.jpg