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Honda Monkey: a minimoto pioneira

Clássicos

As motos clássicas da Honda têm muita história para contar, com direito à curiosidades e momentos nostálgicos que te levarão em uma viagem no tempo. Afinal nossas motos antigas são únicas e dão vida aos novos modelos da Honda.

Honda Monkey: a minimoto pioneira

Clássicos 19/06/2023
Minimoto Honda Monkey 1961

O sucesso da Honda como fabricante de motocicletas instantâneo e, como sabemos, se deveu não só a qualidade de suas motos como também à genialidade das soluções técnicas nelas empregadas.

Todavia, um terceiro fator muito contribuiu para tornar a Honda uma empresa mundialmente conhecida antes mesmo de completar dez anos de vida: a criatividade! Pensar “fora da caixinha” era uma qualidade de Soichiro Honda, o fundador, prática transmitida a todos seus funcionários.                  

Foi neste contexto inovador que surgiu a Honda Monkey, a primeira minimoto da marca, e que hoje é um verdadeiro ícone, objeto do desejo de múltiplas gerações que enxergaram no modelo todas as qualidades de uma genuína Honda em tamanho compacto.

A primeira Monkey nasceu para ser usada no parque de diversões “Tama Tech” criado pela Honda nas vizinhanças de Tokio, Japão. O complexo, criado no comecinho dos anos 1960, visava oferecer às famílias diversão e conhecimento sobre motos, motores e mobilidade. Fabricar uma minimoto para ser usada por crianças em circuito fechado, como em um carrossel que em vez de cavalinhos, tinha motos, foi o primeiro passo.

O encanto da pequena moto superou as expectativas, e logo ficou claro que era necessário dar a oportunidade aos marmanjos de também pilotarem a minimoto, que então ganhou sua 1ª versão de normal venda ao público: a CZ100, logo apelidada de Monkey – macaco em inglês – uma vez que adultos pareciam como macacos do circo ao guidão da novidade.

Chassi tubular de aço, sem suspensões, rodinhas de cinco polegadas com pneus balão e motor derivado da Super Cub C100, com câmbio de três marchas com embreagem semi-automática: esta receita simples logo ultrapassou as fronteiras do Japão, sendo vendida na Europa e, na sequência, nos Estados Unidos.

A febre “Monkey” se espalhou pelo planeta, e diversos modelos foram sucessivamente lançados, incorporando aperfeiçoamentos como suspensões, rodas maiores e detalhes como guidão dobrável para facilitar o transporte no porta-malas do carro. Porém, a essência original jamais se perdeu: simplicidade e facilidade de pilotagem.

Pode se dizer que foi a partir da Monkey que outras minimotos da Honda surgiram, tais como as Dax (vendidas nos anos 1970 no Brasil como Honda ST 70), as Gorilla, Motocompo, Groom e tantas outras, todas elas comprovando que o fascínio e genialidade sobre duas rodas não depende unicamente de motorizações extremas ou formas mirabolantes.