As motos clássicas da Honda têm muita história para contar, com direito à curiosidades e momentos nostálgicos que te levarão em uma viagem no tempo. Afinal nossas motos antigas são únicas e dão vida aos novos modelos da Honda.
O sucesso da Honda como fabricante de motocicletas instantâneo e, como sabemos, se deveu não só a qualidade de suas motos como também à genialidade das soluções técnicas nelas empregadas.
Todavia, um terceiro fator muito contribuiu para tornar a Honda uma empresa mundialmente conhecida antes mesmo de completar dez anos de vida: a criatividade! Pensar “fora da caixinha” era uma qualidade de Soichiro Honda, o fundador, prática transmitida a todos seus funcionários.
Foi neste contexto inovador que surgiu a Honda Monkey, a primeira minimoto da marca, e que hoje é um verdadeiro ícone, objeto do desejo de múltiplas gerações que enxergaram no modelo todas as qualidades de uma genuína Honda em tamanho compacto.
A primeira Monkey nasceu para ser usada no parque de diversões “Tama Tech” criado pela Honda nas vizinhanças de Tokio, Japão. O complexo, criado no comecinho dos anos 1960, visava oferecer às famílias diversão e conhecimento sobre motos, motores e mobilidade. Fabricar uma minimoto para ser usada por crianças em circuito fechado, como em um carrossel que em vez de cavalinhos, tinha motos, foi o primeiro passo.
O encanto da pequena moto superou as expectativas, e logo ficou claro que era necessário dar a oportunidade aos marmanjos de também pilotarem a minimoto, que então ganhou sua 1ª versão de normal venda ao público: a CZ100, logo apelidada de Monkey – macaco em inglês – uma vez que adultos pareciam como macacos do circo ao guidão da novidade.
Chassi tubular de aço, sem suspensões, rodinhas de cinco polegadas com pneus balão e motor derivado da Super Cub C100, com câmbio de três marchas com embreagem semi-automática: esta receita simples logo ultrapassou as fronteiras do Japão, sendo vendida na Europa e, na sequência, nos Estados Unidos.
A febre “Monkey” se espalhou pelo planeta, e diversos modelos foram sucessivamente lançados, incorporando aperfeiçoamentos como suspensões, rodas maiores e detalhes como guidão dobrável para facilitar o transporte no porta-malas do carro. Porém, a essência original jamais se perdeu: simplicidade e facilidade de pilotagem.
Pode se dizer que foi a partir da Monkey que outras minimotos da Honda surgiram, tais como as Dax (vendidas nos anos 1970 no Brasil como Honda ST 70), as Gorilla, Motocompo, Groom e tantas outras, todas elas comprovando que o fascínio e genialidade sobre duas rodas não depende unicamente de motorizações extremas ou formas mirabolantes.
Minimoto CZ100 Honda Monkey 1963 Lateral Direita
Minimoto CZ100 Honda Monkey 1963 Lateral Esquerda
Minimoto CZ100 Honda Monkey 1963
Parque de Minimotos