Para você que busca o prazer a bordo de uma motocicleta, com o melhor desempenho e performance sobre duas rodas, a Honda oferece os melhores conteúdos com dicas de segurança, economia e pilotagem de motos. Saiba tudo sobre o assunto e aplique seus conhecimentos na prática.
A Honda NC750X deriva de uma ideia apresentada pela primeira vez no EICMA – o salão de Milão, na Itália – de 2010. Tratava-se do Honda New Mid Concept, uma mistura de scooter com motocicleta que, como toda moto conceito, tinha como alvo testar a receptividade do público. A carenagem frontal lembrava a da VFR1200F, as rodas da moto eram rodas aro 17” e o motor, escondido pela carenagem da moto era um mistério, porém já se sabia que a transmissão seria DCT caso aquele belo meio-termo entre moto e scooter viesse a ser produzido um dia. E foi, como veremos a seguir...
Qual foi a Honda NC pioneira?No EICMA de 2011 a Honda apresentou a honda Integra scooter a versão de série da New Mid Concept mostrada um ano antes, e também a NC 700S, uma moto estradeira, e a crossover NC 700X. Todas elas compartilhavam da mesma ciclística, um chassi tubular de aço tipo Diamond com rodas aro 17” e mesmo motor, um inédito bicilindro motor OHC de 670 cc. As duas NC honda podiam ser escolhidas com câmbio convencional ou a DCT, enquanto a scooter integra apenas com honda DCT. No Brasil a NC 700X estreou em 2012, em versão com câmbio convencional.
Como foram recebidas as primeiras NC?A receptividade das NC700S honda, NC 700X e scooter Integra – e também de uma cruiser batizada de Honda CTX 700N – foi alta na Europa. Para além de ser uma ideia criativa a de criar uma “família” de modelos diferentes, compartilhando uma mesma base técnica, o mais importante – a funcionalidade – era total: o motor e a ciclística foram elogiados, e na prática essas motos/scooters ou scooters/motos abocanharam uma fatia de mercado até então menosprezada. Pessoas interessadas em um veículo econômico, eficiente, prático e, sobretudo, versátil.
Qual foi a evolução das NC?Cerca de dois anos depois do lançamento do Integra e das NC 700S, NC 700X e CTX 700N, em 2014, surgiu a Honda NM4 Vultus, uma derivação da Integra com design para lá de radical, parecendo ter saído de um Mangá. O motor 750, sempre com transmissão cambio DCT, logo foi adotado nas versões de motocicletas estradeira, resultando na NC 750S, e na crossover NC 750X, esta última lançada no Brasil em 2015.
Quando a NC 750X DCT chegou ao Brasil?No início de 2022 a Honda NC 750X foi alvo de uma profunda atualização, que atualizou o design e diversos aspectos técnicos. Porém, a maior evolução veio com a chegada da versão equipada com câmbio DCT ao Brasil montado na fábrica de Manaus, única unidade fabril da Honda a produzir tal componente fora do Japão. Assim, a Moto nc650 honda passou a ser oferecida tanto na versão com câmbio seis marchas como com o DCT.
Quais as diferenças entre a NC 750X MT e a NC 750X DCT 2026?Para além do tipo de câmbio, convencional na NC 750X MT e automatizado com dupla embreagem na NC 750X DCT, as diferenças entre estes modelos são ínfimas. A NC 750X MT pesa 10 kg a menos que a versão Honda DCT, e é 5 mm menor na distância entre-eixos. O desempenho de ambas é praticamente equivalente seja em termos de consumo, capacidade de aceleração, retomadas e velocidade máxima.
Honda Integra preta vermelha do lado direito
Honda NC prateada voltada para a direita.
Honda NC vermelha vista na lateral direita
Honda NM4 preta em terreno de terra